Notícias ao almoço, edição de 11 de Agosto de 2022

Campanha eleitoral ao rubro. Candidato do MPLA está no Cuanza Norte e o da UNITA, na Lunda Norte.

João Lourenço promete instituto superior politécnico, centralidade e pavilhão desportivo aos “cuanza nortenhos”

Instituições de ensino que aumentarem propinas serão responsabilizadas criminal e civil, alerta IGAPE

Inscrições para exames de acesso à Universidade Agostinho Neto terminam dentro de dois dias.

Interclub conquista campeonato nacional de basquetebol feminino.

Ataque a prisão na RDC termina com 11 mortos e mais de 800 reclusos evadidos

Ponto

Hoje é quinta-feira, dia 11 de Agosto de 2022. O Faustino Diogo edita as notícias com técnica de, Galácio Santana e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu Pedro Fernandes

Ponto

Boa Tarde, 

A medida que se aproximam as eleições os partidos políticos desdobram-se para captar o maior número de eleitores. Os cabeças de lista dos dois principais partidos movimentam-se fora de Luanda.

O candidato a Presidente da República, pelo MPLA, João Lourenço, presidiu hoje de manhã um comício na província do Cuanza Norte e a semelhança do que tem feito em outras localidades apresentou os feitos governativos dos últimos cinco anos na localidade.

E algumas promessas como a construção de um instituto superior politécnico e um pavilhão desportivo.

RD – JLO 3

O cabeça de lista do MPLA prometeu também a construção de uma centralidade em Ndalatando

RD – JLO 2

João Lourenço garantiu ainda o aperfeiçoamento da linha férrea para melhor circulação dos comboios, devido a importância deste meio de transporte na zona.

RD – JLO 1

Candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, hoje quando falava no comício realizado na província do Cuanza Norte.

E hoje de manhã, também, a UNITA negou ter recebido qualquer financiamento de cidadãos que terão tirado dinheiro público ilicitamente do País.

Em conferência de imprensa o secretário para comunicação e marketing da UNITA, Faustino Mumbica, reagia a uma acusação feita ontem pelo cabeça de lista do MPLA.

RD – FMumbica

Secretário para comunicação e marketing da UNITA, Faustino Mumbica

Ainda sobre eleições,

O último lote de equipamento logístico para as eleições gerais, com cerca de sessenta toneladas, chegou ontem ao país.

O porta- voz da CNE, falou à imprensa no aeroporto, após o acto de recepção do equipamento.

RD-LQuilundo – Material logístico

Um cidadão residente em Luanda, no município do Kilamba Kiaxi, diz que após ter consultados os agentes da Comissão Nacional Eleitoral-CNE para saber onde iria votar, tomou conhecimento que está a ser dado como morto, na base de dados da CNE.

José Alberto Abreu, aflito com a situação afirma que já recorreu as instituições competentes, mas sem nenhum esclarecimento.

O cidadão que diz ser coronel reformado das forças armadas, quer saber onde foram encontrados os dados que lhe dão como falecido, e vai continuar a procura da verdade.

RD-JAbreu 1

Cidadão, José Alberto Abreu, coronel reformado das forças armadas angolanas, que está vivo, mas é dado como falecido na base de dados da CNE.

….

E sobre esta situação a LAC ouviu o porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral-CNE.

Lucas Kilundo que a CNE não tem como alterar o ficheiro, por isso a situação é irreversível. Ou seja, o cidadão não vai votar

RD-LKilundo (Dado como morto)

….

Porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral-CNE, Lucas Kilundo, em declarações à LAC a propósito do cidadão, José Alberto Abreu, coronel reformado das forças armadas angolanas, que está vivo, mas é dado como falecido na base de dados em posse da CNE e não vai votar no dia 24.

E ainda sobre as quintas eleições gerais, o debate de hoje no plantão LAC teve como tema predominante o financiamento das campanhas das forças políticas.

RD – Plantão

O apontamento dos nossos colegas destacados no Plantão LAC, que acompanha a par e passo as últimas sobre os preparativos para a ida às urnas dentro de treze dias.

Publicidade

O Instituto de Gestão de Ativos e Participações do Estado (IGAPE) alertou que o aumento de propinas no ensino privado, no ano letivo 2022/2023, pode ser penalizado civil e criminalmente por violar o regime de preços.

O IGAPE, órgão de apoio na regulação de preços, lembra que as instituições privadas e público-privadas de educação e ensino são obrigadas a cumprir o limite de zero porcento no ajustamento do valor das propinas e emolumentos, estabelecido no decreto executivo conjunto 247/22.

“Sem prejuízo das sanções penais a que houver lugar por força da legislação de preços em vigor, as infracções ao previsto no Decreto Executivo Conjunto n.º 247/22, bem como a violação das normas estatuídas relativas ao regime de preços vigiados por parte dos agentes económicos dão lugar a penalização criminal e civil”, refere o IGAPE em comunicado.

António Pacavira, presidente da Associação Nacional do Ensino Particular (ANEP), disse a LAC que a medida vai ser observada, inclusive alguns colégios já tinham anunciado o aumento das propinas, mas tiveram que recuar.

RD – APacavira

Presidente da Associação Nacional do Ensino Particular, António Pacavira.

Instituições de ensino que aumentarem propinas serão responsabilizadas criminal e civil, alerta IGAPE

Perto de onze mil candidatos estavam inscritos as primeiras horas da manhã para os exames de acesso à Universidade Agostinho Neto, sendo a Faculdade de Medicina a área mais concorrida, apurou a LAC de fonte oficial.

De acordo com declarações hoje à Comercial do coordenador de comunicação para os exames de acesso, Lopes Baptista o processo decorre com normalidade e termina depois de amanhã.

Avançou também que este ano, a UAN permite que os candidatos que por razões burocráticas ainda não têm os certificados originais de conclusão do ensino secundário/médio, possam inscrever-se apresentando uma declaração de notas ou o certificado da solicitação do documento de conclusão.

RD-LBaptista1

O coordenador de comunicação para os exames de acesso à Universidade Agostinho Neto, Lopes Baptista deu a conhecer que a faculdade de medicina é a mais concorrida nesta fase de inscrição para os exames de acesso.

RD-LBaptista 2

Coordenador de comunicação para os exames de acesso à Universidade Agostinho Neto, Lopes Baptista, em declarações hoje à LAC, quando faltam dois dias para o encerramento deste processo.

Ponto

A TAAG Linhas Aéreas de Angola anunciou que vai reforçar a sua programação global de voos internacionais com destino às cidades de Maputo, Moçambique, Windhoek, Namíbia e de São Paulo, no Brasil.

Estas inovações serão feitas de forma faseada a partir do dia 02 de Outubro.

RD-LCJosé 1

Luís Cati José da direcção de vendas da TAAG.

A companhia de bandeira nacional anuncia mais voos para a rota Luanda-Cabinda-Luanda, neste mês de agosto.

E nas ligações internacionais a partir de Outubro para Maputo, Windhoek e São Paulo

Ponto

Do desporto,

O Interclub conquistou ontem a noite o campeonato nacional de basquetebol sénior feminino ao vencer o 1º de Agosto por 72-71, no quarto jogo da final em play-off a melhor de cinco jogos.

A equipa do Ministério do Interior somou três victórias com uma da equipa do Ministério da Defesa.

Com esta conquista o Interclub somou o seu décimo quarto título no seu historial.

Ainda no basquetebol, Angola defronta hoje o Senegal para os quartos-de-final do africano em sub-18, que decorre no Madagáscar.

No futebol, o jogo de abertura do Mundial, entre Qatar e Equador vai ser antecipado em um dia.

A partida que estava prevista para ter início às 19 horas do, dia 21 de Novembro, vai passar para domingo, dia 20 de Novembro 

A mudança vai permitir com que os anfitriões joguem  o embate inaugural da competição.

Com esta alteração, o encontro entre Holanda e Senegal do mesmo dia, também deverá sofrer modificações no horário, para ser disputado mais tarde e ser transmitido para mais público africano e europeu, frisa a referida fonte. 

Ponto

Na política internacional,

Subiu para 11 o número de mortes após um grupo armado ter atacado uma prisão no nordeste da República Democrática do Congo (RDC), levando à fuga de mais de 800 reclusos.

Segundo o mais recente relatório das autoridades congolesas, durante o assalto à prisão de Kakwangura, na cidade de Butembo (província do Kivu Norte), morreram dois polícias, cinco membros do grupo armado e um miliciano.

Três outros membros do grupo que atacou a prisão morreram depois de serem linchados por habitantes da cidade de Mumole, situada 35 quilómetros a sudeste da prisão, segundo o portal de notícias congolês Actualite.

O Exército de Libertação Popular “vai organizar patrulhas regulares de combate” nas águas ao redor de Taiwan, anunciou um porta-voz do exército chinês, citado hoje pela imprensa estatal.

Shi Yi, porta-voz do Comando do Teatro Leste, disse que os recentes exercícios militares chineses, que incluíram o uso de fogo real e lançamento de mísseis, “atingiram os seus objectivos” e “testaram efectivamente a capacidade de combate” das Forças Armadas chinesas.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não planeia divulgar o mandado que levou às buscas na sua propriedade imobiliária em Mar-a-Lago na segunda-feira, apesar de o juiz estar a avaliar uma moção para tornar público o documento. 

Apesar disso, o documento pode mesmo ser tornado público. O juiz, Bruce Reinhart, que autorizou as buscas, deu o prazo de até às 17 horas do dia 15 de Agosto para responder a um pedido para abrir os registos do grupo conservador de transparência Judicial Watc

 

 

 

Data de Emissão: 11-08-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados