Jornal das 7h, edição de 02 de Agosto de 2022
J07H02.08.2022
REDACÇÃO MFM
TONY FANCY
CNE PRORROGA PRAZO DE INSCRIÇÃO DE DELEGADOS DE LISTA
MPLA DESMENTE LÍDER DA UNITA SOBRE NEGOCIAÇÃO PARA A TRANSIÇÃO
UNITA ACUSA GOVERNO DE CANCELAR MARCHA NACIONAL CONTRA IRREGULARIDADES NO PROCESSO ELEITORAL.
INTERNACIONAL
CHUVAS TORRENCIAIS MATAM 10 PESSOAS NO UGANDA
Jornal Síntese da MFM, terça-feira 02 de Agosto de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.
JINGLE
A Comissão Nacional Eleitoral prorrogou esta segunda-feira para mais três dias o prazo de recepção da lista de credenciamento dos delegados de lista das formações políticas concorrentes às eleições gerais de 24 de Agosto.
A decisão saiu da reunião plenária extraordinária, presidida pelo Presidente da CNE, Manuel Pereira da Silva, realizada em Luanda.
De acordo com o porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, a solicitação para o alargamento do prazo, que terminou sábado (dia 30), foi feita pelo Partido Humanista de Angola, que alegou razões técnicas, nomeadamente dificuldades operacionais com o equipamento disponível para o efeito.
LUCAS QUILUNDO – J07H02082022
De acordo com a Lei, as formações políticas devem comunicar as comissões eleitorais municipais para efeito de identificação e credenciamento até 30 dias antes da data das eleições, os nomes dos respectivos delegados de listas e dos suplentes para cada assembleia de voto.
PONTO MPLA
O secretário do Bureau Político do MPLA para os Assuntos Políticos e Eleitorais, João Martins, desmentiu, esta segunda-feira, em Luanda, o presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, sobre os pronunciamentos proferidos, recentemente, num dos actos de massas, em relação a uma possível negociação para a transição com membros do partido dos camaradas.
O MPLA, perante ao que designou de atitude grosseira, convocou a imprensa para esclarecer a opinião pública nacional e os eleitores, em particular, que Adalberto Costa Júnior estava a fazer aproveitamento de um encontro para mentir aos angolanos.
JOÃO MARTINS – J07H02082022
MPLA desmente líder da UNITA sobre negociação para a transição.
PONTO UNITA
O maior partido na oposição em Angola, a UNITA, disse em comunicado de imprensa esta segunda-feira que foi “intimado e intimidado” pelas autoridades para cancelar uma marcha nacional contra as irregularidades no processo eleitoral.
A marcha estava prevista para sábado passado e pretendia juntar outras forças partidárias e da sociedade civil com a inteção de exigir à Comissão Nacional Eleitoral a publicação dos cadernos eleitorais antes da votação, conforme estabelecido por lei.
A informação foi avançada a MFM, pelo director da Campanha e Marketing da UNITA Alcino Kuvalela.
ALCINO KUVALELA – J07H02082022
UNITA acusa governo de cancelar marcha nacional contra irregularidades no processo eleitoral.
INTERNACIONAL
Pelo menos 10 pessoas morreram devido a chuvas torrenciais e deslizamentos de terra no leste do Uganda no domingo, confirmaram hoje as autoridades.
As chuvas afetaram particularmente a cidade de Mbale, onde arrastaram várias casas e veículos e destruíram plantações.