Notícias ao almoço, edição de 02 de Agosto de 2022

Acidentes de viação matam 72 pessoas em sete dias no País

CNE prorrogou por três dias, o período para partidos políticos inscreverem os delegados de lista. O prazo termina à meia -noite.

Paz e África na agenda da presidência chinesa para Conselho de Segurança da ONU

Ponto

Terça-feira 2 de Agosto. O Faustino Diogo edita às notícias, com técnica de Emanuel Catilina e Galacio Santana Apresenta o Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa tarde,

Os partidos políticos concorrentes às eleições gerais podem até as 23horas e cinquenta e nove minutos de hoje, entregar às comissões municipais, o dispositivo electrónico que contem a inscrição dos delegados de lista.

A prorrogação do prazo de inscrição por três dias, foi deliberada pela CNE em plenário, em resposta à um pedido do Partido Humanista de Angola, conforme revelou à imprensa o porta- voz da Comissão Nacional Eleitoral, Lucas Quilundo.

RD-LQuilundo1

De acordo com o porta- voz da CNE, comissário Lucas Quilundo os participantes na sessão plenária realizada ontem em Luanda rejeitaram um recurso apresentado pela Unita.

R.D.-Lucas Quilundo2

Porta- voz da CNE, Lucas Quilundo, em declarações à imprensa sobre as deliberações resultantes da sessão plenária daquele órgão, realizada ontem na capital do país.

O Secretario para os assuntos políticos e eleitorais do Bureau Politico do MPLA, desmentiu as recentes afirmações do Presidente e Candidato da UNITA às eleições gerais do dia 24, Adalberto Costa Júnior, sobre uma alegada negociação para transição do poder este ano.

João de Almeida Martins (Jú Martins) falava em Luanda durante uma conferência de imprensa, para clarificar algumas situações ocorridas durante a primeira semana da campanha, que considera de irresponsáveis.

Repórter Fortunato Cabina.

RD-FCabina

Repórter Fortunato Cabina

MPLA desmente afirmações de Adalberto Costa Júnior sobre alegada negociação para a transição do poder este ano.

Entretanto, o líder da UNITA reiterou hoje ter mantido encontros com dirigentes do MPLA para abordar uma eventual transição pós-eleitoral e criticou os adversários por defender ilegalidades e ameaçar com instabilidade para se manter no poder.

“Agora vêm dizer que não abordamos nada disto? Então falamos de quê durante três horas e meia”, questionou Adalberto Costa Júnior, citado pela Lusa.

Eleições ao rubro, o Huambo o cenário não é diferente, como nos conta a nossa correspondente na província.

RD – Plantão.

Carla Castelo Branco, correspondente LAC na província do Huambo

Ponto

Setenta e duas pessoas morreram, na sequência dos duzentos e noventa acidentes de viação registados nos últimos sete dias no país.

Os dados foram revelados a LAC pelo, Inspector-chefe e especialista da Direcção de Comunicação Institucional Imprensa da Polícia Nacional de Angola, Venâncio Vicente.

RD-VVicente-1

Inspector-chefe avançou também que mais de três mil cidadãos foram detidos por contrabando de combustível, e mais de mil estrangeiros estão à contas com a justiça, por tentativa de entrada e saída clandestina do país.

RD- VVicente-2

Inspector-chefe e especialista da Direcção de Comunicação Institucional Imprensa da Polícia Nacional de Angola, Venâncio Vicente

O julgamento do caso Lussati, que reiniciou na última sexta- feira, dia 29 de Julho, foi novamente interrompido devido a um desentendimento entre advogados e juízes, devendo ser retomado no dia 15 de agosto, revelou um dos defensores.

Segundo aquela fonte, “O tribunal deu oito dias aos arguidos para constituírem novos advogados”.

O caso começou a ser julgado no final de junho, mas após algumas sessões, marcadas por questões prévias, requerimentos, admoestações, protestos e divergências entre o coletivo de juízes presidido por Andrade da Silva e o grupo de advogados, as audiências foram suspensas sem que tenha sido ainda lida a acusação.

Ponto

O projecto-piloto de dessalinização de água por destilação solar arrancou na ilha do Mussulo com uma produção diária de 200 mil litros.

A iniciativa é de algumas universidades do país, como explicou a LAC o coordenador do projecto, António Chivanga.

RD-AChivanga 1

O responsável avançou que a iniciativa tem permitido levar água de qualidade às populações que antes não tinha acesso ao líquido e ressaltou a importância do projecto para potenciar algumas áreas turísticas.

RD-AChivanga 2

Chivanga Barros coordenador do projecto de dessalinização de água por destilação solar que já arrancou na ilha do Mussulo com uma produção diária de 200 mil litros.

Ponto

O novo secretário-geral da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Haitham Al Ghais, anunciou que dentro de dois ou três meses, pretende efectuar uma visita a Luanda para agradecer ao Governo e ao Presidente João Lourenço pelo apoio à sua eleição, e da importância do país nas decisões da organização, noticiou jornal de Angola.

No primeiro dia do início de funções em Viena, na Áustria, Haitham Al-Ghais disse que Angola e África, no seu todo, são parceiros importantes e que a OPEP vai continuar a privilegiar as decisões em grupo para melhor conduzir o mercado.

Quanto aos desafios concretos para Angola, promete abordá-los com mais precisão na visita a Luanda, que aguarda apenas por formalização junto do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.

Ponto

Na política internacional,

A China, que preside este mês ao Conselho da Segurança da Organização das Nações Unidas, agendou dois debates principais na ONU, um sobre a manutenção da paz internacional e outro focado em África.

O primeiro é um debate aberto sobre “Paz e segurança em África: Capacitação para a manutenção da paz”.

“O objectivo da reunião é identificar os desafios à manutenção da paz em África e gerar ideias para apoiar a construção de capacidades no continente para enfrentar estes desafios”, indica uma nota divulgada pelo próprio Conselho de Segurança da ONU.

O Governo talibã condenou hoje o ataque norte-americano em Cabul que matou, o líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahir, considerando ter-se tratado de uma violação do acordo de paz de Doha.

O principal porta-voz islâmico, Zabiullah Mujahid, refere em comunicado, que o ataque norte- americano, foi “uma clara violação do direito internacional, e prejudica as oportunidades potenciais” de estabilizar a região.

Por sua vez, o presidente norte- americano, Joe Biden disse que foi feita justiça, e que o líder da Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri era um dos terroristas mais procurados do mundo e supervisionou os ataques do 11 de setembro de 2001, juntamente com Osama Bin Laden.

A Rússia acusou hoje os Estados Unidos de “desestabilizar o mundo” ao provocar tensões acerca de Taiwan, onde a possibilidade de uma visita da líder do Congresso dos EUA, Nancy Pelosi, está a irritar Pequim.

“Washington está a desestabilizar o mundo. Não resolveu nenhum conflito nas últimas décadas, mas provocou vários”, acusou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, numa mensagem divulgada na rede Telegram.

 

 

 

Data de Emissão: 02-08-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados