Noticias ao almoço, edição de 05 de Julho de 2023

 

Moradores do Lote 1 do Prenda sentem-se abandonados pelo governo: falam mesmo em desumanização.

Cidadã suspeita de matar o filho, pede desculpas à sua família e à sociedade.

Agricultura familiar em evidência durante conferência internacional co -presidida por Angola e França.

Político da extrema direita francesa, diz que vai processar família do jovem Naël.

Ponto

Hoje é quarta-feira, dia 05 de Julho de 2023.A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Daniela Paz.

Boa Tarde,

Passados setenta e cinco dias desde a data em que se viram forçados a abandonar os seus apartamentos no Lote 1 no Prenda, por problemas técnicos na laje do prédio, os moradores sentem-se abandonados pelo governo, e falam mesmo em desumanização.

O coordenador da Comissão de moradores daquele edifício, Licínio Fortes disse hoje à LAC que têm vivido desde o dia 22 de Abril da ajuda de familiares e amigos, e devido a falta de soluções por parte do executivo, a alternativa são as vigílias como forma de tocarem os corações de quem pode decidir.

R.D3-Licínio Fortes3

Licínio Fortes alerta que a situação dos moradores do Lote 1 do Prenda é muito delicada, já que há cidadãos idosos e estão desprovidos dos seus bens desde a saída forçada das suas casas.

R.D.2-Licínio Fortes2

O coordenador da Comissão de Moradores do Lote 1 do Prenda referiu-se aos encontros mantidos, ao longo destes dois meses e quinze dias, sem que se tenha chegado a um consenso que permita o realojamento com alguma dignidade de mais de uma centena de pessoas.

R.D1-L.Fortes1

Licínio Fortes, coordenador da Comissão de Moradores do Lote 1 no Prenda em declarações hoje à LAC: sentem-se abandonados pelo governo e falam mesmo em desumanidade por parte de quem decide.

Ponto

A agricultura familiar será o principal foco da próxima edição da conferencia do Fundo Internacional do Desenvolvimento da Agricultura, que será co-presidida por Angola e pela França.

O evento que vai decorrer em Paris, durante o mês de Dezembro vai centrar-se também na mobilização e constituição do orçamento do fundo para os próximos três anos.

O Secretário de Estado para a agricultura, revelou que os projectos do FIDA no nosso País, estiveram em análise e que nenhum constrangimento foi registado.

RD-JCunha1

Secretário de Estado para a agricultura, João Cunha.

Para o coordenador nacional da Rede de Desenvolvimento Rural e Agricultura Sustentável, Carlos Ferraz, Angola tem agora a oportunidade de potenciar as famílias camponesas, e melhorar o acesso aos insumos que ainda condicionam a sua atividade.

RD-CFerraz1

Para o especialista, é imperativo aumentar a resiliência às alterações climáticas, em especial dos agricultores familiares, que são quem de facto produz o que se consome no País.

RD-CFerraz 2

Coordenador nacional da Rede de Desenvolvimento Rural e Agricultura Sustentável, Carlos Ferraz.

A agricultura familiar será o principal foco da próxima edição da conferencia do Fundo Internacional do Desenvolvimento da Agricultura-FIDA 13.

Ponto

O Governo pediu ao consórcio formado pela Trafigura, Vecturis e Mota-Engil, que vai operacionalizar o corredor do Lobito nos próximos 30 anos que “surpreenda” os promotores do projecto, como o tem feito ao longo do processo que levou à adjudicação do contrato.

O apelo foi feito pelo ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, quando discursava, ontem, no acto de passagem da concessão dos serviços ferroviários e da logística de suporte do corredor do Lobito, na província de Benguela.

O acordo de concessão foi testemunhado pelo Presidente da República e seus homólogos da RDC e Zâmbia.

João Lourenço destacou o potencial do Corredor do Lobito no processo de desenvolvimento e dinâmica das relações comerciais.

RD-JLourenço 1

O estadista angolano quer resultados do corredor do Lobito, face aos apoios internacionais dos Estados Unidos e Europa.

RD-JLourenço 2

João Lourenço defendeu a necessidade dos países da região partilharem infraestruturas, que são um handicap em África.

RD – JLourenço 3

Presidente da República João Lourenço, quando falava ontem na cerimónia de passagem da concessão do Corredor do Lobito, ao gestor privado.

Por sua vez, a Presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, destacou os benefícios econômicos do Corredor do Lobito.

RD-FTshisekedi

Tradução das palavras do Presidente da RDC, Félix Tshisekedi.

Já o seu homólogo da Zâmbia, Hakainde Hichilema, reconheceu importância do corredor do Lobito na ligação com o seu país, sobretudo para troca comerciais

RD-HHichilema

Tradução das palavras do Presidente da Zâmbia Hakainde Hichilema, quando falava ontem na cerimónia de passagem da concessão do Corredor do Lobito, ao gestor privado.

Ponto

A cidadã que matou o filho em tanque de água pede perdão a filha sobrevivente, família e sociedade.

A mãe reconhece que deve pagar pelo que fez.Repórter Fortunato Cabina.

RD – FCabina

Repórter Fortunato Cabina.

Cidadã que matou o filho em tanque de água pede perdão a filha sobrevivente, família e sociedade.

Quatro dos cinco indivíduos acusados de vandalizarem um posto do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) no Zango 4, no município de Viana, em Luanda, foram ontem condenados, a um ano de prisão efectiva e ao pagamento de quinhentos mil Kuanzas de taxas de justiça.

Os réus condenados, são 3 cidadãos da Guiné Conacri, e um da Serra Leoa, e logo que termine o cumprimento das penas, serão expulsos de Angola, caso não regularizem a sua situação migratória.

Recorde-se que em Julho do ano passado, os quatro indivíduos condenados tentaram invadir o posto do SME no Zango quatro, para exigirem a libertação de três expatriados, detidos nesse dia à saída de uma mesquita no Zango1.

O Tribunal de Luanda, considerou inocente um quinto homem também da Guiné Conacri, por ter assumido na altura dos acontecimentos uma atitude conciliadora.

Ponto

Da Actualidade Internacional,

Maria Eugénia Neto, presidente da Fundação António Agostinho Neto, é condecorada esta tarde na cidade da Praia, com a Ordem Amílcar Cabral, a mais alta distinção de Cabo Verde que celebra hoje 48 anos de independência.

E, Pedro Pires, antigo presidente do país insular numa entrevista que deu recentemente em Luanda ao programa ‘Café da Manhã’ da LAC’, reconhecia o trabalho contínuo de edificação do Estado cabo-verdiano.

RD – PPires

Pedro Pires, antigo presidente de Cabo Verde quando falava recentemente em Luanda para o programa ‘Café da Manhã’. Cabo Verde celebra nesta quarta-feira, 48 anos de independência.

O político de extrema-direita francesa, Jean Messiha, que anunciou publicamente o seu apoio, ao polícia acusado do homicídio de Naël, que foi baleado por não parar num controlo de tráfico em Nanterre, Paris, anunciou que vai apresentar uma queixa contra a família do jovem.

Jean Messiha realça em entrevista à Euro News, que a responsabilidade da morte de Nael de 17 anos, não é do agente da polícia, mas sim dos seus pais, do sistema judicial e em última análise, deste jovem”,  que, “ao desobedecer à polícia, colocou-se numa espiral que levou a um fim trágico.

Chegou mesmo a referir que se tratou de um suicídio.

Na sequência disso, o conhecido economista francês, nascido no Egito, que apoiou o candidato de extrema-direita Eric Zemmour, na corrida às presidenciais francesas, criou uma campanha de angariação de fundos para apoiar o agente da polícia que disparou contra Nael.

Soube-se   entretanto de fonte do Ministério do Interior, que a violência urbana que se regista em França desde a morte de Nael, diminuiu na última noite, ainda assim foram feitas 16 detenções, oito prédios queimados ou danificados, e nos subúrbios, sete pessoas foram presas.

O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), com sede no Luxemburgo, retirou, ontem, a imunidade parlamentar a Carles Puigdemont e às  euro deputadas catalãs Toni Comín e Clara Ponsatí, dando assim liberdade ao juiz do Supremo Tribunal, Pablo Llarena, de emitir um mandado de prisão europeu a exigir que o antigo presidente do Governo da Catalunha se entregue em Espanha, avança o El País.

De acordo com aquela fonte, a Defesa de Puigdemont já disse que vai “recorrer da decisão e pedir medidas cautelares”.

Ponto

Recapitular

Fecho

Data de Emissão: 05-07-2023 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados