Noticias ao almoço, edição de 25 de Agosto de 2022

MPLA vence eleições gerais de ontem, UNITA mantém-se como segunda força política e PRS pode ascender a terceira posição.

Nos círculos provinciais, UNITA conquista Luanda e Benguela mantém mantém-se o MPLA.

União Africana e OMS pedem medidas urgentes contra a tuberculose

Ponto

Quinta-feira 25 de Agosto. O Faustino Diogo edita as notícias, com técnica de Galacio Santana e Ricardo Dias. Apresenta o Pedro Fernandes.

Ponto

O MPLA venceu as eleições gerais realizadas ontem, com base nos dados provisórios avançados hoje pela Comissão Nacional Eleitoral, quando estão contados 86,41 porcento do total dos votos.

Olhando para estes números e com a percentagem de votos já contados pouca alteração haverá nos resultados definitivos quando forem divulgados pela CNE.

De acordo com a CNE, dos 86,41 porcento dos votos já escortinados, o MPLA obteve 52,8 porcento dos votos e a UNITA teve 42,98 porcento.

RD – LQuilundo 1

O porta-voz da CNE Lucas Quilundo que apresentou também os dados dos círculos provinciais, onde o MPLA também lidera, com excepção das províncias de Luanda e Zaire, que a UNITA segue na frente.

RD – LQuilundo 2

….

Porta-voz da CNE Lucas Quilundo quando apresentava hoje os dados provisórios das eleições de ontem, que apontam o MPLA como vencedor com quase 53 porcento, quando estão contados 86,41 porcento do total dos votos.

Com estes dados, o MPLA conquista 79 lugares no parlamento, UNITA- 44, PRS e FNLA 2 deputados cada, PHA, CASA –CE e ANP, um deputado cada e o P-Njango não elege nenhum deputados.

Lembrar que esses dados são provisórios, apesar de que a eventual alteração será mínima.

E enquanto se espera pela divulgação dos resultados finais das eleições de ontem, vários analistas políticos ouvidos pela Comercial, avançam já com as prioridades do próximo executivo.

José Octávio Van-Dúnem, considera que questões sociais como o emprego, boa governação, ou saúde, estarão na linha da frente das futuras políticas públicas.

RD – Octávio Van-Dúnem

Ó sociólogo Octávio Van-Dúnem e as prioridades do futuro governo nos próximos cinco anos. E, Sérgio Calundungo, elege a consolidação do processo democrático e o espírito de reconciliação nacional, como prioritárias para o próximo governo.

RD – Sérgio Calundungo

O entendimento do analista político Sérgio Calundungo, ouvido pela LAC sobre as prioridades do governo para os próximos cinco anos de legislatura.

Publicidade

A Directora Nacional para as Políticas Familiares, Igualdade e Equidade de Género do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, considera que a igualdade de género constitui uma prioridade do executivo tendo em conta os compromissos assumidos internacionalmente em prol dos direitos humanos.

Quem esteve em conversa com Santa Ernesto é o Jornalista da LAC, Manuel Augusto.

Peça-MAugusto

Jornalista da LAC, Manuel Augusto.

Ponto

Do desporto,

A selecção nacional de basquetebol realiza esta noite um treino de adaptação ao pavilhão dos desportos de Treichville, Abdjan, onde a partir de amanhã começam os jogos da penúltima janela de qualificação da zona africana, grupo E, para o mundial da modalidade do próximo ano.

A nossa seleção vai defrontar o Uganda que tem menos um ponto que os angolanos, num grupo que é liderado pela Costa do Marfim e Cabo Verde.

 …

Ponto

Na política internacional,

A União Africana (UA) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediram hoje “medidas urgentes” para combater a tuberculose em crianças em África, continente que acumula um terço dos casos desta doença em menores de 15 anos.

A epidemia de tuberculose em crianças na África tem ocorrido na sombra e tem sido amplamente ignorada até agora. Esperamos que este apelo galvanize a acção e garanta que nenhuma criança em África morra de uma doença que em muitas partes do mundo pertence agora ao passado”, disse Matshidiso Moeti, directora da OMS em África.

O Irão está a analisar a resposta dos Estados Unidos à proposta iraniana sobre o texto final apresentado pelo chefe da diplomacia da União Europeia, na tentativa de retomar o acordo nuclear de 2015, divulgou hoje este organismo.

Posso confirmar que recebemos a resposta dos Estados Unidos e a transmitimos ao Irão”, confirmou à Europa Press a porta-voz dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, Nabila Massrali.

O chefe da Agência Nacional de Polícia do Japão, Itaru Nakamura, apresentou a sua demissão, esta quinta-feira, dizendo responsabilizar-se pelo homicídio do antigo primeiro-ministro do país, Shinzo Abe, no mês passado.

O anúncio surge após um relatório daquele organismo ter apontado “falhas de segurança”, que permitiram que o atacante, Tetsuya Yamagami, de 41 anos, baleasse o ex-chefe do Governo durante um comício eleitoral em Nara, a 8 de Julho.

 

 

Data de Emissão: 25-08-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados