Jornal das 19h, edição de 01 de Março de 2024
Tópicos:
A cidade de Luanda enfrenta nos últimos dias, um surto de conjuntivite hemorrágica contagiosa, que esta afectar tanto crianças quanto adultos.
A conjuntivite hemorrágica é caracterizada por hemorragia subconjuntival, inchaço repentino das pálpebras, congestão, vermelhido e dor nos olhos.
A médica Luísa Paiva, do Instituto Nacional Oftalmológico de Angola, diz que o risco de contágio e propagação em crianças é maior.
RD – LUÍSA PAIVA 1 – 19H 01-03-2024
A medica avança que importante a população reforcar as medidas de prevenção, como lavar as mãos frequentemente.
RD – LUÍSA PAIVA 2 – 19H 01-03-2024
Luanda está ser assolada por um surto de conjuntivite hemorrágica contagiosa, que sesta afectar tanto crianças como adultos.
Médica Luísa Paiva, do Instituto Nacional Oftalmológico de Angola.
::::::::::::: PONTO :::::::::::
Proteção civil, uma actividade que visa prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos, proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando tais situações ocorram.
Celebra-se hoje 1 de março, o dia internacional da proteção civil …Trata-se de uma data global, instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil e que começou a ser celebrada após a entrada em vigor da constituição deste organismo.
O objetivo do dia é chamar a atenção dos vários países do mundo para a importância da proteção civil, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade.
E a noite foi de chuva em Luanda, situação que requer muitas vezes a intervenção dos agentes da protecção civil.
Na zona do Camama, cidadãos viveram vários constrangimentos.
RD – VOX POP CHUVAS – 12H – 01-03-2024
A porta-voz dos Serviços de protecção civil e Bombeiros na capital deixa conselhos úteis à população neste período de chuva.
RD – MAÍNA PANZO 12H – CONSELHOS
Maína Panzo fala ainda das intervenções da corporação nas ultimas 24 horas:
RM-MAÍNA PANZO 12H 01.03.2024 OCORRÊNCIAS.
A actuação do Serviço de Bombeiros em Luanda, no dia da proteção civil.
A proteção civil surgiu em 1949 no protocolo 1 do Tratado de Genebra de “Proteção das vítimas dos conflitos internacionais armados”, definindo-se como um sistema nacional de gestão dos serviços de emergência que proporciona assistência e proteção a toda a população perante um desastre ou acidente.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
E uma marcha para sensibilizar as mulheres a salvaguardar os direitos de todas as pessoas com base no género e igualdade marcou hoje, em Caxito, província do Bengo, as comemorações alusivas ao Dia Mundial da Discriminação Zero.
Promovida pelo Gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade de género, a marcha contou com a participação de pessoas de vários extractos sociais e enquadra-se também na jornada Março-Mulher.
O vice-governador do Bengo para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, destacou a importância da data e encorajou as pessoas que se sentem inúteis a aderirem os diversos programas que o governo oferece, de forma a lutar por oportunidades iguais.
Ninguém deve discriminar outrem, sobretudo as crianças, mulheres e pessoas portadoras com deficiência, sublinhou.
Já a directora do Gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Marcelina Gomes Matari, disse que o governo da província vai continuar a trabalhar na inclusão social e reintegração da pessoa com deficiência a todos níveis.
O Dia Mundial da Discriminação Zero é comemorado, anualmente, a 1 de Março, pela Organização das Nações Unidas e outras organizações internacionais com vista a promover a igualdade perante a lei e na prática.
JINGLE |
Foi aberto mais um ano judicial e voltam as promessas de uma justiça célere, transparente e ao alcance de todo o cidadão.
A realidade está ainda entretanto, muito aquém desses objectivos.
O jurista Carlos Cabaça consider eu não tem havido avanços significativos no sistema de justiça.
RD – CARLOS CABAÇA 12H 1 – 01-03-2024
Ao discursar na abertura do ano judicial 2024, o presidente do Tribunla Supremo anunciou que mais de 15 mil processos foram tramitados pelos juízes de garantia desde que entraram em funções o ano passado.
RD – JOEL LEONARDO 12H – 01-03-2024
Para Carlos Cabaça ainda não existe no país juízes de garantia como tal:
RD – CARLOS CABAÇA 12H 2 – 01-03-2024
O jurista considera, por outro lado, que o numero de tribunais de comarca existentes ainda não satisfaz:
RD – CARLOS CABAÇA 12H 3 – 01-03-2024
Com a abertura do ano judicial, novos desafios são tb lançados para a PGR, como frisou o Procurador Geral, Helder Pitra Grós.
RD – HELDER PITA GRÓS 12H – 01-03-2024
E o Presidendente da Republica disse.na sua intervenção, que aproximar a justiça aos cidadãos continua a ser um compromisso do governo:
RD JOÃO LOURENÇO 12H
O Presidente João Lourenço acredita que o país está a formados quadros necessários para garantir uma justiça mais actuante:
RD JOÃO LOURENÇO 2 – 12H 2
Extractos do discurso do PR na abertura do ano judicial 2024.
-.-.-.-.-.-.-.-.-
O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta sexta-feira, em Luanda, uma mensagem enviada pelo homólogo da Namíbia, Nangolo Mbumba.
Segundo a Presidência da República, o portador da missiva foi o ministro da Defesa e Assuntos dos Veteranos da Pátria do país vizinho, Frans Kapofi.
Em declarações aos jornalistas destacados no Palácio Presidencial, o emissário namibiano afirmou que agradeceu ao Presidente João Lourenço pelo apoio que Angola prestou ao Estado namibiano por altura das exéquias do Presidente Hage Gottfried Geingob, na passada semana.
:::::::::: PONTO :::::::::::
Os deputados angolanos aprovaram esta sexta-feira, por unanimidade, o Projecto de Resolução para a ratificação da Declaração sobre o Desenvolvimento e Potenciamento da Juventude na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
A aprovação do documento ocorreu na 4.ª Reunião Plenária Extraordinária da 2.ª Sessão Legislativa da V Legislatura, orientada pela presidente deste órgão de soberania, Carolina Cerqueira.
De acordo a Angop, a Declaração sobre o Desenvolvimento e Potenciamento da Juventude na SADC salvaguarda a implementação das relações de amizade e de cooperação entre os estados membros no domínio da juventude, incluindo a prestação de uma atenção especial às mulheres jovens, aos jovens portadores de deficiência e à juventude rural.
O documento está em conformidade com a visão de Angola no que concerne ao disposto no Programa de Desenvolvimento Integral da Juventude e a Política Nacional da Juventude aprovada pelo Decreto Presidencial n.º 273/19 de 02 de Setembro.
PONTO |
O SIC prendeu no Kikolo um grupo de pessoas que se dedicavam à venda de medidamentos em lugar impróprio e por exercício ilegal da actividade.
A proveniência dos medicamentos ainda está por apurar.
RD MANUEL MALAIWA 12H 1
Superintendente Manuel Halaiwa, porta-voz do SIC Nacional.
Halaiwa, aconselha prudência à população:
RD MANUEL HALAIWA APELO 12H 2
PONTO |
Angola pretende recuperar e restaurar os ecossistemas degradados na ordem dos 13 a 16 por cento, aumentar a superfície das áreas de conservação e criar a primeira área de manutenção marinha, informou, quinta-feira, em Nairobi, a ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira.
Ao intervir na 6ª Assembleia das Nações Unidas (ONU) sobre o Ambiente, que decorre na capital do Quénia, Ana Paula de Carvalho Pereira disse que Angola está a trabalhar a todos os níveis para implementar soluções capazes de preservar a natureza para a gerações actuais e futuras.
Os grandes desafios ambientais que afectam a humanidade, disse, levam-nos a reflectir sobre os esforços empreendidos, tanto a nível nacional, como multilateralismo. No caso de Angola, frisou Ana Paula de Carvalho Pereira, foi aprovada a Estratégia Nacional para as Alterações Climáticas, capazes de adoptar um modelo de desenvolvimento de baixo carbono, mobilizar recursos e promover o fortalecimento da capacidade institucional na adopção de tecnologias ambientais.
O Plano Nacional de Desenvolvimento de Angola, referiu a ministra do Ambiente, é um instrumento quinquenal de planificação para o desenvolvimento, que incorpora acções tendentes a ultrapassar desafios e implementar soluções que preservem a natureza para as gerações actuais e futuras.
INTERNACIONAL |
O Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, declarou emergência nacional, nesta quinta-feira, devido à seca que afectou a produção de alimentos e a geração de energia, enquanto o país luta para recuperar de uma epidemia de cólera.
Tal como alguns dos vizinhos, a Zâmbia está a sofrer uma seca severa devido a um fenómeno, que está a agravar as duras condições climáticas atribuídas em parte pelas alterações atmosféricas.
Num discurso à nação, Hakainde Hichilema pediu às forças de segurança que se concentrassem mais na produção de alimentos.
Além disso, a Zâmbia planeia aumentar as importações de alimentos e mobilizar as agências das Nações Unidas, bem como as empresas locais para ajudar a mitigar o impacto do fenómeno.
GRANDE ENTREVISTA |
O estado degradante de algumas estradas do pais, foi analizado, nesta quinta feira, no programa nova manha… jornalista João Pinto convrersou com António Gavião, presidente da comissão executiva da Associação de Transportadores de Logística do país.