Notícias às 7h, edição de 19 de Julho de 2022
TEMPO DE ANTENA DOS PARTIDOS POLÍTICOS SERÁ DE 10 MINUTOS NA RADIO E CINCO MINUTOS NA TELEVISÃO
GOVERNO ANGOLANO VAI INVESTIR 2.2 BILIÕES DE KUANZAS PARA A PRODUÇÃO DE GRÃOS NO PAÍS
INTERNACIONAL
ONDA DE CALOR MATA MAIS DE 500 PESSOAS EM SETE DIAS EM ESPANHA
Jornal Síntese da MFM, terça-feira 19 de julho 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.
JINGLE
O Plenário da Comissão Nacional Eleitoral, reunido, nesta segunda-, analisou e aprovou o Uso e Tempo de Antena, Lista de Observadores Nacionais para as Eleições Gerais de 24 de Agosto, bem como procedeu a entrega do Mapeamento Definitivo aos Partidos Políticos e Coligações de Partidos Políticos concorrentes à Eleições Gerais.
A informação foi avançada a imprensa pelo porta-voz da CNE.
Lucas Quilundo, disse que cada partido político terá 10 minutos na radio e 5 minutos na televisão de tempo de antena.
LUCAS QUILUNDO – J07H19072022
Tempo de antena dos partidos políticos será de 10 minutos na radio e cinco minutos na televisão.
PONTO
Nos próximos cinco anos, o governo angolano espera investir 2.2 biliões de Kwanzas para a produção de grãos no país. Essa produção será feita em dois milhões de hectares, onde será esperada uma produção de 6 milhões de toneladas.
Essas projecções constam do Programa Nacional de Grãos aprovado hoje em reunião do Conselho de Ministros orientada pelo Presidente João Lourenço.
O programa que entra para a estratégia da autossuficiência alimentar e segurança alimentar vai privilegiar a região leste do país, segundo o Ministro da Economia Mário Caetano João.
MARIO CAETANO JOÃO – J07H19072022
Nos próximos cinco anos, o governo angolano espera investir 2.2 biliões de Kwanzas para a produção de grãos no país.
PONTO CORRIDO
Angola participa em Pretória, na África do Sul, na vigésima quarta reunião ordinária do Comité Ministerial do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança da SADC.
Segundo uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, a referida reunião visa, entre outros, alcançar o desenvolvimento económico, elevar o nível e a qualidade de vida das populações da África Austral e apoiar as camadas sociais mais vulneráveis, mediante a integração regional.
-.-
A Comissão Interministerial para a Reforma do Estado aprovou, nesta segunda-feira, a inserção num único documento, dos dados que actualmente constam do Livrete e do Título de Registo de Propriedade Automóvel, no âmbito da implementação do SIMPLIFICA 1.0.
De acordo com o Comunicado de Imprensa da reunião do órgão, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, o Título de Veículo Incorporado vai possibilitar a redução considerável do tempo e dos custos despendidos pelos utentes na obtenção dos dois documentos.
INTERNACIONAL
Mais de 500 pessoas morreram entre os dias 10 e 16 de julho devido às altas temperaturas que se fizeram sentir em Espanha, revela a agência de notícias espanhola EFE, que cita dados do Instituto de Saúde Carlos III.
A onda de calor durou nove dias – onde se registaram temperaturas máximas entre os 39 e os 45ºC.
-.-
Um tribunal canadiano autorizou a venda de dezenas de propriedades da Igreja Católica no Canadá, incluindo mais de uma dúzia de templos, para indemnizar vítimas de abusos sexuais e físicos cometidos durante décadas por religiosos católicos.
A aprovação da venda das propriedades da Igreja Católica na Terra Nova ocorre pouco antes do papa Francisco chegar ao Canadá em 24 de julho, para pedir desculpas aos indígenas canadianos pelos abusos que sofreram em internatos administrados por ordens religiosas católicas durante mais de um século.
FIM