Noticias ao almoço, edição de 15 de Agosto de 2022
A nove dias das eleições partidos políticos reforçam actividades de rua na busca ao voto.
Inflação volta a descer, para 21,40 porcento em Julho.
Criança de onze anos de idade morre no Kilamba Kiaxi na sequência de agressões físicas por parte dos pais.
Egipto conquista Afrobasket de sub-18, Angola fica na quarta posição.
Quénia conta votos pelo sexto dia com duelo acirrado entre candidatos
…
Ponto
…
Segunda-feira, 15 de Agosto. O Faustino Diogo edita as notícias, com técnica de Galaçio Santana e Emanuel Catilina. Apresenta o Pedro Fernandes.
…
Ponto
A Assembleia Nacional encerra hoje o quinto e último ano parlamentar da quarta legislatura.
Será apresentado um relatório de balanço das actividades realizadas durante a legislatura, estando o discurso de encerramento a cargo do presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.
A próxima legislatura começa em Outubro, depois da constituição do novo Governo, formado em função dos resultados eleitorais de 24 de Agosto.
O ano legislativo abre com discurso do Presidente da República sobre o estado da nação.
…
A busca ao voto continua, quando faltam nove dias para o acto eleitoral.
No fim-de-semana, os líderes e candidatos as presidenciais dos dois principais partidos presidiram comícios fora de Luanda, na busca do maior número de eleitores possíveis.
O cabeça de lista do MPLA, João Lourenço, prometeu no Namibe a instalação de um Polo de desenvolvimento para rochas ornamentais.
…
RD – JLO 1
…
A produção de aço também será uma realidade na localidade.
…
RD – JLO 2
…
Candidato do MPLA a Presidente da República quando falava ontem no Namibe.
No Moxico, esteve o líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, que apelou a uma reconciliação nacional para o desenvolvimento do País.
…
RD –ACJúnior
…
Candidato da UNITA a Presidente da República, Adalberto Costa Júnior quando falava ontem no Moxico.
Na Huíla, os eleitores continuam a identificar as suas Assembleias de voto, como nos conta a repórter Neusa Capelão.
…
RD – NCapelão
…
Repórter Neusa Capelão.
E o plantão LAC, atrás a seguir a resumo do debate sobre a campanha do fim-de-semana.
…
RD – Plantão
…
Plantão LAC que acompanha de perto a campanha eleitoral
…
Publicidade
…
A inflação voltou a descer, pelo sétimo mês consecutivo, fixando-se nos 21,40 porcento em Julho, o nível mais baixo desde Abril de 2020 e que corresponde a uma descida de 4,32 pontos percentuais em termos homólogos.
Segundo dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o Índice de Preços no Consumidor Nacional registou uma variação de 0,81 porcento de Junho a Julho de 2022, uma desaceleração de 0,03 pontos percentuais, em termos mensais.
A variação acumulada desde o início do ano atingiu os 9,38 porcento.
Em termos homólogos, a classe “Alimentação e bebidas não alcoólicas” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços com 0,36 pontos percentuais durante o mês de Julho, seguida a “Educação” com 0,08 pontos percentuais, “Bens e serviços diversos” com 0,07 pontos percentuais, “Vestuário e Calçado”, “Saúde” e “Mobiliário, Equipamento Doméstico e Manutenção” com 0,06 pontos percentuais cada.
O consultor Galvão Branco entende que esta descida da inflação resulta de medidas internas, que contribuem para a redução da importação de determinados produtos.
…
RD – GBranco 1
…
Galvão Branco disse também que dificilmente o País conseguirá baixar a inflação para um dígito e destacou a necessidade do aumenta da produção interna.
…
RD – GBranco 2
…
Consultor Galvão Branco.
Inflação voltou a descer, pelo sétimo mês consecutivo, fixando-se nos 21,40 porcento em Julho, o nível mais baixo desde Abril de 2020.
…
O julgamento do conhecido “caso Lussaty” é retomou hoje após ter sido suspenso por duas vezes, desde o seu arranque em Julho, por desentendimento entre o tribunal e os advogados dos arguidos.
O tribunal agendou para este dia a leitura da acusação e a audição do major Pedro Lussaty, mas tudo está a depender do entendimento entre os juízes e os advogados, caso ultrapassem os pontos das questões prévias, o braço de ferro deste julgamento.
Os juízes querem que sejam substituídos os advogados contratados pelos arguidos no processo e que os mesmos sejam defendidos por advogados oficiosos, mas os arguidos não querem.
…
Uma criança de onze anos de idade morreu em Luanda, na sequência de agressões por parte dos seus pais, revelou a porta- voz do Inac.
Rosalina Domingos fazia o balanço dos casos de desrespeito pelos direitos dos menores registados pela Linha SOS Criança, nos últimos sete dias.
…
RD-RDomingos1
…
Além dos dois casos de homicídio de menores, e abusos sexuais na última semana ocorreram também casos de trabalho infantil e bastante pesado, segundo reportou, a porta- voz do Inac.
…
RD-RDomingos 2
…
Rosalina Domingos, porta-voz do Inac sobre as ocorrências registadas nos últimos sete dias pela Linha SOS Criança.
…
Ponto
…
Do desporto
O Egipto conquistou, ontem o Afrobasket masculino sub-18, ao vencer o Madagáscar, por 81-54.
Angola perdeu a medalha de bronze para o Mali no jogo de terceiro e quarto lugar, com a derrota por 79-54.
Com este resultado, o Mali repete o lugar obtido em 2016, em Kigali, na mesma prova, enquanto Angola iguala a prestação de 2018 no país dos medalhados de bronze.
…
Ponto
…
Os dois favoritos nas presidenciais de terça-feira no Quénia trocaram de posição nos resultados oficiais parciais divulgados ontem, mas mantêm apenas três pontos percentuais de diferença, deixando o país na expectativa, com apelos à calma e à união.
Segundo os números divulgados pela comissão eleitoral, quando estão contados os votos de quase metade das assembleias de voto, o vice-presidente cessante William Ruto ultrapassou o seu principal rival e conta agora com 51,25 porcento dos votos, contra 48,09 porcento para Raila Odinga, figura histórica da oposição, apoiado pelo Presidente cessante.
…
O Presidente sul-coreano anunciou hoje que vai oferecer um importante pacote de ajuda a Pyongyang em troca da desnuclearização, um tipo de oferta há muito desprezada pela Coreia do Norte.
Yoon Suk-yeol afirmou que a desnuclearização é “essencial” para uma paz duradoura na península e explicou que a oferta inclui alimentos e energia, mas também melhorias em infraestruturas tais como portos, aeroportos e hospitais.
O plano “irá melhorar significativamente a economia da Coreia do Norte e o nível de vida do seu povo, por fases, se o Norte deixar de desenvolver o seu programa nuclear e se envolver num genuíno e substancial processo de desnuclearização”, disse Yoon, num discurso que assinala o aniversário do fim do domínio colonial japonês em 1945.
Na semana passada, Pyongyang ameaçou “erradicar” funcionários sul-coreanos, acusando Seul de estar por trás do surto de covid-19 no país.
…