Noticias ao almoço, edição de 17 de Agosto de 2022

Especialista em saúde pública defende fim de teste pré embarque de Covid-19 

Chefes de Estado e de Governo analisam segurança e integração da SADC em Kinshasa.

FAF confirma troféu da Supertaça para o Sagrada

Estados Unidos gastam 68 milhões de dólares em trigo ucraniano para doar a países pobres

Ponto

Quarta-feira, 17 de Agosto. O Faustino Diogo edita as notícias, com técnica de Emanuel Catilina e Ricardo Dias. Apresenta o Pedro Fernandes.

Ponto

Boa tarde,

O especialista em saúde pública, Jeremias Agostinho, defendeu o fim da exigência de testes pré-embarque para quem pretende entrar no País.

Esta obrigação tem custado aos bolsos dos passageiros aproximadamente 70 dólares por pessoa, dependendo do país de partida.

O profissional de saúde reagia a um questionamento nosso devido a reclamações que cidadãos têm feito por causa destes testes, que estão a criar constrangimentos financeiros e não só a pessoas que foram de férias e por testarem positivo não conseguem regressar ao País, mesmo já não tendo qualquer recurso financeiro para permanecerem nos locais de férias. 

Jeremias Agostinho entende que a situação da covid-19 no país está controlada por isso, não se justifica a exigência dos testes pré e pós embarque.

RD – JAgostinho 1

Para o especialista em saúde pública este é o momento certo para as autoridades suspenderem a exigência destes testes, a semelhança do que está a acontecer em outros país.

RD – AAgostinho 2

Jeremias Agostinho defendeu a contínua aplicação das medidas de prevenção, como vacinação, lavagem de mãos e uso de máscaras quando necessário.

Mas nesta altura do ano os riscos de transmissão da Covid-19 são poucos.

RD – JAgostinho 3

Especialista em saúde pública, Jeremias Agostinho, que defende o fim da exigência de testes pré e pós embarque para quem pretende entrar no País.

Os Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), reúnem-se hoje, em Kinshasa, República Democrática do Congo, na quadragésima segunda cimeira, dedicada a industrialização, paz e segurança na região.

O ministro das Relações Exteriores, Téte António representa o Presidente da República João Lourenço, nesta cimeira. Falando a imprensa, o chefe da diplomacia angolana destacou a importância para Angola, do tema do encontro.

RD – TAntónio 1

Teté António disse ainda que um dos pontos altos da cimeira será a homenagem ao Presidente da República, António Agostinho Neto.

RD – TAntónio 2

Ministro das relações exteriores Téte António que hoje representa o Presidente da República na cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

O julgamento do denominado caso Lussaty prossegue no Centro de Convenções de Talotona depois de ontem terem sido lidas as acusações que pesam sobre os arguidos e para hoje estão previstas as contestações.

No entanto, o recomeço deste julgamento ficou marcado pela substituição de 23 advogados pelo foram substituídos por advogados oficiosos a pedido de juiz da causa, mediada que segundo o jurista Catumbela de Sá é inconstitucional.

RD – CSá 1

O também advogado, disse ainda que os magistrados e juristas devem se comprometer com o sistema de justiça, o que está a acontecer.

RD- CSá 2

Jurista Catumbela de Sá e medida do juiz do denominado caso Lussaty, que suspendeu 23 advogados dos arguidos e trocou-os por advogados oficiosos. 

Publicidade

A cinco dias para o fim da campanha eleitoral, o cabeça de lista do MPLA as eleições de 24 de Agosto vai a Benguela onde amanhã preside um comício no estádio nacional da Ombaka.

O líder da UNITA acerta o passo em Malange e o da FNLA está em Malange 

No Huambo, os cidadãos dão nota positiva ao desempenho dos partidos políticos nesta campanha.

Repórter Justino Leandro.

RD – JLeandro

Repórter Justino Leandro e campanha eleitoral na província do Huambo.

E o plantão LAC acompanha as incidências diárias deste processo eleitoral.

RD – Plantão

Equipa LAC que acompanha as incidências diárias deste processo eleitoral.

Ponto

Do desporto,

A Federação Angolana de Futebol (FAF) alterou mais uma vez o veredito da Supertaça 2021 em futebol, que já foi favorável inicialmente ao Sagrada Esperança, depois passou para o Petro e agora voltou a dar razão ao Sagrada Esperança da Lunda Norte, que assim conquista o trofeu devido a victória no jogo realizado entre as duas equipas.

Em Março deste ano, em Assembleia-Geral Ordinária, optou-se pela realização do segundo desafio, anulado pela direcção da federação, liderada por Artur de Almeida e Silva, alegadamente por ter sido tomada por um órgão sem tal competência, avança o Jornal de Angola na sua edição de hoje.

Antes desta nova decisão da FAF, o Sagrada Esperança já tinha comunicado que não iria disputar um segundo jogo. 

Na Europa, o Benfica defronta hoje o Dínamo de Kiev para a primeira mão da última eliminatória de acesso a fase de grupos da liga dos campeões europeus.

Ponto

Na política internacional,

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) anunciou a compra de trigo ucraniano no valor dezenas de milhões de dólares, para o programa da ONU de combate à fome nos países pobres.

Em comunicado, a administradora da USAID explicou que as 150 mil toneladas de trigo, que correspondem a 68 milhões de dólares, serão compradas e enviadas para países que sofrem de “fome severa e subnutrição” no Corno de África, uma área afectada por uma seca histórica.

Os cereais serão entregues aos países necessitados através do Programa Alimentar Mundial da ONU.

O Governo britânico foi avisado por um relatório interno que no Ruanda se registam “detenções arbitrárias, torturas e inclusive assassínios”, ainda antes de avançar com o plano de enviar requerentes de asilo para este país africano.

O relatório, sobre as condições do Ruanda, foi pedido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros a um funcionário interno, soube-se ontem durante uma audiência preliminar no Tribunal Superior de Londres, que deverá decidir se o programa de transferência de requerentes de asilo é legal.

O presidente sul-coreano disse hoje que o seu Governo não tem planos de entrar no caminho da dissuasão nuclear, na sequência do aumento das capacidades das armas nucleares da Coreia do Norte, que disparou hoje dois mísseis de cruzeiro.

Yoon Suk-yeol pediu a Pyongyang que retome as conversações e a diplomacia, destinadas a trocar as etapas da desnuclearização dos norte-coreanos por benefícios económicos.

 

  •  
Data de Emissão: 17-08-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados