LAC - Eleições 2022: "Sem Edição" com Cornélio Caley

Timóteo Ulika, é pseudónimo de Cornélio Caley. Nasceu no município do Bailundo, província do Huambo, em 1944. Fez os estudos primários na Missão Evangélica do Bailundo e secundários na Missão Evangélica do Dondi e Ex- Liceu Nacional de Nova Lisboa, Terminando no Ex- Liceu Salvador Correia em Luanda.

“O teu pai enviou um mensageiro. Arruma os teus objectos, meu filho! tudo tem fim na vida! Fiquei realmente abalado. Já não tinha em mente as ideias da escola. Habituara-me áquela vida. Já tinha a minha volta amigas com quem sorria e tocava batuque, saciando a alma das noites frias de Katuacipagele. Naquela manhã, eu parecia um homem condenado a qualquer coisa contra qual não podia lutar ou a qualquer coisa que reduzia a minha condição de homem. O avó recomendara-me várias vezes a voltar a escola. Mas naquele momento, duvidei da sabedoria do velho”…

Licenciou-se em História na Faculdade de Letras de Lisboa, Fez o Mestrado em estados africanos no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa ISCTE em Lisboa, onde fez o doutoramento em Sociologia do desenvolvimento.

“Numa sucessão de acontecimentos e também de pensamento, a memória fazia tudo, ir e vir, sem descanso, até que, um dia normal, igual a tantos outros, uns homens estranhamente trajados chegaram á casa. Perguntaram pelo meu pai e ele entregou-se. Tinham vindo buscá-lo e levá-lo á granja do Mueputu, onde se sabia que se trabalhava arduamente e servia de local de trânsito. De lá podia ser enviado para Santome. Em casa ficamos sós. Completamente desamparados. A mãe lava-nos, todas as manhãs á igreja a rezar para o regresso do pai. Assim que entrássemos na igreja, ajoelhavámo-nos e fechávamos os olhos. Eu quase sempre não fechava os meus e aproveitava observar a mãe, lembrando que o avó tinha dito que se tratava de asneira”…

Autor de A Rola de Tchingandu e Kandundu, é membro da União dos Escritores Angolanos, há já muitos anos.

 
Data de Emissão: 28-07-2022 às 13:00

Relacionados