Revista de Imprensa, edição de 07 de julho de 2025
Revista de imprensa. Os factos e protagonistas que fazem atualidade. (0:07) São anunciados aqui na Iglesia.
Ora viva, votos renovados. De muito bom dia a este estimado ouvinte da emissora católica de Angola. Quatro minutos passam da hora oito.
É momento de olharmos para as capas dos jornais publicados ao final de semana na capital do país. O Revista de Imprensa tem a coordenação da Exídio Tchiteculo, técnica de Anciona Júnior. Moderação de Esmeralda, Chiaca Direito.
Hoje contamos com as análises do comentador residente Albino Paquice. Vamos aqui dissecar as principais manchetes do país. Um olhar para as decisões políticas, mudanças estruturais e algumas tensões sociais que se vão registrando na sequência da alteração dos preços dos derivados do petróleo.
Começamos com a capa da expansão que se apresenta com a seguinte manchete. Em seis anos Movicello perde quase dois milhões de clientes na rede móvel. Angolanos gastam cem mil milhões de Kwanzas em apostas desportivas.
Relatório da Iniciativa de Transparência da Indústria Extrativa. Falta de transparência prejudica a avaliação da indústria extrativa angolana. Contas de 2024 apenas três saboradoras vão distribuir dividendos de nove mil milhões de Kwanzas.
E depois temos aqui na contracapa o editorial habitual de João Armando que é o diretor da expansão, hoje intitulado os cupapatas do poder. Seguimos enquanto isso com o novo jornal. Hoje propõe-nos os seguintes temas.
Novo jornal revela manifesto de pré-candidatura. Regina Ocarneiro quebra o silêncio e vai mesmo avançar. Dirigente do MPLA promete romper com a cultura do silêncio e da bajulação.
Você pode ler esta matéria na página 18 da edição 894 do novo jornal que traz também a outra manchete Gladys Balthazar, mãe de Maria Luemba. Jovem de 17 anos encontrada morta em casa com uma corda no pescoço e mãos atadas. A Maria não se matou disso, disso tenho certeza.
(3:12) É de resto um exclusivo que o novo jornal traz. Mutamba, antigo sino Miramar vendido aos clientes. Contornos do negócio ainda não desvendados.
Infraestrutura, atualmente um estaleiro poderá ser transformada em espaço residencial de apoio à embaixada da China. Sociedade, insuficiência renal afasta amigos e muda a rotina de doentes em Malanje. Conflito, Bela Malakias abraça a corda do Tribunal Constitucional e convoca encontro de reconciliação.
Temos de resto aqui ainda o cartão de Sérgio Pizarra Intitulado notícia, eleições de 2027 terá número recorde de partidos. São estes alguns dos temas que devem então nortear a nossa conversa ao longo dos próximos 47 minutos sensivelmente de rádio aqui na emissora católica de Angola. Doutor Paquice, bom dia, bem-vindo.