Jornal das 7h, edição de 12 de Agosto de 2022
FORMAÇÕES POLÍTICAS ÀS ELEIÇÕES DO DIA 24 DESTE MÊS CONTINUAM A “CAÇAR” VOTOS EM TODO O PAÍS
ANGOLA PARTICIPA NA REUNIÃO DO CONSELHO DE MINISTROS DA SADC
GOVERNO PROÍBE SUBIDA DE PROPINAS NAS ESCOLAS
INTERNACIONAL
ATAQUE A PRISÃO NA RDC TERMINA COM 11 MORTOS
Jornal Síntese da MFM, sexta-feira 11 de Agosto de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.
JINGLE
As formações políticas às eleições do dia 24 deste mês continuam a “caçar” votos em todo o país, no quadro da campanha eleitoral.
PONTO MPLA
O MPLA anunciou, esta quinta-feira, que vai respeitar os resultados das eleições gerais de 24 do mês em curso e convidou as outras forças políticas concorrentes a seguir o mesmo caminho.
O anúncio foi feito num acto de massa pelo candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, no Largo das Escolas, na cidade de Ndalatando, província do Cuanza Norte.
JOÃO LOURENÇO – J07H12082022
Presidente do MPLA João Lourenço na província do Cuanza Norte.
PONTO UNITA
O candidato da UNITA a presidente da República, disse no Dundo, província da Lunda Norte, que não se pode aceitar que uma região com tanto potencial não seja autossuficiente.
Adalberto Costa Júnior, falava esta quinta-feira em acto político no âmbito da Campanha Eleitoral.
ADALBERTO COSTA JUNIOR – J07H12082022
Adalberto Costa Júnior, Presidente da República.
PONTO CORRIDO
Angola participa nos dias 13 e 14 deste mês na reunião Conselho de Ministros da SADC, a decorrer em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo.
O evento acontece no quadro da 42ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da SADC marcada para os dias 17 e 18 deste mês.
A 42ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da SADC decorrerá sob o lema “Promoção da Industrialização, através do Agro–Processamento da Transformação de Recursos Minerais e do Desenvolvimento das Cadeias de Valores Regionais, em prol do Crescimento Económico, Inclusivo e Resiliente”.
-.-
As instituições públicas e privadas de ensino em todo o país estão proibidas de aumentar os preços das propinas e emolumentos no ano lectivo 2022/2023.
Segundo um comunicado do Instituto de Gestão de Activos e Participação do Estado (IGAPE, divulgado, quarta-feira, esclarece que o único cenário que pode se registar é a redução do valor das propinas.
Segundo o comunicado, quem violar este instrutivo arrisca-se a uma penalização criminal e civil.
INTERNACIONAL
Subiu para 11 o número de mortes após um grupo armado ter atacado uma prisão no nordeste da República Democrática do Congo na quinta-feira, levando à fuga de mais de 800 reclusos.
Segundo o mais recente relatório das autoridades congolesas, durante o assalto à prisão de Kakwangura, na cidade de Butembo (província do Kivu Norte), morreram dois polícias, cinco membros do grupo armado e um miliciano.
Inicialmente, o exército atribui o ataque ao grupo Mai-Mai, um nome que abrange dezenas de milícias armadas que operam na área há décadas, formadas por camponeses e outros civis armados para se defenderem de outros rebeldes e até do próprio exército congolês.
FIM