Notícias às 7h, edição de 08 de Julho de 2022

GREVE NA ANGOLA-TELECOM NO DECIMO SEGUNDO DIA E SEM SOLUÇÃO A VISTA

 

PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGURA NOVO COMPLEXO DA REFINARIA DE LUANDA … – COM A MESMA O PAIS PODE POUPAR ATÉ 300 MILHÕES DE DÓLARES ANO

 

AN APROVA REGIME TRIBUTÁRIO ESPECIAL PARA CABINDA

 

INTERNACIONAL

 

FIM DA ERA BORIS: PRIMEIRO-MINISTRO ANUNCIA DEMISSÃO

 

 

Jornal Síntese da MFM, sexta-feira 08 de julho 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

 

JINGLE

 

Centenas de trabalhadores da Angola Telecom, empresa pública de telecomunicações e multimédia, estão em greve para reivindicar a melhoria de condições sociais, reclamadas desde 2012.

José Teixeira, delegado de Greve e membro do sindicato, disse em exclusivo a MFM, que a paralisação dos serviços já dura á 12 dia e sem solução a vista.

José Teixeira realçou que as reivindicações remontam ao ano de 2012, altura em que se registou uma greve e na sequência foi assinado “um pacto de estabilidade laboral”.

O Sindicalista apealou a sensibilidade do Conselho de Administração da Telecom para a solução do problema.

 

JOSE TEIXEIRA – J07H08072022

 

Centenas de trabalhadores da Angola Telecom, empresa pública de telecomunicações e multimédia, estão em greve para reivindicar melhoria de condições sociais, reclamadas desde 2012.

 

PONTO

 

A refinaria de Luanda passa agora a produzir quatro vezes mais do que a sua capacidade inicial. Avaliado em 235 milhões de dólares, o novo complexo da refinaria de Luanda, que foi inaugurado esta esta quinta-feira pelo Presidente da República, João Lourenço.

O Chefe de Estado, João Lourenço, acredita que o país poderá, nos próximos tempos, exportar derivados do petróleo, assim que as necessidades internas forem superadas, com a entrada em funcionamento de mais projectos de refinação.

 

JOÃO LOURENÇO – J07H0807202

 

O novo Complexo de Produção de Gasolina da Refinaria de Luanda, vai permitir a Angola poupar 300 milhões de dólares ano, por reduzir a importação de gasolina em 15%.

 

PONTO CORRIDO

 

O Parlamento aprovou, nesta quinta-feira, por unanimidade o Regime Tributário para a província de Cabinda, dando “luz verde” ao Presidente da República, João Lourenço, para a criação de medidas adicionais e tornar aquela região num Pólo atractivo de investimento estrangeiro.

Enviado com carácter de urgência, o diploma prevê, igualmente, a redução de impostos fiscais e a melhoria do ambiente de negócios.

-.-

A polícia nacional apelou, esta quinta-feira, à serenidade e urbanidade dos militantes e simpatizantes dos quatro partidos políticos que vão realizar os seus comícios no sábado, garantindo estar em prontidão para acautelar a segurança pública.

Além dos dois maiores partidos políticos, nomeadamente o MPLA e a UNITA, em Luanda, também a terceira força política, CASA-CE, e a FNLA convocaram comícios para mobilizar apoio para as eleições gerais marcadas para 24 de Agosto, ainda antes do arranque da campanha eleitoral.

Segundo o porta-voz do comando provincial de Luanda, Nestor Goubel, nada será descurado para garantir a segurança de todos durante a realização dos quatro actos políticos, marcados para diferentes municípios de Luanda.

 

INTERNACIONAL

 

Frustrado com a revolta de ministros e deputados, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, aceitou esta quinta-feira a demitir-se da liderança do partido Conservador, mantendo-se em funções até ser encontrado um sucessor.

“É doloroso não poder levar a cabo tantas ideias e projetos. Mas, como vimos em Westminster, o rebanho é poderoso e quando o rebanho se mexe, ele mexe-se, e na política ninguém é absolutamente indispensável”, afirmou num discurso à porta da residência oficial em Downing Street.

 

Data de Emissão: 08-07-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados