Noticias ao almoço, edição de 10 de Agosto de 2022
Cabeça de lista do MPLA destaca necessidade do País apostar na industrialização. João Lourenço anuncia nova centralidade para Malange.
AIPEX e Quanten Consortium assinam contrato para construção da refinaria do Soyo.
Angola defronta hoje o Senegal nos quartos de finais do Afrobasket em sub-18.
Quenianos aguardam apreensivos resultados das eleições presidenciais de ontem.
…
Ponto
…
Quarta-feira 10 de Agosto. O Faustino Diogo edita às notícias, com técnica de Emanuel Catilina e Galaçio Santana. Apresenta o Pedro Fernandes.
…
Ponto
…
Boa tarde,
A catorze dias das eleições os partidos políticos continuam a campanha de mobilização ao voto. Hoje, o candidato e cabeça de lista do MPLA, destacou a necessidade do País apostar na industrialização.
João Lourenço que falava num comício em Malange, enalteceu o potencial energético desta localidade para a dinamização da indústria nacional.
…
RD – JL0 2
…
O cabeça de lista do MPLA destacou também o que se tem feito a nível de produção de cereais em Malange para que Angola seja autossuficiente.
…
RD – JLO 3
…
Entre promessas eleitorais, João Lourenço prometeu a construção de uma nova centralidade, conclusão do projecto de 300 mil casas em Malange.
…
RD – JLO 1
…
Candidato a Presidente de República e cabeça de lista do MPLA, João Lourenço, hoje no comício que presidiu na província de Malange.
Ainda sobre eleições, a UNITA apela os cidadãos a votarem com tranquilidade como nos conta o Justino Leandro, que está no Huambo.
…
RD – JLeandro
…
Repórter Justino Leandro
…
E o cabeça de lista da CSAS-CE lançou um apelo aos restantes concorrentes às eleições gerais para que tenham um discurso e acções pacíficas para que o pleito decorra com tranquilidade.
…
RD-MFernandes
…
Número um da CASA-CE Manuel Fernandes.
…
E o plantão LAC segue a campanha eleitoral e analisa o no debate diário as acções dos candidatos e partidos.
O resumo do que esteve em debate hoje é feito pelo jornalista Pedro Fernandes.
…
RD – PFernandes
…
Jornalista Pedro Fernandes.
…
Publicidade
…
AIPEX e Quanten Consortium assinaram hoje contrato para construção da Refinaria do Soyo
No valor de 3,5 mil milhões de dólares, a futura refinaria terá uma capacidade de processamento de 100 mil barris de petróleo diários e garantirá cerca de 900 empregos directos.
Recorde-se que em Maio deste ano, o consórcio Quanten anunciou que ia investir 3,5 mil milhões de dólares na construção desta refinaria.
Na ocasião, Segun Thomas, presidente do conselho de administração do consórcio e CEO da TGT, adiantou que a empreitada será desenvolvida num período de três anos e meio.
…
Ponto
…
O país registou 140 casos de tráfico humano desde 2014, segundo dados oficiais do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos. As principais vítimas deste tráfico foram crianças e mulheres.
Os casos foram notificados em Luanda e nas províncias fronteiriças e segundo secretária de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste, as redes socias têm sido instrumento neste processo.
…
RD- ACeleste
…
Secretária de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste e o tráfico humano, que desde 2014, o País registou 140 casos, segundo dados oficiais.
A Associação de Jovens Mulheres Empoderadas está preocupada com o número de casos diários de crianças maltratadas e violentadas sexualmente por adultos.
Mais dados com o repórter Manuel Augusto
…
RD-MAugusto
…
Repórter Manuel Augusto
Associação de Jovens Mulheres Empoderadas está preocupada com o número de casos diários de crianças maltratadas e violentadas sexualmente por adultos
…
Ponto
…
Do desporto,
A seleção nacional masculina de basquetebol sub-18 defronta hoje o Senegal para os quartos-de-final do Africano da modalidade que decorre no Madagáscar.
Angola procura a meia-final da prova depois da quarta posição conseguida no grupo B, na primeira fase da competição.
…
Ainda do basquetebol, o 1º de Agosto adiou a festa do Interclub, que está a uma victória do título nacional em sénior feminino.
As militares venceram ontem as polícias por 77-63, impedindo que a equipa do Ministério do Interior fizesse a sua terceira victória na final do play-off a melhor de cinco jogos.
Nesta altura o Interclub tem duas victórias e o 1º de Agosto Uma. O quarto jogo realiza-se hoje a noite e caso às senhoras do Rio Seco voltem a ganhar, o título será decidido na finalíssima, ou seja no quinto e último jogo da final.
Mas se o Interclub vencer hoje, conquista o título nacional em basquetebol sénior feminino.
…
Ponto
…
Na política Internacional,
Vinte e dois milhões de quenianos votaram ontem para eleger o novo Presidente do País.
Rail Odinga ou William Rutto, actual vice-presidente, será o substituto de Uhru Kenyatta.
José Octávio Serra Van-Dúnemn na qualidade de observador da União Africana, disse à LAC que e os eleitores mostram-se preocupados como que poderá acontecer depois da divulgação dos resultados.
…
RD – JOSVan-Dúnem 2
…
O académico acrescenta ainda que dada a disputa entre os dois candidatos, poderá haver uma segunda volta.
…
RD – JOSVan-Dúnem 1
…
Académico José Octávio Serra Van-Dúnemn que foi observador da União Africana nas eleições de ontem no Quénia.
…
O Governo norte-americano destacou a importância “geoestratégica” do continente africano ao lançar uma nova estratégia de parceria entre a África Subsaariana e os Estados Unidos da América, segundo fontes oficiais.
“A nossa estratégia está enraizada no reconhecimento de que a África Subsaariana é uma grande força geopolítica, que moldou o nosso passado, está a moldar o nosso presente e moldará o futuro. É uma estratégia que reflecte a complexidade da região, a sua diversidade, poder e influência e que se concentra no que faremos com nações e povos africanos, não para nações e povos africanos”, o secretário de Estado Antony Blinken num discurso feito em Pretória, capital da África do Sul, e divulgado hoje pelo Departamento de Estado norte-americano.
…
A ameaça do grupo extremista Estado Islâmico (EI) cresce a cada dia em África e o continente pode ser “o futuro do califado”, alertou um especialista em segurança africano no Conselho de Segurança da ONU.
Martin Ewi disse que o Estado Islâmico “expandiu a sua influência além da medida” em África, com pelo menos 20 países a sentirem directamente a actividade do grupo extremista e mais de 20 outros “a serem usados para logística e para mobilizar fundos e outros recursos”.