Na Ponta do Lápis: O sector do Turismo em Angola
Entrevista RÁDIO NOVA: Na Ponta do Lápis, edição de 09 de Abril de 2024, sobre “O sector do Turismo em Angola”
O sector do Turismo no território angolano foi o assunto de destaque do PONTA DE LÁPIS, espaço económico do NOVA MANHÃ, na 102.5 em FM, com Job de Sousa e João Pinto.
O Presidente da República, João Lourenço, assim que conferiu posse ao novo ministro do turismo Marcio de Jesus Lopes Daniel apelou a necessidade de se fazer um diagnóstico para descobrir por que razão o país ainda não consegue atrair turistas, com todas as condições que existem dentro do território nacional.
O Presidente destacou que o turismo fica independente do sector da cultura e a decisão deve-se justamente a necessidade de conferir ao sector do turismo maior dinamismo.
De acordo com o Presidente João Lourenço, o turismo é um sector muito importante para a economia no quadro da estratégia para a diversificação da economia, e pode captar outras fontes de divisa e pode contribuir de forma considerável para baixar os índices de desemprego.
Trata-se de um desafio lançado não apenas aos entes institucionais, enquanto responsáveis pela materialização da política do Estado virada para o sector, por um lado, mas, também, a todos os operadores directos e indirectos.
Ao conferir posse ao novo ministro do Turismo, Márcio de Jesus Lopes Daniel, ontem, o Chefe de Estado recomendou a realização de “um profundo diagnóstico” ao sector, numa altura em que se desacoplou do pelouro da Cultura e servir como uma das ferramentas para maior captação de recursos financeiros, de absorção de mão-de-obra e crescimento da economia.
O sector do Turismo, na sua vertente mais alargada, deve ser visto como uma área em que tenham de intervir em cadeia todos os operadores, a todos os níveis, cada um exercendo o seu papel para um funcionamento digno de uma verdadeira engrenagem.