Noticias ao almoço, edição de 19 de Agosto de 2022
  • Major Pedro Lusaty diz que tinha mais de 60 milhões de dólares no apartamento e acusa a PGR de ter apresentado apenas 17 milhões.

    Ordem de Advogados repudia juiz por suspender defensores dos réus.

    TAAG volta a operar para Havana em Novembro.

    Morreu o jornalista Gustavo Costa.

    Pyonyang recusa oferta de apoio de Seul em troca de desarmamento

    Ponto

    Sexta-feira, 19 de Agosto. O Faustino Diogo edita as notícias, com técnica de Galacio santana e Ricardo Dias. Apresenta o Pedro Fernandes.

    Ponto

    Boa tarde,

    O jornalista Gustavo Costa morreu na madrugada desta sexta-feira, numa das unidades hospitalares, em Luanda, vítima de doença

    Nascido em 1959, Gustavo Costa iniciou-se no jornalismo na década de 1970, no “Jornal de Angola”. Passou pelo “JDM – Jornal Desportivo Militar”, os portugueses “Record” e “Expresso” e pontualmente na BBC.

    Antigo correspondente do Expresso, Gustavo Costa foi um destacado profissional pela maneira singular como tratava os vários assuntos que abordava.

    Fez parte da equipa que lançou o “Novo Jornal”, de que viria a ser director-adjunto e, depois, director.

    Ponto

    ….

    O major Pedro Lusaty, principal figura do denominado “caso Lusaty, admitiu ser proprietário de uma fortuna de mais de 60 milhões de dólares, valor que, afirma, estava guardado no seu apartamento, “invadido ilegalmente”.

    E acusou a Procuradoria-Geral da República de apenas apresentar como valor apreendido 17 dos 60 milhões de dólares.

    Lusaty começou a ser interrogado ontem, no julgamento que decorre no centro de convenções de Talatona, e ao Tribunal admitiu que é dono de muito dinheiro e de vários imóveis em Angola e em Portugal, mas que tudo é fruto do seu trabalho.

    O arguido nega ter beneficiado de dinheiro ilicitamente da Casa de Segurança do Presidente da República e assegura que está a ser julgado por inveja e perseguição de altas figuras.

    Este julgamento que recomeçou esta semana, está também marcado pela substituição, a pedido do juiz da causa, de 23 advogados de defesa e a nomeação de advogados oficiosos.

    Hoje, a Ordem dos Advogados de Angola, considerou que o juiz falhou ao suspende e nomear advogados oficiosos para os arguidos.

    O bastonário Luís Monteiro, que falava em conferência de imprensa, disse que a escolha de advogados é da responsabilidade dos arguidos, direito consagrado na Constituição da República.

    RD – LMonteiro 2

    Luís Monteiro disse também que casos de indisciplina que envolvem advogados a Ordem é que tem a responsabilidade de agir.

    RD – LMonteiro 1

    Bastonário da Ordem dos Advogados de Angola, Luís Monteiro.

    E o coordenador da comissão de prerrogativas da Ordem dos Advogados, Vicente Pongolola, disse que o juiz do caso Lusaty desrespeitou a relação advogados/constituintes.

    RD – VPongolola

    Coordenador da comissão de prerrogativas da Ordem dos Advogados de Angola, Vicente Pongolola.

    Ponto

    A transportadora aérea nacional anunciou que vai voltar a voar para a cidade de Havana, capital cubana, a partir de 8 de Novembro. Para além da retoma dos voos para Havana, a TAAG comunicou ainda o aumento das frequências para Madrid (Espanha), com um voo adicional (semanal) em resposta aos níveis cada vez maiores de procura e taxa de ocupação das aeronaves.

    A Empresa de Limpeza e saneamento de Luanda Elisal EP e seis cooperativas dos municípios do Cazenga, Cacuaco e de Kilamba Kiaxi assinaram ontem acordos de prestação de serviços.

    Nos termos dos documentos rubricados, as cooperativas irão limpar, capinar e recolher lixo dos passeios, bermas de estrada e pedonais da capital, trabalho que deveria começar já hoje, como a presidente do conselho de administração da ELISAL, Gonçalves Imperial.

    RD – GImperial

    Presidente do conselho de administração da ELISAL, Gonçalves Imperial.

    A abertura da primeira loja para a emissão do passe social, que estava prevista para hoje em Luanda, foi adiada, sem ser avançada uma nova data, adiando assim também a entrada em funcionamento deste mecanismo.

    O projecto de implementação do passe social, que será gerido pela Empresa Nacional de Bilhética Integrada-ENBI, vai iniciar com dois tipos de passes que contemplam benefícios sociais para estudantes, antigos combatentes e idosos.

    Segundo o administrador da ENBI, Pedro Pereira, o passe vai custar 12 mil kwanzas.  

    ….

    RD-PPereira 1

    A implementação destes passes sociais vai iniciar nos transportes rodoviários, ou seja, nos autocarros.

    RD-PPereira 2

    ….

    Pedro Pereira Administrador da Empresa Nacional de Bilhética Integrada-ENBI, que vai gerir o passe social, que deveria começar a funcionar hoje.

    Publicidade

    Em ritmo decrescente para a votação no dia 24 de Agosto, os partidos políticos preparam-se para o encerramento da campanha eleitoral.

    O MPLA vai fazer o seu último grande comício amanhã, aqui em Luanda, no Camama.

    Ontem, o candidato e cabeça de lista dos camaradas esteve em Benguela e acusou o seu principal adversário político, sem referir o seu nome, no caso Adalberto Costa Júnior, de estar a ser financiado a partir do exterior para defender uma agenda alheia aos interesses dos angolanos

    RD-JLourenço 2

    ….

    João Lourenço questionou a participação do cabeça de lista da UNITA nas eleições.

    RD-JLourenço 1

    A sociedade civil que contesta o seu partido não foi poupada por João Lourenço, que acusou de falsa sociedade civil.

    RD-JLourenço 3

    Candidato e cabeça de lista do MPLA, João Lourenço, quando falava ontem no acto de massas em Benguela.

    E nesta fase final de campanha eleitoral, a UNITA vai intensificar acção na “Angola profunda”.

    Repórter Carla Castelo Branco a partir dos Huambo.

    RD – CCBranco

    Repórter Carla Castelo Branco e a actividade da UNITA na província do Huambo, nesta fase final de campanha eleitoral.

    E plantão LAC acompanha de perto a campanha e trás, as incidências do debate desta manhã aqui na onda azul da cidade, com destaque para o culto ecuménico que acontece domingo, em prol das eleições.

    RD – Plantão

    Equipa LAC que acompanha de perto a campanha eleitoral que nos vai levar a votação na próxima quarta-feira.

    Ponto

    Na política internacional,

    A irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un rejeitou hoje uma oferta de ajuda económica da Coreia do Sul em troca da desnuclearização, proposta que apelidou de “cimeira de disparates”.

    O Presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, voltou a propor, esta semana, à Coreia do Norte um pacote de ajuda alimentar, energética e de infraestruturas, em troca do abandono do programa de armas nucleares norte-coreano.

    A oferta é uma “cimeira do absurdo”, reagiu Kim Yo-jong, irmã de Kim Jong-un.

    A polícia sul-africana deteve mais oito pessoas suspeitas de estarem entre os “instigadores” dos distúrbios que resultaram na morte de 350 pessoas em Julho do ano passado, o pior foco de violência desde o fim do apartheid.

    Segundo a porta-voz da Autoridade Nacional de Acusação (NPA), equivalente ao Ministério Público Natasha Ramkissoon-Kara as autoridades sul-africanas antecipam a detenção de mais pessoas enquanto decorrem as investigações da polícia às causas e organização dos violentos tumultos e saques na província de KwaZulu-Natal e em Joanesburgo, que matou mais de 350 pessoas.

     

     

Data de Emissão: 19-08-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados