Noticias ao almoço, edição de 18 de Agosto de 2022
  • João Lourenço anuncia financiamento de mais de quatrocentos e setenta milhões de euros, para a construção de infra estruturas integradas em Benguela.

    Passes sociais entram em vigor já amanhã, na capital do país.

    Dois adolescentes morrem na sequência de protestos na Guiné-Conacri.

    ONG Missing Children South Africa alertou sobre o aumento de  sequestros naquele país.

    Ponto

    Hoje é quinta-feira, dia 18 de Agosto de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de Galácio Santana e final de emissão de Ricardo Dias. Ao microfone estou eu, Pedro Fernandes.

    Ponto

    Boa Tarde,

    O Programa de Fortalecimento da resiliência da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN/Camões) está a desenvolver com a Universidade do Porto uma tabela de composição de alimentos da região sul do país, visando uma maior compreensão do seu valor nutricional e das receitas locais.

    Equipas conjuntas realizaram uma missão técnica de Março a Junho deste ano, às províncias as províncias da Huíla, Namibe e Cunene, para a elaboração da tabela e também para a criação de recursos educativos adaptados ao contexto local e formação de agentes da sociedade civil para a promoção da segurança alimentar e nutricional.

    Na perspectiva de reforço dos hábitos alimentares nas áreas em que se regista a seca os técnicos estão a trabalhar com cinco famílias de municípios da Huíla, faz-se de igual forma  reforço dos cuidados primários de saúde e estudos sobre os frutos silvestres da região.

    Ponto

    O passe social subsidiado, que vai permitir dinamizar as políticas sociais no sector dos transportes, entra em vigor à partir de amanhã.

    Segundo o executivo o passe vai permitir a facilidade e fluidez para o embarque de passageiros, bem como a existência de uma rede alargada de venda de bilhetes e tarifas eletrónicas, incluindo canais de venda online e centrais de atendimento ao cliente.

    O repórter LAC, Manuel Augusto tem mais dados sobre esta matéria.

    ….

    RD-MAugusto

    ….

    Repórter, LAC Manuel Augusto, passes sociais entram em vigor amanhã.

    Ponto

    Numa altura em que faltam seis dias para as eleições gerais, as várias forças políticas desdobram-se em acções para convencerem os eleitores de que os seus programas de governação para o próximo quinquénio são os mais adequados para o desenvolvimento nacional.

    O cabeça de lista do MPLA, João Lourenço presidiu hoje a um acto de massas nas imediações do Estádio da Ombaka em Benguela, em que anunciou que estão disponíveis mais de quatrocentos e setentra milhões de euros para a construção de infra- estruturas integradas no Lobito, Catumbela, Baía Farta e Benguela

    R.D.-João Lourenço2

    João Lourenço falou também do reforço da linha de distribuição de energia entre o Huambo e Benguela à partir da Barragem de Lumaúm.

    R.D.1-João Lourenço1

    João Lourenço o cabeça de lista do MPLA durante um acto de massas em Benguela.

    Ontem um grupo de juízes do Tribunal Constitucional e diplomatas e acreditados no nosso país, visitaram o Centro Nacional de Escrutínio da CNE para conhecerem o seu funcionamento.

    No termo da visita, o porta voz da CNE, Lucas Quilundo assegurou a imprensa que o Centro está pronto para fazer o tratamento e divulgação dos resultados eleitorais e afastou qualquer possibilidade de ocorrência de fraude.

    R.D.-Lucas Quilundo

    Porta-voz da CNE, Lucas Quilungo, que assegurou que o Centro Nacional de Escrutínio está pronto para tratar e divulgar os resultados eleitorais.

    Ainda sobre a campanha eleitoral vamos passar o sinal para a nossa correspondente na Huíla, Neusa Capelão que tem mais dados sobre a caça ao voto naquela província.

    R.D.-peça Neusa Capelão

    E o correspondente LAC no Huambo, Justino Leandro traz as últimas sobre a campanha eleitoral naquela região.

    R.D.-Justino Leandro

    E o plantão LAC deu hoje realce aos apelos feitos por certas forças políticas, aos eleitores para que permaneçam nas assembleias de voto, após o cumprimento do seu dever cívico.

    R.D.-Plantão LAC

    Foram os nossos colegas do Plantão LAC.

    Ponto

    A decisão da justiça espanhola em entregar o corpo do antigo presidente da República, José Eduardo dos Santos à Ana Paula dos Santos não põe fim ao processo, até porque Tchizé dos Santos já interpôs um recurso.

    O repórter LAC, Fortunato Cabina conversou com o jurista Catumbela de Sá sobre esta recente decisão judicia,l e sobre os possíveis desenvolvimentos deste processo.

    R.D.-peça Fortunato cabina

    Repórter LAC, Fortunato Cabina

    ….

    Ponto

    Da Actualidade Internacional,

    Pelo menos duas pessoas, ambos adolescentes, morreram hoje em protestos na capital da Guiné-Conacri contra a junta militar no poder desde o golpe de Estado de setembro de 2021, disseram familiares das vítimas.

    Os protestos decorreram em várias zonas do país, incluindo cidades e regiões rurais, noticiaram os ‘media’ locais.

    “Depois da morte do jovem Ibrahima Baldé, 19 anos, Alpha Oumar Barry, 16 anos, é a segunda vítima mortal deste dia de protestos”, noticiou o jornal local Guinee Matin, citando familiares dos mortos.

    Em Conacri, os manifestantes cortaram o trânsito em várias partes da cidade, o que provocou fortes confrontos com a polícia e o exército.

    As manifestações foram organizadas pela plataforma opositora Frente Nacional para a Defensa da Constituição (FNDC), uma organização que junta sociedade civil, sindicatos e partidos da oposição.

    A organização não-governamental (ONG) sul-africana Missing Children South Africa alertou hoje para o agravamento do crime de sequestro na África do Sul.

    Foi raptado ontem, um menino de origem paquistanesa de 6 anos, por seis suspeitos armados à porta de sua casa, saindo para escola num subúrbio da capital parlamentar sul-africana, na cidade do Cabo.

    Na óptica de Bianca van Aswegen, o aumento de sequestros para resgate e o tráfico de pessoas aumentaram no país desde o confinamento contra a covid-19, em 2020.

    Os sequestradores utilizaram um veículo de fuga com matrícula falsa, segundo a imprensa sul-africana que publicou imagens do carro.

    Não houve detenções até ao momento, desconhecendo-se o motivo do sequestro, porém, a caça aos raptores continua.

    A África do Sul tem uma das maiores taxas de criminalidade do mundo. Segundo as estatísticas da polícia, o número de sequestros mais do que duplicou no primeiro trimestre do ano face ao mesmo período do ano anterior, sendo Gauteng, KwaZulu-Natal, Cabo Ocidental, Mpumalanga, Cabo Oriental e Noroeste as províncias mais afetadas.

     

     

     

Data de Emissão: 18-08-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados