Noticias ao almoço, edição de 15 de Agosto de 2022

A nove dias das eleições partidos políticos reforçam actividades de rua na busca ao voto.

Inflação volta a descer, para 21,40 porcento em Julho.

Criança de onze anos de idade morre no Kilamba Kiaxi na sequência de agressões físicas por parte dos pais.

Egipto conquista Afrobasket de sub-18, Angola fica na quarta posição.

Quénia conta votos pelo sexto dia com duelo acirrado entre candidatos

Ponto

Segunda-feira, 15 de Agosto. O Faustino Diogo edita as notícias, com técnica de Galaçio Santana e Emanuel Catilina. Apresenta o Pedro Fernandes.

Ponto

A Assembleia Nacional encerra hoje o quinto e último ano parlamentar da quarta legislatura.

Será apresentado um relatório de balanço das actividades realizadas durante a legislatura, estando o discurso de encerramento a cargo do presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

A próxima legislatura começa em Outubro, depois da constituição do novo Governo, formado em função dos resultados eleitorais de 24 de Agosto.

O ano legislativo abre com discurso do Presidente da República sobre o estado da nação.

A busca ao voto continua, quando faltam nove dias para o acto eleitoral.

No fim-de-semana, os líderes e candidatos as presidenciais dos dois principais partidos presidiram comícios fora de Luanda, na busca do maior número de eleitores possíveis.

O cabeça de lista do MPLA, João Lourenço, prometeu no Namibe a instalação de um Polo de desenvolvimento para rochas ornamentais.

RD – JLO 1

A produção de aço também será uma realidade na localidade.

RD – JLO 2

Candidato do MPLA a Presidente da República quando falava ontem no Namibe.

No Moxico, esteve o líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, que apelou a uma reconciliação nacional para o desenvolvimento do País.

RD –ACJúnior

Candidato da UNITA a Presidente da República, Adalberto Costa Júnior quando falava ontem no Moxico.

Na Huíla, os eleitores continuam a identificar as suas Assembleias de voto, como nos conta a repórter Neusa Capelão.

RD – NCapelão

Repórter Neusa Capelão.

E o plantão LAC, atrás a seguir a resumo do debate sobre a campanha do fim-de-semana.

RD – Plantão

Plantão LAC que acompanha de perto a campanha eleitoral

…  

Publicidade

A inflação voltou a descer, pelo sétimo mês consecutivo, fixando-se nos 21,40 porcento em Julho, o nível mais baixo desde Abril de 2020 e que corresponde a uma descida de 4,32 pontos percentuais em termos homólogos.

Segundo dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o Índice de Preços no Consumidor Nacional registou uma variação de 0,81 porcento de Junho a Julho de 2022, uma desaceleração de 0,03 pontos percentuais, em termos mensais.

A variação acumulada desde o início do ano atingiu os 9,38 porcento.

Em termos homólogos, a classe “Alimentação e bebidas não alcoólicas” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços com 0,36 pontos percentuais durante o mês de Julho, seguida a “Educação” com 0,08 pontos percentuais, “Bens e serviços diversos” com 0,07 pontos percentuais, “Vestuário e Calçado”, “Saúde” e “Mobiliário, Equipamento Doméstico e Manutenção” com 0,06 pontos percentuais cada.

O consultor Galvão Branco entende que esta descida da inflação resulta de medidas internas, que contribuem para a redução da importação de determinados produtos.

RD – GBranco 1

Galvão Branco disse também que dificilmente o País conseguirá baixar a inflação para um dígito e destacou a necessidade do aumenta da produção interna.

RD – GBranco 2

Consultor Galvão Branco.

Inflação voltou a descer, pelo sétimo mês consecutivo, fixando-se nos 21,40 porcento em Julho, o nível mais baixo desde Abril de 2020.

O julgamento do conhecido “caso Lussaty” é retomou hoje após ter sido suspenso por duas vezes, desde o seu arranque em Julho, por desentendimento entre o tribunal e os advogados dos arguidos.

O tribunal agendou para este dia a leitura da acusação e a audição do major Pedro Lussaty, mas tudo está a depender do entendimento entre os juízes e os advogados, caso ultrapassem os pontos das questões prévias, o braço de ferro deste julgamento.

Os juízes querem que sejam substituídos os advogados contratados pelos arguidos no processo e que os mesmos sejam defendidos por advogados oficiosos, mas os arguidos não querem.

Uma criança de onze anos de idade morreu em Luanda, na sequência de agressões por parte dos seus pais, revelou a porta- voz do Inac.

Rosalina Domingos fazia o balanço dos casos de desrespeito pelos direitos dos menores registados pela Linha SOS Criança, nos últimos sete dias.

RD-RDomingos1

Além dos dois casos de homicídio de menores, e abusos sexuais na última semana ocorreram também casos de trabalho infantil e bastante pesado, segundo reportou, a porta- voz do Inac.

RD-RDomingos 2

Rosalina Domingos, porta-voz do Inac sobre as ocorrências registadas nos últimos sete dias pela Linha SOS Criança.

Ponto

Do desporto

O Egipto conquistou, ontem o Afrobasket masculino sub-18, ao vencer o Madagáscar, por 81-54.

Angola perdeu a medalha de bronze para o Mali no jogo de terceiro e quarto lugar, com a derrota por 79-54.

Com este resultado, o Mali repete o lugar obtido em 2016, em Kigali, na mesma prova, enquanto Angola iguala a prestação de 2018 no país dos medalhados de bronze. 

Ponto

Os dois favoritos nas presidenciais de terça-feira no Quénia trocaram de posição nos resultados oficiais parciais divulgados ontem, mas mantêm apenas três pontos percentuais de diferença, deixando o país na expectativa, com apelos à calma e à união.

Segundo os números divulgados pela comissão eleitoral, quando estão contados os votos de quase metade das assembleias de voto, o vice-presidente cessante William Ruto ultrapassou o seu principal rival e conta agora com 51,25 porcento dos votos, contra 48,09 porcento para Raila Odinga, figura histórica da oposição, apoiado pelo Presidente cessante.

O Presidente sul-coreano anunciou hoje que vai oferecer um importante pacote de ajuda a Pyongyang em troca da desnuclearização, um tipo de oferta há muito desprezada pela Coreia do Norte.

Yoon Suk-yeol afirmou que a desnuclearização é “essencial” para uma paz duradoura na península e explicou que a oferta inclui alimentos e energia, mas também melhorias em infraestruturas tais como portos, aeroportos e hospitais.

O plano “irá melhorar significativamente a economia da Coreia do Norte e o nível de vida do seu povo, por fases, se o Norte deixar de desenvolver o seu programa nuclear e se envolver num genuíno e substancial processo de desnuclearização”, disse Yoon, num discurso que assinala o aniversário do fim do domínio colonial japonês em 1945.

Na semana passada, Pyongyang ameaçou “erradicar” funcionários sul-coreanos, acusando Seul de estar por trás do surto de covid-19 no país.

 

 

Data de Emissão: 15-08-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados