Noticias ao almoço, edição de 26 de Agosto de 2022

MPLA vence eleições gerais com 51,07 porcento dos votos, UNITA conquista 44,05. “Camaradas elegem 124 deputados, “maninhos” ficam com 90.

CASA-CE não elege nenhum deputado e deixa parlamento, PHA estreia com dois.

Estados Unidos felicitam povo angolano pela participação nas eleições

Angola defronta hoje o Uganda na corrida ao mundial em basquetebol

Ponto

Sexta-feira 26 de Agosto. O Faustino Diogo edita as notícias, com técnica de Alexandre Campos e Emanuel Catilina. Apresenta o Pedro Fernandes.

Ponto

Boa tarde,

O MPLA venceu as eleições gerais com 51,07 porcento, seguido da UNITA com 44,05 dos votos, avançou ontem a noite a Comissão Nacional Eleitoral (CNE), quando estavam escrutinadas 97,3 porcento das mesas de voto.

De acordo com os resultados de ontem a CASA-CE não elege nenhum deputado e sai do parlamento. A APN e o P-Njango não entram no parlamento, que vai continuar a ter o MPLA como maioritário, seguido da UNITA, de acordo com os números apresentados pelo porta-voz da CNE Lucas Quilundo.

RD – LQuilundo 1

Os dados da última actualização dos resultados confirmam a derrota do MPLA, em Cabinda, Luanda, e Zaire.

Nas restantes províncias, os camaradas confirmaram o seu favoritismo e o Cunene foi a única localidade com victória total.

RD – LQuilundo 2

Porta-voz da CNE Lucas Quilundo, quando apresentava ontem a noite os últimos dados provisórias das eleições gerais que confirmam a victória do MPLA com 51,07 porcento, seguido da UNITA com 44,05 dos votos,   

Nas reações, o MPLA considera que manter maioria absoluta é bom.

RD – RFalção

Rui Falcão Pinto de Andrade, Secretário para informação do MPLA.

A vice-presidente da coligação, Cesinanda Xavier, considera que falta verdade eleitoral nos dados que foram tornados públicos.

RD-CXavier

Cesinanda Xavier vice-presidente da CASA-CE que contesta os resultados provisórios das eleições.

Já  o P-Njango, Partido Nacionalista para Justiça em Angola, liderado por Dinho Chingunji, que corre o risco de ser extinto,  aceita os resultados eleitorais apresentados pela CNE.

RD-DChingunji

Líder do Partido Nacionalista para Justiça em Angola, Dinho Chingunji.

E o vice-presidente PHA, Partido Humanista de Angola, Fernando Dinis, afirmou que as pessoas que votaram no seu partido, entenderam a mensagem que pretendia.

RD-FDinis

Vice-presidente do partido Humanista, Fernando Dinis, força politica que é até ao momento é a grande surpresa destas eleições gerais e vai estrear no parlamento.

Dos resultados apresentados realça a taxa de abstenção que está nos 54 porcento, número que segundo o coordenador do Observatório Político Social de Angola, Sérgio Calundungo, deve ser olhado com algum cuidado.

RD – SCalundungo 1

Olhando para os números gerais, Sérgio Calundungo entende que confirmam a tendência de polarização política e considera que os partidos políticos devem olhar para os recados deixados pelos cidadãos.

RD – SCalundungo 2

Coordenador do Observatório Político Social de Angola, Sérgio Calundungo, e os resultados provisórios das eleições gerais de 24 de Agosto que dão victória ao MPLA.

Os dados também apontam para uma eventual extinção da APN e P-Njango, caso sem mantenha esta tendência.

Estes partidos receberam financiamento público para a campanha eleitoral e adquiriram património, por isso, o jurista Sebastião 25 ajuda-nos a compreender como decorre a alegado processo de extinção.

RD – S25

Jurista Sebastião Vinte Cinco e a eventual extinção da APN  e P-Jango por não atingiram 0,5 por cento de votos no pleito de quarta-feira, com base nos resultados apresentados até agora pela CNE.

Publicidade

Os Estados Unidos felicitaram hoje o povo angolano pela ampla participação nas eleições gerais de Angola, destacando que esperam continuar a trabalhar em conjunto para uma “governação transparente e democrática”.

Esperamos que os resultados reflitam a voz de todos os angolanos. Estamos ansiosos para trabalhar juntos no caminho para uma governação transparente e democrática e por uma Angola mais segura, com mais segurança e próspera para todos”, realça hoje em comunicado o departamento de Estado dos Estados Unidos.

Na nota, o departamento sublinha que os Estados Unidos continuam a “trabalhar para fortalecer as democracias e promover o respeito pelos direitos humanos em Angola e em todo o mundo”.

O Tribunal Provincial de Luanda, condenou ontem, quatro cidadãos nacionais, a seis meses de prisão efectiva, por fraude eleitoral.

Os visados foram detidos por exercício de voto duplo, em diferentes assembleias de voto, na capital do país, durante o pleito realizado na, última quarta-feira, dia 24.

Durante o julgamento, dois dos réus reconheceram a fraude, afirmando terem votado por duas vezes.

E a missão de observadores internacionais volta a pronunciar-se hoje, sobre as quintas eleições gerais no nosso país.

Entretanto, o chefe da Missão de observadores Eleitorais da Rede dos Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa “ROJAE – CPLP” da ROJAE e CPLP, José Barreiros, declarou em conferência de imprensa realizada ontem em Luanda, que as eleições em Angola decorreram com normalidade, de acordo com as normas internacionais, e também nos termos  dos preceitos legais vigentes em Angola.

A constatação surge na sequência da observação feita em cerca de oitenta mesas e votos, contendo mais de 34 mil e duzentos eleitores, nas províncias do Bengo, Benguela, Cuanza Norte, Cuanza Sul e Luanda.

RD-Observadores ROJAE CPLP

José Barreiros, chefe da Missão de observadores Eleitorais da Rede dos Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa “ROJAE – CPLP”, que considera que as quintas eleições gerais em Angola, decorreram com normalidade, e de acordo com as normas internacionais.

O observador internacional, José Arnoult, considera que o pleito eleitoral correu na maior normalidade, com a participação da juventude de forma significativa, bem como a postura dos eleitores que demonstrou bastante maturidade, não havendo distúrbios eleitorais, representa um passo importante no aprofundamento da democracia.

RD-JArnault1

Observador internacional, José Arnault.

Dezenas de delegados de lista das formações políticas APN, FNLA, PRS e CASA-CE, em Luanda, reclamam o pagamento do trabalho prestado nas assembleias de voto durante as eleições gerais desta quarta-feira.

Os delegados dizem que lhes foi prometido que, nesta quinta-feira,26, seriam pagos os subsídios referentes ao trabalho que prestaram no dia da votação.

RD-Manifestante

Um dos jovens que ontem se manifestou junto a sede do partido APN na zona do Kinaxixi.

Quanto às reclamações sobre o pagamento dos delegados de lista da ANP, partido que corre o risco de ser extinto devido ao resultado que obteve ate agora, a organização política pede calma e promete pagar assim que poder.

RD-NMateus

Noé Mateus da APN

A polícia diz que teve de intervir para manter a ordem e tranquilidade públicas, como confirma o comissário Orlando Bernardo.

O oficial comissário da polícia nacional apela aos partidos políticos a honrarem os seus compromissos, com os delegados de lista.

….

RD-OBernardo

Comissário Orlando Bernardo porta-voz do posto de comando da polícia nacional para o asseguramento das eleições gerais de 2022.

Ponto

No desporto,

A seleção nacional de basquetebol sénior masculino defronta hoje, a partir das 16 horas, o Uganda em partida a contar para a primeira jornada do grupo E da penúltima janela de qualificação para o mundial da modalidade.

Angola volta a entrar em quadra amanhã a partir das 13 horas quando defrontar cabo Verde

Ponto

Da Actualidade Internacional,

Três homens armados mataram um membro de uma milícia e incendiaram 30 casas, no distrito de Muidumbe, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, revelaram hoje várias fontes locais.

Segundo relatos de testemunhas, estes actos foram realizados por três homens encapuzados, que se presume que sejam terroristas.

O ataque aconteceu na comunidade de Nova Família, no sul do distrito de Muidumbe.

O antigo Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva declarou, em entrevista ao Jornal Nacional, que se for novamente eleito vai trabalhar para pacificar o Brasil e dar liberdade à polícia para investigar denúncias.

Lula da Silva defendeu que a polarização que divide o Brasil é saudável quando se mantêm no campo das ideias e não no do “estímulo ao ódio,

Questionado sobre casos de corrupção ocorridos nos governos do Partido dos Trabalhadores (PT), liderados por si, (Lula) e pela antiga Presidente Dilma Rousseff, o candidato lembrou vários mecanismos de combate à corrupção criados naquele período, sublinhou que vai continuar a criar mecanismos para investigar qualquer delito que aconteça na máquina pública brasileira.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, aprovou um plano de ação para as Forças Armadas norte-americanas, que pretende limitar ao máximo os danos contra civis durante operações militares.

A proteção dos civis é uma prioridade estratégica e um imperativo moral”, salientou Lloyd Austin na sua explicação sobre o Plano de Ação para Resposta e Mitigação de Danos a Civis (CHMR, na sigla em inglês), citado pelo The New York Times.

O relatório de 46 páginas, que se divide em onze grandes objetivos, apresenta um regulamento interno que passa por todos os níveis do Departamento de Defesa e das Forças Armadas dos Estados Unidos, incutindo a necessidade de levar em conta a possível presença de civis em cada uma das operações que sejam planeadas.

Ponto

 

 

 

 

 

Data de Emissão: 26-08-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados