Jornal das 7 horas, edição de 10 de Agosto de 2022
CNE APELA ELEITORES AO CUMPRIMENTO DA LEI
140 CASOS DE TRÁFICO DE SERES HUMANOS FORAM REGISTADOS NO PAIS DESDE 2014
INTERNACIONAL
GOVERNO DOS EUA APOIA NEGOCIAÇÕES PARA TERMINAR COM VIOLÊNCIA NA RDC
Jornal Síntese da MFM, terça-feira 10 de Agosto de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.
JINGLE
O presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Manuel Pereira da Silva, exortou, esta terça-feira, aos eleitores a cumprirem o estipulado na Lei, evitando a permanência nas assembleias de voto após o exercício do direito de cidadania, no dia 24 deste mês.
Manuel Pereira da Silva, que falava na abertura da formação cívica eleitoral para magistrados do Ministério Público, exortou os procuradores para a aplicarem os mecanismos legais a todos os cidadãos eleitores que, após cumprirem o direito de voto, não regressarem a casa e permanecerem nas assembleias de voto.
MANUEL PEREIRA DA SILVA – J07H10082022
Por seu turno, o Vice-procurador-geral da República, Mota Liz disse que a PGR estará atenta a todas as práticas ilícitas.
MOTA LIZ – J07H10082022
A formação está enquadrada na agenda da CNE cujo objectivo é transmitir conhecimentos sobre o conteúdo da campanha de educação cívica eleitoral.
PONTO CORRIDO
Cento e 40 casos de tráfico de seres humanos foram registados em Angola desde 2014, pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, informou, esta terça-feira, no Uíge, a secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste Januário.
Do total de casos, apenas 22 resultaram em julgamento e condenação dos autores desses crimes, disse a responsável, quando discursava na abertura do seminário sobre tráfico de seres humanos, protecção e assistência às vítimas de tráfico de pessoas.
Informou ainda, que os crimes ocorrem, maioritariamente, na província de Luanda e nas que fazem fronteira com a República Democrática do Congo, República do Congo, Namíbia e Zâmbia.
-.-
O presidente do MPLA, João Lourenço, chegou, encontra-se na província de Malanje, onde vai presidir hoje, um acto político de massas.
A deslocação do candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, a província de Malanje, está enquadrada nas acções da campanha eleitoral para as Eleições Gerais de 24 de Agosto.
-.-
O cabeça-de-lista da UNITA , Adalberto Costa Júnior, reiterou, no município do Cuango, província da Lunda Norte, a alteração da Constituição da República de Angola e implementação das autarquias locais, se vencer as eleições gerais de 24 deste mês.
-.-
A Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE) promete trabalhar para o desenvolvimento económico da região sul do país, nos próximos cinco anos.
A intenção foi manifestada, no Lubango (Huíla), pelo líder da coligação e candidato a Presidente da República, Manuel Fernandes, que apontou os sectores agrícola e turístico como áreas que podem reforçar o Orçamento Geral do Estado.
INTERNACIONAL
Os Estados Unidos vão apoiar os esforços do Quénia e Angola para terminar com a violência no leste da República Democrática do Congo e ajudar a resolver a crise da nação centro-africana com o Ruanda, assegurou esta terça-feira o governo norte-americano.
secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, esteve esta terça-feira na capital da RDCongo, Kinshasa, na sequência de uma viagem à região com paragem em três países africanos, onde se encontrou com o Presidente, Félix Tshisekedi, entre outras autoridades do governo.
FIM