Revista de Imprensa, edição de 14 de julho de 2025
Primeiro expansão que atrasa com um grande título, face a dezembro de dois mil e vinte e quatro, o incumprimento no PROPRIV triplica para vinte e três mil milhões de cuanzas. O incumprimento das rendas fixas e variáveis dos ativos privatizados até a data, já representa, ou nesse caso o incumprimento, já representa quatro por cento do valor PROPRIV, sem contar com o SWAP da Puma Energia e Puma Angola. Empresas estão com dificuldades para honrar acordos, outras fazem fincapê ao IGAI para pagarem com créditos que não têm sobre o Estado.
Tem outros títulos aqui no expansão, equivalente a 0,7% do PIB, governo poupa até setecentos milhões de dólares em duas subidas de gasóleo. Vamos falar deste assunto.Primeiro trimestre de dois mil e vinte e cinco, malparado, encolhe duzentos e cinquenta milhões de dólares para um ponto oitocentos e cinquenta milhões de dólares.
Operações com multicação quase duplicam no primeiro semestre, valem cinquenta e nove por cento dos movimentos. Lá acima há outros pequenos títulos, como o PNUD em Angola, se não estamos a pagar impostos, não podemos pedir serviços. África, William Ruto anuncia a venda de Kenia Pipeline através do IPO.
Ah, e temos aqui, pois temos aqui o caderno, é grátis, né? Este caderno, este suplemento é grátis. E o conselho é de que nós, leitores, não percamos a revista do Primeiro Fórum de Transportes e Logística, também tem assuntos sobre os quais vamos nos debruçar aqui nesta análise de segunda-feira. Vamos ao novo jornal.
O novo jornal traz como grande título proposta do MPLA, a pensar numa república, proposta do MPLA sobre pacote legislativo, são propostas do MPLA sobre pacote legislativo, a construção de regimes autoritários, revela estudo da Friends of Angola, é uma pesquisa que refere que a posição do partido no poder tende a perpetuar a exclusão política e sublinha que a UNITA é mais transparente. Há outros títulos, ainda relativos à nossa política, política angolana, Bela Malakias acusada de incumprimento do acórdão do tribunal, isso tem tudo a ver com uma crise pela qual está a passar o partido humanista de Bela Malakias, com desertões, expulsões, enfim, com muitos membros a pedirem a demissão de Bela Malakias a presidente deste partido. Declarações foram prestadas em dois mil e vinte e lidas agora em tribunal.
Manuel Vicente nega envolvimento dos generais Dino e Copelipa nos negócios de financiamento com a China. É preciso aqui fazer referência de que, durante as sessões de julgamento, os generais Dino e Copelipa têm referido que foi Manuel Vicente que esteve a testa deste negócio com a China. Negócio com a China, entre aspas, não é? E Manuel Vicente, aqui são usados pronunciamentos de Manuel Vicente, feitos em dois mil e vinte, segundo os quais, ele nega o envolvimento dos generais Dino e Copelipa nos negócios de financiamento com a China.
Desporto, Baduna, ex-basquetbolista. Não sou nenhuma lenda e isso exigiria melhor tratamento. Baduna, um jovem que eu conheci, um jovem da minha infância, um grande jogador do basquetbol, da seleção nacional e também do Petro de Luanda.
Sociedade, saúde, programa de combate à desnutrição, recebe apenas 0,3% do orçamento destinado à saúde. Os números foram considerados preocupantes pelo Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Estão lidos os títulos, irmão Bartolomeu Milton.