Notícias às 7h, edição de 11 de Julho de 2022
MEMORIAL DR. ANTÓNIO AGOSTINHO NETO ACOLHE A PARTIR DE HOJE HOMENAGENS A JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS
TRIBUNAL CONSTITUCIONAL APROVA DEFINITIVAMENTE 8 FORMAÇÕES POLÍTICAS PARA AS ELEIÇÕES DE 24 DE AGOSTO
INTERNACIONAL
CYRIL RAMAPHOSA PEDE AÇÃO DA POLÍCIA APÓS TRAGÉDIAS NA ÁFRICA DO SUL
Jornal Síntese da MFM, segunda-feira 11 de julho 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.
JINGLE
O Memorial Dr. António Agostinho Neto, na Marginal de Luanda, estará aberto ao público a partir desta segunda-feira, para que os cidadãos possam homenagear o antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, falecido na última sexta-feira, em Barcelona, Espanha.
POR OUTRO LADO
O Chefe de Estado, João Lourenço, rende, hoje, a partir das 10 horas, homenagem à figura do ex-Presidente José Eduardo Santos, na Praça da República, adjacente ao Memorial António Agostinho, na nova Marginal de Luanda, com a abertura do livro de condolências.
A informação foi avançada a imprensa pelo Ministro da Administração do Território e porta-voz da Comissão Multissectorial para a Organização da Cerimónia Fúnebre de José Eduardo dos Santos Marcy Lopes.
MARCY LOPES – J07H11072022
Na sequência da morte do ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, o Executivo decretou, também, sete dias de Luto Nacional.
Durante este período, a Bandeira Nacional é colocada a meia-haste e ficam cancelados espetáculos e manifestações públicas. O período de Luto Nacional começou a vigorar desde às 00h00 de sábado.
PONTO
A Comissão Nacional Eleitoral determinou, na última semana, em Luanda, que para as eleições gerais do dia 24 de Agosto estarão disponíveis 13 mil e 238 Assembleias de voto, constituídas por 26 mil e 488 mesas.
De acordo com o porta-voz da instituição, Lucas Quilundo, deste número, funcionarão no país 13 mil e 212 Assembleias de Voto, 26 mil e 443 mesas e no exterior 26 Assembleias e 45 mesas de voto.
LUCAS QUILUNDO – J01309072022
As eleições deste ano, que terão pela primeira vez a participação dos angolanos na diáspora, são as quintas da história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.
PONTO CORRIDO
O Tribunal Constitucional já publicou as listas definitivas das formações politicas admitidas ao pleito eleitoral de 24 de Agosto, deste ano.
São, no total, oito as formações politicas autorizadas a concorrer às eleições gerais, nomeadamente, MPLA, UNITA, CASA-CE, PRS, FNLA, PHA, APN e P-njango.
As listas estão afixadas nas vitrinas daquela instituição judicial, e disponíveis na internet, podendo ser consultadas por todos os cidadãos.
Com este acto, o Tribunal Constitucional pode proceder o envio das listas definitivas à Comissão Nacional Eleitoral, para a produção dos Boletins de Voto.
-.-
Dez pessoas morreram e sete ficaram feridas em consequência da colisão entre dois veículos automóveis, no último sábado, na estrada nacional 250, no município do Bocoio, província de Benguela.
Segundo o director provincial do Trânsito e Segurança Rodoviária em Benguela, superintendente-chefe António Ngussi, o acidente ocorreu por volta das 16 horas, na localidade de Calossanga, envolvendo uma viatura que fazia serviço de táxi e uma pick-up conduzida por um cidadão de nacionalidade chinesa.
Segundo o oficial da PN, o impacto da colisão provocou um incêndio, tendo deixado as viaturas e vítimas carbonizadas, situação que pode retardar a identificação dos corpos, entretanto removidos para a morgue do hospital local.
Os feridos, alguns em estado grave, foram também transportados para o Hospital Municipal do Bocoio, onde recebem tratamento.
INTERNACIONAL
O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, instou as autoridades de segurança e as comunidades a cooperarem na detenção dos responsáveis pelos ataques armados em várias tabernas, no país, que provocaram pelo menos 21 mortos nas últimas 24 horas.
No comunicado, o chefe de Estado sul-africano lamentou a ocorrência dos incidentes, enviando condolências às famílias das vítimas e votos de rápida recuperação aos sobreviventes.
No Soweto, o maior município de Joanesburgo com cerca de dois milhões de habitantes, homens encapuçados armados atacaram na madrugada de domingo uma taberna disparando aleatoriamente com armas automáticas de alto calibre e pistolas de 9mm, provocando pelo menos 15 mortos e 9 feridos, entre 19 e 35 anos, segundo um novo balanço da polícia sul-africana.