Noticias ao almoço, edição de 12 de Julho de 2022

Boa Tarde,

O resultado provisório da autópsia ao corpo de José Eduardo dos Santos não aponta para nenhuma irregularidade, contrariando as acusações feitas por alguns familiares.

Fonte oficial do Governo de Angola disse esta segunda-feira à SIC que o resultado é provisório e já foi comunicado à delegação do Governo angolano que está em Barcelona.

O resultado definitivo da autópsia só deverá ser conhecido daqui a dois ou três dias. Se se confirmar o mesmo resultado, da ausência de irregularidades, a mesma fonte informa que começam os preparativos para a retirada dos restos mortais do ex-Presidente de Angola, que serão transportados para Luanda.

A autópsia foi requerida por uma das filhas do antigo Presidente angolano, Tchizé dos Santos, por suspeitas das circunstâncias que levaram à morte do pai.

O exame foi feito em Barcelona, onde o ex-líder angolano morreu, e depois da autorização judicial recebida na sexta-feira. O avião do Governo angolano está em Barcelona e as autoridades espanholas estão a acompanhar todas as questões processuais e diplomáticas.

José Eduardo dos Santos morreu na passada sexta-feira, aos 79 anos, numa clínica em Barcelona, Espanha, após várias semanas de internamento. Em Angola, foram decretados sete dias de luto nacional e o Governo declarou que pretende fazer um funeral em Luanda, uma decisão a que se opõe Tchizé dos Santos.

O Jornalista, Pedro Fernandes, foi esta manhã a praça da Republica, no Memorial Agostinho Neto, onde prosseguem as homenagens ao ex-Chefe de Estado.

RD-PFernandes Directo…

Jornalista Pedro Fernandes, e o segundo dia de homenagens a JES, em Luanda.

Hoje a ex-secretaria geral da OMA, Luzia Inglês, tomou o Café da Manhã com José Rodrigues, como alguém que durante tempo, esteve próxima de José Eduardo dos Santos, Inga falou sobre o impacto de receber a notícia do seu passamento físico.

RD-LInglês1

Luizia Inglês, partilhou as suas memórias, de alguém a quem classificou como pacato, tolerante e especial.

RD-LInglês2

A ex-secretaria geral da OMA, Luzia Inglês, hoje durante o Café da Manhã, aqui da LAC.

Entramos hoje, no quarto dia de luto nacional, pela morte do ex-presidente José Eduardo dos Santos,

 

Ponto

O financiamento público da campanha eleitoral dos partidos políticos e coligações de partidos políticos concorrentes às Eleições Gerais de 2022 foi reajustado, esta segunda-feira, para mil e cento e doze milhões e cinquenta mil Kwanzas (1 112 050 000 Kz).

O referido valor, segundo Decreto Presidencial a que a ANGOP teve acesso, será atribuído a cada um dos partidos e coligações concorrentes admitidos pelo Tribunal Constitucional.

Esta verba tem como objetivo financiar a campanha eleitoral dos concorrentes às eleições gerais de Angola, que terão lugar no dia 24 de agosto de 2022.

O anterior valor estava fixado em 444,8 milhões de Kwanzas para cada um dos 7 partidos e uma coligação de partidos políticos que vão concorrer no pleito de 2022. Trata-se, designadamente dos partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO e da coligação CASA-CE.

Esta tarde, O Tribunal Consitucional, concluiu o processo de verificação e validação das candidaturas e fará a entrega esta tarde a Comissao Nacional Eleitoral, das listas definitivas das candidaturas apuradas pelo pleito.

….

Ponto

Mais de 3,5 milhoes de crianças, dos zero aos cinco anos de idade, deverão ser vacinadas em Luanda, este mês, durante uma campanha integrada de imunização.

Estarão disponíveis, doses de vacinas contra o sarampo, poliomielite e também a administração do suplemento vitamínico A.

A vacinação será de âmbito naciona, mas vai adoptar um sistema faseado, como avançou hoje a LAC, Felismina Neto do Programa alargado de vacinação.

RD-FNeto1

A responsável, garante que o nosso país não regista casos de poliomielite desde 2011, e que é a ocorrência de casos em país próximos, que torna imperativos os esforços para a contenção de contágios.

RD-Fneto2

Felismina Neto, esclarece que apesar de se classificar como um surto, a presença de Sarampo no país, é marcada pelo registo de um baixo numero de casos, mas com alto nível de transmissibilidade.

RD-FNeto3

Felismina Neto, do Programa Alargado de Vacinação, que este mês dá início a uma campanha integrada de imunização, contra o Sarampo e Poliomielite.

O Segundo Simpósio Internacional de Genética Humana, decorre em Luanda nos dias 13 e 14 de Julho, quarta e quinta-feira, sob o lema, ‘O Futuro da Genética em Angola’.

O evento, contará com a participação maioritária de especialistas angolanos, mas também estrangeiros, e decorrerá no auditório do hospital Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, ex-Sanatório de Luanda.

E na véspera do acontecimento de cariz científico, a geneticista Madalena Chimpolo, disse à LAC que Angola precisa de ter um Plano Estratégico para bem da segurança nacional.

……

RD-MChimpolo 1

……

A geneticista Madalena Chimpolo, e a segunda edição do Simpósio Internacional de Genética Humana’ que Luanda acolhe esta semana, nos dias 13 e 14.

O Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Segurança e Auto-Proteção,  alerta que o aumento da criminalidade deve-se ao incumprimento da recolha obrigatória do armamento entre a população.

Mais dados com o repórter LAC, Breno Ramos.

RD-PeçaBrenoRamos

Repórter LAC, Breno Ramos.

Ponto

Da Actualidade Internacional,

A violência contra crianças em países em conflito — recrutamento de crianças-soldados, assassínios, mutilações, violações, sequestros — prosseguiu num nível alto em 2021, ano marcado por um aumento da violência sexual, segundo um relatório da ONU hoje divulgado.

Este ano, mais uma vez, duas violações (dos direitos da criança) aumentaram acentuadamente”, nomeadamente “sequestros e violações e outras formas de violações sexual (que) aumentaram tragicamente 20%”, indicou a ONU em comunicado.

O relatório anual assinado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, analisa vários países em conflito e identifica num apêndice, intitulado “Lista da Vergonha”, os responsáveis pelas violações identificadas, autoridades estatais e não estatais, bem como grupos armados.

Em conjunto com a Etiópia e Moçambique, a Ucrânia foi adicionada ao relatório como um país de crescente preocupação devido à guerra.

O Presidente do Sri Lanka foi hoje impedido de partir para o exílio no estrangeiro por funcionários da imigração no aeroporto da capital, disseram fontes oficiais, citadas pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Os funcionários da imigração recusaram o acesso de Gotabaya Rajapaksa à sala VIP no aeroporto de Colombo para carimbar o passaporte, quando o chefe de Estado queria evitar o terminal aberto ao público, temendo a reação das pessoas.

Rajapaksa ainda não se demitiu, o que prometeu fazer hoje para permitir uma “transição pacífica de poder”.

O chefe de Estado e a mulher tinham pernoitado numa base militar perto do aeroporto internacional, após perderem quatro voos que os poderiam ter levado para os Emirados Árabes Unidos.

O irmão mais novo, Basil, que se demitiu do cargo de ministro das Finanças em abril, também perdeu o voo para o Dubai após um episódio semelhante com a imigração.

 

 

 

Data de Emissão: 12-07-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados