Notícias 07h – Edição de 05 de Agosto de 2021
CENTRO DE CIÊNCIAS INICIA FUNÇÕES EM 2023
CREDENCIAMENTO DOS JORNALISTAS PARA COBERTURA DAS ELEIÇÕES GERAIS ARRANCA NO SÁBADO
23,35 MIL MILHÕES DE DÓLARES É O VALOR DAS TROCAS COMERCIAIS ENTRE ANGOLA E A CHINA ATINGEM
INTERNACIONAL
GUTERRES PREOCUPADO COM MANOBRAS MILITARES CHINESAS
Jornal Síntese da MFM, sexta-feira 05 de Agosto de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.
JINGLE
O Centro de Ciências de Luanda, em construção na baixa da capital angolana, pode abrir as portas ao público em Julho do próximo ano.
A informação foi prestada durante uma visita que o Presidente da República, João Lourenço, realizou à empreitada, que está a ser instalada na antiga fábrica de sabão, no Largo do Baleizão.
A ministra do Ensino Superior Tecnologia e Inovação Maria do Rosário, avançou a imprensa as valências do Centro de Ciências de Luanda.
MARIA DO ROSARIO – J07H05082022
O Centro de Ciências de Luanda tem como objectivo a divulgação do conhecimento científico, e contará com espaços para a divulgação da cultura, história, fauna angolana, bem como áreas de experimentação química, física, matemática e electricidade.
PONTO CORRIDO
O credenciamento dos profissionais da Comunicação Social para a cobertura das Eleições Gerais de 24 de Agosto de 2022 arranca, este sábado, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, em Luanda.
-.-
As trocas comerciais entre a China e Angola tiveram um crescimento de 42% em 2021, em termos homólogos, atingindo 23,35 mil milhões de dólares, segundo o embaixador chinês em Angola.
De acordo com Gong Tao, as trocas comerciais chegaram já aos 14,42 mil milhões de dólares no primeiro semestre deste ano, afirmando que o comércio se mantém a bom ritmo nos primeiros seis meses de 2022, com aumento homólogo de 33%, continuando a China a ser o principal parceiro económico de Angola.
-.-
O bispo auxiliar da Arquidiocese de Luanda, Dom Fernando Francisco, apelou, esta quinta-feira, à solidariedade e ao espírito de irmandade emtre os angolanos.
O bispo, que falava na homilia de abertura da peregrinação ao Santuário da Muxima, destacou a necessidade de os angolanos preservarem a paz e a harmonia, contribuindo para o bem-estar social das comunidades.
INTERNACIONAL
O secretário-geral da ONU, António Guterres, indicou hoje estar a “acompanhar de perto e com preocupação” as manobras militares chinesas em redor de Taiwan e a alegada queda de cinco mísseis balísticos na zona económica exclusiva do Japão.
Na sua conferência de imprensa diária, o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stéphane Dujarric, confirmou as preocupações de Guterres perante os recentes acontecimentos, depois de as Nações Unidas terem evitado pronunciar-se sobre as tensões entre Pequim e Washington na sequência da visita à ilha de Taiwan da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi.
FIM