Noticias ao almoço, edição de 12 de Agosto de 2022

Representantes do sector energético nacional e da Azule Energy assinam acordo para a produção de gás natural não liquefeito.

Sic apreende mais de cento e sessenta quilos de cocaína provenientes do Brasil.

Ucrânia acusa a Rússia de quase quinhentos crimes contra o património cultural.

Ponto

Hoje é sexta-feira, dia 12de Agosto de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de Galácio Santana e final de emissão de, Ricardo Dias. Ao microfone estou eu, Pedro Fernandes.

Boa Tarde,

Representantes do sector energético nacional e da companhia Azule Energy rubricaram um acordo para a produção de gás natural não associado.

O acordo estimado em cerca de dois biliões e meio de dólares vai numa primeira fase ser materializado em projectos a serem desenvolvidos nos campos da Kiluma e Maboqueiro segundo disse à imprensa o PCA da Sonangol.

Sebastião Martins também se referiu a perspectiva de produção de fertilizantes e consequente aumento da produção agrícola.

R.D.-Sebastião Martins

PCA da Sonangol, Sebastião Martins em declarações à imprensa, à margem da cerimónia de assinatura de um acordo com a companhia Azule energy, para a produção de gás natural não associado.

Estima-se que Angola venha a produzir cerca de quatro mil milhões de metros cúbicos de gás natural, anualmente, por intermédio do novo Consórcio de gás, constituído pelas petrolíferas ENI, CABGOC, Sonangol, BP e a Total Energies.

Entretanto dados recentes da produção de gás publicados pela Petrangola indicam que durante o mês de Julho a produção nacional de gás associado, fixou-se em 85,482milhões de pés cúbicos padrão, perfazendo uma média diária de 2,757 milhões de pés cúbicos, o que representa um aumento de 10,3 por cento em relação ao mês anterior, em que se produziu um total de 76,710 milhões de pés cúbicos correspondendo a uma média diária de 2,557 mmscfd.

Ponto

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) apreendeu no município de Viana, 164 quilos de cocaína, que se encontravam escondidas em caixas de frango congelado e de detergentes, provenientes do Brasil por via marítima.

Segundo o porta- voz do Sic, Manuel Halaíwa detidos dois cidadãos estrangeiros, um brasileiro e um palestiniano.

Manuel Halaiwa revelou que a embarcação já estava a ser monitorada pelo Sic, há algum tempo no Porto de Luanda.

R.D.-Manuel Halaiwa

Porta- voz do Sic, Manuel Halaiwa sobre a apreensão de mais de 160 quilos de cocaína em Viana escondidos em caixas de frango congelado. Dois homens estrangeiros foram detidos, por alegado envolvimento neste caso.

Ponto

Numa altura em que faltam doze dias para as eleições gerais em Angola, as forças políticas desdobram-se em acções para convencerem os eleitores ainda  indecisos de que os seus programas de governação são os mais apropriados para o desenvolvimento nacional nos próximos cinco anos.

A Associação Civica Pro Bono Angola realiza hoje em Luanda, um debate público sobre a importância do exercício de votar no aprofundamento da democracia em Angola.

O evento está marcado para o auditório das Irmãs Paulinas, e está aberto a participação pública, numa interacção entre vários membros da sociedade civil.

…..

RD-BMilton 1

Bartolomeu Milton, Presidente da Associação Civica  Pro Bono Angola.

A organização da sociedade promove hoje um debate público sobre a importância do exercício de votar no aprofundamento da democracia em Angola.

O dia de hoje também previa a realização de  um encontro denominado, Matabicho Eleitoral. Trata-se de uma acção realizada no âmbito do programa a caminho das Eleições, o Movimento dos Estudantes Universitários-MEA.

O debate reuniu membros da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), na Casa da Juventude em Viana.

Os estudantes universitários pretendem aprofundar as questões sobre as propostas dos partidos políticos para essa franja da sociedade e passar mensagens que garantam um processo eleitoral pacífico. 

E o debate produzido pelo plantão LAC teve como foco o facto do presidente do MPLA ter dito no Kuanza Norte, que a sua força política está pronta para acatar os resultados do escrutínio do próximo dia 24, sejam eles, quais forem.

R.D.-peça plantão

e ainda sobre as eleições gerais vamos estabelecer contacto com o nosso correspondente no Huambo, Justino Leandro que nos traz a actualidade naquela província .

R.D.-peça Justino Leandro

Justino Leandro, correspondente LAC no Huambo.

E ainda sobre a ida às urnas, o presidente da República decretou nos termos da constituição e da lei dos feriados nacionais e locais e datas de celebração nacional, que o dia 24 de Agosto seja observada tolerância de ponto em todo o país, para que todos os angolanos possam exercer o seu direito de voto.

Esta medida não abrange quem trabalha em regime de turnos, no entanto estes trabalhadores deverão ser dispensados pelo tempo necessário para irem exercer o seu direito de voto.nos termos da legislação vigente.

Ponto

Arranca hoje na localidade de Catete, a segunda edição do Festival Internacional Manguxiandu.

O certame subordinado ao tema Katete Terra das Artes, da Promessa e da Liberdade prevê a realização de várias actividades e também conferências sobre a vida e obra de Agostinho Neto.Cassandra Pascoal da organização deste certame que conta com a parceria da embaixada cubana em Angola, falou a LAC.

R.D.-Cassandra Pascoal

….

O secretário de estado da cooperação, Domingos Vieria Lopes chefia a delegação governamental que vai participar este fim de semana em Kinshasa RDC, na reunião do Conselho de ministros da SADC, preparatória da quadragésima segunda cimeira dos chefes de estado e de governo da sub região.

o encontro tem como foco a “promoção da industrialização através do agro processamento da transformação de recursos minerais e do desenvolvimento das cadeias de valor regionais, em prol do crescimento económico, inclusivo e resiliente”.

A propósito desta temática em abordagem amanhã e depois de amanhã em Kinshasa e também ao mais alto nível dias dezoito e dezanove deste mês, ouvimos o presidente da AIA, José Severino que entende que o nosso país está agora mais aberto aos investimentos privados, e que poderá posicionar-se na região por possuir um enorme potencial em termos de recursos minerais.

R.D.1_José Severino1

O presidente da AIA entende que é preciso prestar-se mais atenção a agro – indústria que não poderá desenvolver-se sem energia.

R.D.-José Severino2

Presidente da AIA, Jose Severino em declarações hoje à Comercial sobre a reunião ministerial da SADC agendada para este fim-de-semana em Kinshasa, RDC, preparatória da quadragésima segunda cimeira dos chefes de Estado e de Governo da região, marcada para os dias dezoito e

Ponto

Da Actualidade Internacional,

Dez partidos e uma coligação vão concorrer às eleições legislativas de São Tomé e Príncipe, agendadas para o próximo dia 25, esgotado o prazo de entrega de candidaturas ao Tribunal Constitucional às 24:00 de quinta-feira, dia 11.

As eleições legislativas elegem 55 deputados à Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe. A ADI foi o partido mais votado nas eleições de 2018, elegendo 25 deputados, seguida pelo MLSTP/PSD, que conseguiu 23 assentos.

A coligação então formada pelo Partido da Convergência Democrática (PCD, segundo maior partido da oposição), pela UDD, e o MDFM foi terceira formação mais votada, obtendo cinco mandatos. O Movimento de Cidadãos Independentes de São Tomé e Príncipe/Partido Socialista (MCI/PS) ocuparam dois lugares no parlamento.

As autoridades espanholas resgataram 317 pessoas de embarcações precárias e do mar durante a noite passada só nas costas da ilha de Lanzarote, no arquipélago das Canárias, revelaram hoje os serviços de Salvamento Marítimo de Espanha.

Entre as pessoas resgatadas estão uma criança e uma mulher grávida, que foram retiradas do mar por um helicóptero, depois de a embarcação em que estavam se ter virado, lançando à água os oito ocupantes.

A criança retirada do mar está num estado considerado crítico pelas autoridades espanholas.

Fontes dos serviços de Salvamento Marítimo, de emergência 112 e da Cruz Vermelha disseram à agência de notícias EFE que a criança é um rapaz de seis anos de idade, que foi reanimado depois de ter entrado em paragem cardiorrespiratória e que apresentava também queimaduras, além de estar desidratado.

A Ucrânia acusou a Rússia de quase quinhentos crimes de guerra, contra o património cultural ucraniano desde que começou a invasão russa do país, em 24 de fevereiro.

Até 10 de agosto de 2022, o Ministério da Cultura e Política de informação registou 464 episódios considerados crimes de guerra russos contra o património cultural ucraniano”, afirmou hoje o porta-voz daquele organismo, Oleksandr Tkachenko.

Acusou a Rússia de lutar contra a identidade cultural ucraniana e de “atacar deliberadamente objetos culturais”, frisando que “infelizmente, isso acontece quase todos os dias.

Só na noite passada, os ataques russos danificaram um centro cultural e uma escola de arte em Marhanets, na região de Dnipropetrovsk, indicou.

 

 

Data de Emissão: 12-08-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados