Noticias ao almoço, edição de 11 de Julho de 2022

Corpo do antigo chefe de estado angolano já foi autopsiado, avança a imprensa internacional.

Angolanos dos vários extractos sociais, começaram hoje as homenagens à,  José Eduardo dos Santos.

Oito forças políticas estão autorizadas a concorrer às quintas eleições gerais em Angola.

Luto nacional, obriga ao adiamento da  abertura da Filda, que estava agendada para amanhã.

Na África do Sul autoridades procuram autores do tiroteio, em locais distintos, que fez mais de vinte mortos.

Ponto

Hoje é segunda- feira, dia 11 de Julho de 2022. A edição noticiosa é de Albina Dias. A técnica de, Galácio Santana e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Sílvio de Abreu.

Boa Tarde, 

O corpo do ex-presidente angolano, José Eduardo dos Santos, já foi autopsiado. A informação é avançada hoje pela agência AFP. 

A autópsia foi requerida pela filha Tchizé dos Santos por suspeitar das circunstâncias que levaram à morte do pai. 

Refira-se que equipa de advogados de Tchizé tinha denunciado no fim-de-semana a “pressão” do governo de Angola, que fez viajar para Barcelona vários dos seus membros, juntamente com o Procurador-Geral da Republica, para recolher o corpo do ex-presidente e celebrar um funeral de Estado em Angola.

Segundo a família, o ex-presidente terá manifestado o desejo de ser sepultado em Barcelona e, por isso, querem impedir que um possível funeral de Estado ocorra em Angola.

Enquanto isso,O presidente da República, João Lourenço e outros representantes dos órgãos de soberania de Angola, homenagearam hoje, José Eduardo dos Santos.

As várias figuras do poder executivo, legislativo e judicial estiveram a meio da manhã de hoje, na Praça da República no memorial Agostinho Neto, onde escreveram no livro de condolências.

O Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, destacou em meio a tristeza, o legado de José Eduardo dos Santos.

RD-FPDSantos

Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

A presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Gamboa, disse ter orgulho de ter feito parte do governo de Jose Eduardo dos Santos.

RD-EGamboa

Presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Gamboa.

E ainda as reacções à morte do ex presidente da República, o jurista e antigo primeiro- ministro, Marcolino Moco disse hoje à Comercial ter ficado chocado com a notícia, apesar de ser uma situação previsível.

R.D.1-Marcolino Moco1

E quanto às diferentes interpretações, quer do governo e por parte da família, sobre a gestão das cerimónias fúnebres de José Eduardo dos Santos, Marcolino Moco também se pronunciou.

R.D.2- MMoco2

Marcolino Moco diz que é hora de pôr em prática o perdão.

R.D3-Marcolino Moco3

Antigo primeiro ministro de Angola, Marcolino Moco em declarações hoje à LAC à propósito do falecimento do presidente, José Eduardo dos Santos.

E o histórico do MPLA, Dino Matross, recordou hoje em declarações à Comercial, a convivência com JES, que data dos anos 50.

R.D-Dino Matross

Dino Matross do MPLA, quando falava hoje à LAC.

Lopo de Nascimento, primeiro -ministro, durante o mandato de Agostinho Neto, fez um apelo à família dos Santos, para que permita que seja feito um funeral de Estado.

R.D.-Lopo de Nascimento

O Partido no poder em Angola também homenageou hoje de manhã, o seu presidente emérito, no decorrer de uma cerimónia orientada pelo actual líder, João Lourenço.

E neste terceiro dia de luto nacional, à partir das duas da tarde, a população de Luanda à semelhança das outras províncias, poderá também prestar o último tributo à JES, na Praça da República, no memorial Agostinho Neto.

O repórter LAC, Fortunato Cabina conversou com vário cidadãos na capital do país, que disseram que o segundo presidente de Angola marcou de alguma forma as suas vidas.

R.D.-peça Fortunato Cabina

E dos quatro pontos do globo, sucedem-se às reações à morte em Barcelona de José Eduardo dos Santo, que na óptica do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, foi um protagonista decisivo das relações de irmandade e cooperação entre os dois países.

R.D.-Marcelo Rebelo de Sousa

Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, que falava à Sic Notícias.

E o papa Francisco enviou as suas condolências à família, autoridades e povo de Angola pela morte de José Eduardo dos Santos, recordando o antigo Presidente angolano como um “ilustre estadista”.

Em telegrama, Francisco endereça “cordial solidariedade” e recorda “o ilustre estadista que se destacou pela construção da pátria”.

O Papa, invoca de Deus omnipotente a paz eterna para a sua alma e abundantes dons divinos de consolação para quantos choram a sua morte, e de coragem incansável para todos os que trabalham em prol da unidade e do progresso da nação.

Ponto

O Tribunal Constitucional publicou no fim-de-semana, as listas definitivas das oito candidaturas concorrentes às eleições gerais de 24 de Agosto.

Estão autorizados a concorrer ao pleito eleitoral no próximo mês, o MPLA, UNITA, CASA-CE, PRS, FNLA, APN, PHA, e P-NJANGO.

O Tribunal Constitucional anunciou que as listas podem ser consultadas na Internet e nas vitrinas da instituição.

O passo seguinte, será agora o envio das listas à Comissão Nacional Eleitoral, CNE, que vai gerir mais uma vez a ida dos angolanos às urnas e pela quinta vez.

Também já estão a ser formados os formadores dos agentes que vão trabalhar nas assembleias e mesas de voto.

Ponto

Foi adiada a abertura da trigésima sétima edição da FILDA, Feira Internacional de Luanda, agendada para amanhã dia 12, na Zona Económica Especial Luanda-Bengo.

O adiamento da abertura da FILDA, deve-se ao Luto Nacional de sete dias que vigora desde sábado decretado pelo governo, em memória do ex-presidente José Eduardo dos Santos.

A abertura do certame anual que tem como lema para este ano, ‘As Tecnologias Disruptivas Como Factor de Desenvolvimento da Economia’, está agora marcada para o próximo dia 16 de Julho.

De 12 a 16 de Julho, era a data prevista para a edição da FILDA de 2022.

Ponto

A linha SOS criança registou nos últimos sete dias, quatrocentos e trinta e seis casos de violações dos direitos de menores.

Segundo Rosalina Domingos, do INAC, esses casos ocorreram um pouco por todo o país, e sobressaem os abusos sexuais, violência física e psicológica, trabalho infantil e fuga à responsabilidade parental.

Rosalina Neto particularizou a situação de menores em Luanda obrigados pelo pai,  a trabalharem para o sustento da família.

R.D.1-Rosalina Domingos1

A porta- voz do Inac relatou outras situações de abusos sexuais e instrumentalização de crianças, actos que são puníveis por lei.

R.D2-Rosalina Domingos2

Rosalina Domingos a porta- voz do Inac, sobre as denuncias recebidas nos últimos sete dias na Linha SOS Criança.

Ponto

Da Actualidade Internacional,

As autoridades sul africanas estão a investigar se um tiroteio numa taberna em Pietermaritzburg, de que resultou a morte quatro pessoas, e oito ficaram feridas, está ligado ao ataque num bar do Soweto que causou 15 mortos. 

Os dois incidentes ocorreram na madrugada de domingo. Em ambos, os atiradores entraram nos estabelecimentos e dispararam indiscriminadamente.

A polícia continua à procura dos autores. 

O tiroteio ocorreu duas semanas depois de 21 adolescentes terem sido encontrados mortos numa taberna na cidade de East London. A causa dessas mortes ainda não foi anunciada pelas autoridades, mas os adolescentes não foram baleados nem esmagados numa debandada, de acordo com as autoridades.

Há pelo menos 11 candidatos que pretendem suceder a Boris Johnson na liderança do Governo do Reino Unido e do Partido Conservador.

A corrida ganhou maior força depois da chefe da diplomacia britânica Liz Truss, ter anunciado a candidatura.

O Comité de 1922, um grupo que reúne deputados conservadores sem pasta, elege a direção e anuncia o calendário para as eleições do novo líder do Partido Conservador.

O secretário britânico dos negócios estrangeiros Rehman Chishti é o décimo primeiro político a juntar-se à corrida para substituir Boris Johnson como líder do Partido Conservador e primeiro-ministro, depois da diplomata chefe britânica Liz Truss se ter juntado à corrida ontem .

A população mundial deve chegar a oito bilhões de pessoas em 15 de novembro deste ano, de acordo com a ONU. 

A projeção “World Population Prospects 2022”, do departamento de relações econômicas e sociais da organização, divulgado hoje indica que a Índia  vai ultrapassar a China como o país mais populoso do mundo, no ano que vem.

Segundo o mesmo levantamento, o número de habitantes no planeta deve atingir 8,5 bilhões em 2030, 9,7 bilhões em 2050 e 10.4 bilhões em 2100.

Em comunicado, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirma que este marco deve ser comemorado, especialmente em se tratando dos avanços na saúde que prolongaram a expectativa de vida e que reduziram as taxas de mortalidade materna e infantil, mas que é também um momento para relembrar a responsabilidade da humanidade com a preservação do planeta.

 

Data de Emissão: 11-07-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados