Notícias ao almoço, edição de 14 de Julho de 2022

25 mil casos de tuberculose registados durante o primeiro semestre deste ano; Taxa de abandono do tratamento reduz.

OPEP alerta que Angola pode não atingir quotas máximas de produção de petróleo.

Angola e Cabo-Verde defrontam-se nos quartos-de-final do CAN de Andebol.

Ucrânia corta relações diplomáticas com a Coreia do Norte.

Hoje é quinta-feira, dia 14 de Julho de 2022. Com técnica de, Galácio Santana e final de emissão de Emanuel Catilina. Edita e Apresenta, o Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa Tarde,

Vinte e cinco mil novos casos de Tuberculose foram registados, durante os primeiros seis meses deste ano.

Os dados foram avançados pelo coordenador do Programa Nacional de Controlo da doença, que reitera que esta é a terceira causa de morte em Angola.

RD-ADisadidi1

Ambrosio Disadidi, alerta ainda para as taxas de abandono do tratamento da tuberculose, que são preocupantes, apesar de sofrerem alguma redução.

RD-ADisadidi2

O responsável, esclarece que a tuberculose está presente em todo o território nacional, mas que em 2021, as províncias de Benguela, Namibe e Bengo foram as que mais casos da doença registaram.

RD-ADisadidi3

Coordenador do Programa Nacional de Controlo da tuberculose, Ambrosio Disadidi.

Mais de 25 mil casos da doença, foram registados durante o primeiro semestre deste ano.

Mais de 80 porcento das crianças com anemia falciforme, morre sem o devido diagnostico ou tratamento, revelou a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Maria do Rosário Bragança, esclareceu que mais de 300 mil crianças nascem com a doença em Africa, e que nem todos os países têm condições de implementar pesquisas genéticas para dar resposta a esta realidade.

RD-MRBragança3

A responsável, disse ainda que a investigação científica pode contribuir para o diagnóstico precoce, de uma serie de doenças que afectam a população angolana.

RD-MRBrangança2

Maria do Rosário Bragança, avançou que há 55 projectos de investigação científica em curso no país.

RD-MRBrangança1

Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, durante o segundo simpósio internacional sobre genética humana em Angola, que entra hoje no seu segundo dia.

A Organização dos Paises Exportadores de petróleo, considera que a Nigeria e Angola, os dois maiores produtores de petróleo da Africa Subsaariana, não consigam produzir o máximo permitido pelas quotas, pelo menos por mais um ano.

Em causa, segundo o ultimo relatório da OPEP sobre a produção petrolífera mundial, está o persistente sub-investimento e os problemas de manutenção.

O especialista em petróleo e gas, Patricio Quingongo, esta realidade vai traduzir-se em baixa arrecadação para o nosso país.

RD-PQuingongo1

Patricio Quingongo, revela que a Nigéria está a adoptar medidas para até Agosto, atingir as quotas propostas pela OPEP.

RD-PQuingongo2

Especialista em petróleo e gas, Patricio Quingongo, o ultimo relatório da OPEP sobre a produção petrolífera mundial, alerta que a Nigeria e Angola, os dois maiores produtores de petróleo da Africa Subsaariana, podem não conseguir produzir o máximo permitido pelas quotas, pelo menos por mais um ano.

Já é conhecido o posicionamento dos partidos políticos no Boletim de Voto das Eleições Gerais de 24 de Agosto.

Mais dados com o repórter LAC, Breno Ramos.

RD-PeçaBrenoRamos

Já está definido o posicionamento dos partidos políticos no Boletim de Voto das Eleições Gerais de 24 de Agosto e nos tempos de antena na rádio e televisão.

Ponto

Hoje é o sexto dia de Luto Nacional, decretado pela morte na ultima sexta-feira, do ex-presidente José Eduardo dos Santos.

Por todo o país continuam, as homenagens ao antigo chefe de Estado, e as honras pelo mundo também continuam.

Moçambique observa, partir das 0h00 desta quinta-feira, cinco dias de luto nacional em memória do ex-Presidente angolano.

O governo moçambicano aponta, em medida saída da primeira sessão ordinária do Conselho de Ministros, os laços históricos, de irmandade, amizade e de solidariedade mútua entre os povos, governos e os Estados moçambicano e angolano.

Por cá, a reportagem LAC, foi a Praça da Republica, onde os angolanos, prestam homenagens ao ex-presidente, e esperam que o corpo venha para a sua terra natal.

RD-OPJES

As vozes de cidadãos, que esperam que JES, seja enterrado em Angola.

O Advogado José Maiandi, sublinha que só com a vinda do corpo de José Eduardo dos Santos, para um enterro de Estado em Angola, será decretada uma tolerância de ponto.

RD-JMaiandi2

O advogado, reitera que o período de luto nacional em vigor, não justifica faltas laborais, de ninguém, com a excepção de parentes do ex-presidente.

RD-JMaiandi1

Advogado José Maiandi, e as implicações laborais deste período de luto nacional, pela morte de José Eduardo dos Santos.

Ponto

Do Desporto,

Angola venceu contra a RDC, por 32-31, em partida referente à última jornada do grupo D no CAN de andebol, disputado no Egipto.

Com este resultado, os angolanos confirmam a liderança do Grupo D, e garantem o apuramento que já era conhecido matematicamente.

Pela frente, terão o confronto com Cabo-verde, para os quartos de final.

Para o comentarista Albertino de Oliveira, Angola é a favorita.

RD-AOliveira

Comentarista Albertino de Oliveira.

Da Actualidade Internacional,

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou o corte de relações diplomáticas com a Coreia do Norte após Pyongyang reconhecer a independência das autoproclamadas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk.

Numa mensagem vídeo, Zelensky disse que o reconhecimento da Coreia do Norte da chamada “independência das áreas temporariamente ocupadas pela Rússia nas regiões de Donetsk e Lugansk no leste do país não requer sequer uma resposta, porque é muito óbvio para onde a Ucrânia se dirige e para onde os ocupantes se dirigem”.

A Coreia do Norte reconheceu na quarta-feira a independência das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia, juntando-se à Rússia e Síria, anunciou a embaixada norte-coreana em Moscovo.

A nota de reconhecimento foi entregue ao embaixador da Rússia em Pyongyang, disse um porta-voz da representação diplomática da Coreia do Norte em Moscovo à agência russa Interfax.

Tal como a Síria, a Coreia do Norte faz parte dos países que se têm recusado a criticar a Rússia e têm manifestado apoio a Moscovo na guerra com a Ucrânia.

O Governo de Cabo Verde procura acordos para reestruturação da dívida pública para garantir 5.000 milhões de euros de necessidades de investimento no país identificadas para os próximos dez anos, afirmou o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia.

É urgente e necessário abordar a conversão da dívida pública em investimentos estratégicos, mas também alinhada e ancorada a objetivos em matéria de proteção da natureza e do clima. Cabo Verde, enquanto um país insular, precisa cuidar, cada vez mais e melhor, do seu território. E é muito importante que, nesta abordagem de reestruturação da dívida pública, possamos também assumir compromissos em matéria da proteção da natureza e do clima”, afirmou Olavo Correia, que é também ministro das Finanças.

O governante revelou que se reuniu na quarta-feira com representantes do grupo norte-americano Potomac, empresa que se descreve “de consultoria financeira independente” e que “auxilia os governos” em assuntos relacionados com dívidas soberanas.

“Agência que tem prestado assistência técnica ao Governo de Cabo Verde no processo de identificação de acordos de reestruturação da dívida pública vinculados a garantias de desempenho para a natureza e clima”, assumiu Olavo Correia.

Ponto

Recapitular

Fecho

 

 

 

Data de Emissão: 14-07-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados