Jornal das 7h, edição de 16 de Agosto de 2022
CNE DÁ 48 HORAS À UNITA PARA CORRIGIR LISTA DE DELEGADOS DE LISTA NO ESTRANGEIRO
PRESIDENTE DO PARLAMENTO DESTACA GANHOS DA ÚLTIMA LEGISLATURA
TAXA DE DESEMPREGO ABRANDA NO SEGUNDO TRIMESTRE PARA 30,2%
INTERNACIONAL
ADVOGADOS E JORNALISTAS PROCESSAM CIA POR ESPIONAGEM A JULIAN ASSANGE
Jornal Síntese da MFM, terça-feira 16 de Agosto de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.
JINGLE
A Comissão Nacional Eleitoral deu 48 horas à UNITA para conformar a sua lista de delegados credenciados no exterior do país, segundo deliberação saída esta segunda-feira de uma reunião do plenário do órgão.
A decisão surge na sequência de uma reclamação da UNITA segundo a qual os seus delegados não-residentes nos países indicados estariam com dificuldades de exercerem as suas actividades.
O porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, disse, sem revelar o número de delegados da UNITA em situação irregular, que o plenário deliberou para a sua substituição por outros que estejam de acordo com a legislação e com o regulamento especificamente aprovado.
LUCAS QUILUNDO – J07H16082022
Comissão Nacional Eleitoral deu 48 horas à UNITA para conformar a sua lista de delegados credenciados no exterior do país
PONTO
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando Piedade Dias dos Santos, destacou, esta segunda-feira, o facto de, na Quarta Legislatura, ter-se preservado o ambiente de fraternidade, não obstante as diferenças ideológicas partidárias no hemiciclo.
Ao intervir na sessão solene de encerramento do quinto e último ano parlamentar da Quarta Legislatura, o líder do Parlamento observou que, mesmo nos momentos de alguma discórdia, “prevaleceu sempre o mais alto interesse da Nação e o sentimento de Estado por parte de todos os representantes do povo”.
FERNANDO PIEDADE DIAS DOS SANTOS – J07H16082022
Presidente do parlamento destaca ganhos da última legislatura.
PONTO CORRIDO
A taxa de desemprego em Angola registou, no segundo trimestre de 2022, uma ligeira descida em termos homólogos, para 30,2%, diminuição que foi também observada na população entre os 15 e 24 anos.
Segundo o inquérito ao emprego do Instituto Nacional de Estatística de Angola , a taxa de desemprego na população com 15 ou mais anos foi estimada em 30,2% entre Abril e Junho de 2022, menos 1,5 pontos percentuais do que no período homólogo de 2021, correspondente a menos 46.682 desempregados.
-.-
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, abordou, por telefone esta segunda-feira, com o secretário de Estado Americano, Antony Blinken, questões sobre a paz e segurança em África, com destaque para a actual situação na região dos Grandes Lagos, sobretudo para a tensão entre o Ruanda e a República Democrática do Congo.
As duas entidades aproveitaram o momento para enfatizar a mediação que Angola tem desempenhado para a normalização das relações entre o Ruanda e a RDC
INTERNACIONAL
Um grupo de advogados e jornalistas anunciaram hoje uma queixa judicial contra a CIA e o seu ex-diretor Mike Pompeo, por espionagem ao fundador da “WikiLeaks” Julian Assange durante a sua permanência na embaixada do Equador em Londres.
Julian Assange, de 51 anos, permanece na prisão de segurança máxima de Belmarsh, em Londres, enquanto aguarda o recurso contra a sua entrega aos Estados Unidos.
As autoridades norte-americanas acusaram o australiano de cerca de 20 delitos no âmbito das informações e documentos que divulgou no ‘site’ “WikiLeaks”, no qual expôs abusos cometidos pelas tropas norte-americanas nas guerras do Iraque e Afeganistão.