Notícias ao almoço, edição de 01 de Agosto de 2022

BNA mantém taxa de juros em 20 porcento e reduz coeficiente de reservas obrigatórias em moeda nacional.

Presidente do MPLA quer mais qualidade e rigor no ensino universitários nos próximos cinco anos.

SIC trava tentativa de tráfico de menor com destino ao Canadá.

Primeiro carregamento de cereais ucraniano deixou hoje porto de Odessa. ONU “saúda calorosamente” saída de navio

Ponto

Segunda-feira 28 de Julho. O Faustino Diogo edita às notícias, com técnica de Galaçio Santana e Emanuel Catilina. Apresenta o Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa tarde,

O Banco Nacional de Angola (BNA) manteve taxa de juros em 20 porcento.

A decisão saiu da última reunião do Comité de Política Monetária (CPM), realizada na sexta-feira, que entre as varias medidas decidiu também reduzir o Coeficiente de Reservas Obrigatórias em moeda nacional de 19 para 17 porcento e a taxa de juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez de 25 para 23 porcento, no explicou no final do encontro do governador do banco central, José de Lima Massano,

RD – JMassano 1

José Massano avançou que no primeiro semestre deste ano, o aumento das exportações suportadas pelo petróleo fizeram com que a Conta de Bens tivesse saldo positivo.

RD – JMassano 2

Quanto as Reservas Internacionais Líquidas, o País fechou o semestre com 14,3 mil milhões de dólares, valor que permite a importação de bens e serviços para um período de oito meses, segundo o governador do BNA.

RD – JMassano 3

Governador do BNA, José de Lima Massano e as decisões da última reunião do Comité de Política Monetárias, que decidiu manter a taxa de juros em 20 porcento e  reduziu o Coeficiente de Reservas Obrigatórias em moeda nacional de 19 para 17 porcento.

Ponto

O serviço de Investigação Criminal no Cunene deteve três homens na fronteira de Santa Clara que levavam para a Namíbia uma criança de dois anos que teria como destino final, a venda no Canadá.

A detenção dos homens ocorreu devido a desentendimentos quanto a partilha da quantia resultante do tráfico da criança, que foi entregue pela própria mãe, revelou a Televisão Pública de Angola.

A mãe da criança traficada acompanhou-a até a fronteira de Santa Clara para se certificar de que tudo correria bem, e depois pretendi regressar à Luanda.

RD-Mãe da criança

E o porta- voz do SIC no Cunene, José Coimbra revelou à TPA, que há indícios da conivência de alguns órgãos do Estado, e apresentou alguns dados, do tráfico de seres humanos naquela província.

RD-JCoimbra

Porta- voz do Sic no Cunene, José Coimbra sobre a detenção de três homens, na fronteira de Santa Clara que pretendiam levar para a Namíbia uma criança de dois anos, que tinha como destino final o Canadá.

E a Linha SOS criança registou de 24 a 30 de Julho, trezentas e vinte e quatro denúncias de violações dos direitos dos menores, em todo o país.

A porta- voz do INAC, Rosalina Domingos disse à imprensa que os casos foram de maus tratos, abandono e fuga às responsabilidades parentais, e também de abusos sexuais.

RD-RDomingos1

A porta- voz do INAC referiu-se a situações de consumo de álcool e de abusos sexuais e pediu aos pais e encarregados de educação no interior, que não entreguem os seus filhos a familiares, ou conhecidos nas grandes cidades, evitando-se assim, dissabores.

RD-RDomingos 2

Rosalina Domingos a porta-voz do Inac de as ocorrências registadas nos últimos sete dias pela Linha SOS Criança.

Associação SOS Desaparecidos em Angola está preocupada com o aumento de casos de sequestros no País. Segundo o seu coordenador Geral, Catanha Chilela, no primeiro semestre do ano registaram-se mais de 120 sequestros e 96 pessoas foram resgatadas

RD-CChilela

Coordenador Geral da Associação SOS Desaparecidos de Angola, Catanha Chilela e os casos de sequestro no País.

Ponto

Começou hoje em Luanda a décima oitava edição do Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitários (CAMFEU).

Na abertura do evento o presidente do MPLA, João Lourenço, destacou a formação académica como a chave para o fortalecimento do cidadão.

RD – JLO 1

João Lourenço alertou para a necessidade da juventude ter presente a utilidade da sua formação e contributo para o desenvolvimento do País.

RD – JLO 2

O Presidente do MPLA espera que os estudantes universitários contribuam para resolução dos problemas sociais do País.

RD – JLO 3

Para os próximos 5 anos, João Lourenço, quer mais qualidade e rigor no ensino universitário.

RD – JLO 4

Presidente da MPLA João Lourenço, hoje na abertura da décima oitava edição do Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitários, que decorre sobre o lema “Juventude universitária, unidos participemos nas eleições gerais de 2022”

Enquanto isso, os concorrentes as eleições gerais de Agosto continuam a caça ao voto. 

A nossa corresponde na província da Huíla traz-nos a seguir o ambiente político naquela região.

RD – Plantão

Equipa LAC que acompanha a movimentação política na província da Huíla.

Ponto

Do desporto,

A seleção nacional de futebol defronta no dia 27 de Agosto, a África do Sul, para a primeira mão da segunda e última eliminatória de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CHAN), dedicado a jogadores que actuam em competições domésticas.

Os Palancas Negras chegaram a esta fase depois de sábado vencerem, em Luanda, as Ilhas Maurícias por 1-0.

O Sagrada Esperança da Lunda-Norte descartou jogar a Supertaça em Futebol diante do Petro de Luanda agendada para 17 de Agosto.

A equipa Lunda recusa-se a jogar depois de ter já conquistado a referida prova, que no entanto foi anulada, pela FAF, após impugnação dos petrolíferos que reclamavam pela disputada de dois jogos e não apenas um, como aconteceu.

A reclamação dos tricolores do Eixo-Viário foi julgada procedente pelo Conselho Técnico da FAF, porém, o Sagrada Esperança recusa disputar o segundo jogo, ameaçando devolver o troféu

Ponto

Da política internacional,

O primeiro carregamento de cereais ucranianos deixou o porto de Odessa esta manhã, tal como previsto nos termos do acordo internacional com a Rússia, assinado em Istambul, anunciou o Ministério da Defesa turco.

O navio de carga, com pavilhão da Serra Leoa, deve fazer uma escala em Istambul na terça-feira onde vai ser inspeccionado antes de seguir viagem.

A carga tem como destino o Líbano, país que enfrenta uma grave crise económica e financeira.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, já “saudou calorosamente” a saída do primeiro cargueiro com cereais ucranianos, no quadro do acordo que visou levantar o bloqueio russo no Mar Negro.

O processo de corrupção de mais de 20 anos contra o ex-presidente sul-africano Jacob Zuma e o fabricante de armas francês Thales foi adiado novamente hoje no Tribunal Superior do sudeste da África do Sul.

O juiz Piet Koen decidiu adiar para 17 de Outubro o caso de corrupção, devido a um recurso pendente no Tribunal Constitucional submetido pelo antigo chefe de Estado sul-africano para que o procurador, o advogado Billy Downer, seja afastado do julgamento do caso.

A reconstrução da vila de Mocímboa da Praia, entre as mais afetadas pela insurgência armada em Cabo Delgado, vai incluir o reordenamento urbano para melhorar a vida das populações e reforçar a segurança dos bairros, informou o governo provincial. 

Mocímboa da Praia foi o distrito em que grupos armados protagonizaram o seu primeiro ataque no dia 05 de Outubro de 2017, tendo a sua vila sede sido, por muito tempo, descrita como a “base” dos rebeldes.

 

 

 

 

 

 

Data de Emissão: 01-08-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados