Jornal das 12h, edição de 31 de Dezembro de 2024

JORNAL 12H00

31.12.2024

Edição: Laurinda Tavares

Técnica: Domingos Ambrósio

NOTÍCIAS

 

Há uma disputa entre pescadores de barcos artesanais e  de grandes embarcaçoes nos mares de Benguela. Segundo denúncias chegadas a rádio nova, Os barcos de grande porte, detidos principalmente por chineses, usam meios proibidos na actividade pesqueira. Os pescadores  lobitangas ficam sem alternativas, para contrapor esta situaçao, como descreveram à radio nova.

RD AVELINO ABEL –  10H00

JINGLE

 

Os altos preços dos produtos da sexta básica e a deficiente prestaçao dos serviços de saúde são apontados  como  a realidade mais difícil por que passou a populaçao no ano que está a terminar.

Cidadaos entrevistados pela Radio Nova,  manifestaram o desejo de ver a situaçao melhorar em 2025:

RD VOX PERSPECTIVAS DO ANO NOVO 12H00

Os anseios da populaçao para 2025… já só faltam 12 horas.

A Rádio Nova procurou igualmente saber dos cidadaos, como estao a passar as últimas horas de 2024.

 

RD PASSAGEM DE ANO VOX 12H00

 

PONTO

 

Polícia Nacional pede atençao das famílias para esta transiçao de 2024 para 2025.

O ministro do Interior, Manuel Homem, orientou, esta segunda-feira, em Luanda, a reunião do conselho superior da Policia Nacional para a garantia da tranquilidade e o bem-estar dos cidadãos durante a passagem de Ano Novo.

Diz a polícia que grande parte dos crimes começam no seio da família.

RD COMANDANTE DA POLICIA 12H00

Comissário Orlando Bernardo, director de segurança publica e Operaçoes do Comando Geral da Polícia Nacional.

Pouco mais de 400 festas de ano novo foram comunicadas as autoridades. A  polícia Nacional quer ver tudo correr na normalidade_

RD COMANDANTE DA POLICIA 12H00

Comissario Orlando Bernardo , em declaraºoes à imprensa, depois do Ministro do Interior, Manuel Homem, ter dirigido uma reniao de  avaliaçao das acçoes para asseguramenhto da passagem de ano..

A reunião do Conselho Superior da Policia Nacional, que teve lugar nas instalações da Unidade de Reacção e Patrulhamento, em Luanda, contou com a presença de altos responsáveis do Ministério do Interior.

Estao mobilizados mais de   efectivos para a operaçao fim de ano.

JINGLE

A poucas horas do fim de ano, cidadaos continuam a procura de operadoras de transporte para viajarem para outros pontos, onde pretendem o momento de transiºao de ano-

O avelino Miguel está atento a estes movimento e traz agora para este jornal outrrs

RD AVELINO ABEL 12H00

..–..–..–..–..

Está cortada temporariamente a circulação do comboio do CFM na ligação entre Lubango e Menongue devido ao desabamento da ponte que liga as localidades de Olivensa e Capembe, por causa das fortes chuvas que se fazem sentir nos ultimos dias naquela região.

A informacao foi avançada pelo porta-voz do CFM Yuri Futi.

RD-YURI FUTI 1 19H

O director do gabinete de comunicacao do CFM, apela a calma aos utentes do servicos do comboio ate que seja resolvida a situcao.

RD-YURI FUTI 2 19H

Esta interrompida a circulacao de pessoas e bens via ferroviaria na ligacao Menongue Lubango, devido ao desabamento da ponte que liga as localidades de olivensa e Capembe.

 

..–..–..–..–..

 

A ENDE exorta aos clientes do sistema pre-pago que comprem as recargas de energia de forma antecipada, para evitarem o congestionamento do sistema.

O apelo foi feito pelo seu director de comunicaçao, Lauro Fortunato.

RD-LAURO FORTUNATO 1 

 

JINGLE

 

As obras de infraestrutura integradas existentes na província do Cuanza Sul, vão merecer prioridade do novo governador, Narciso Benedito, que vislumbrou também  aposta no capital humano para o desenvolvimento sustentável da província.

 O governador que falava  nesta segunda- feira no final da audiência que manteve com a presidente da Assembleia Nacional Carolina Cequeira.

 

Mais dados desta matéria com Jaime Palanca

RD JAIME PALANCA 07H00

Novo governador do Kuanza-Sul quer transformara província num modelo de inclusão, numa altura em que o executivo conclue o processo de institucionalização das novas províncias do país, criadas ao abrigo da nova Divisão Político-Administrativa, com a formalização e apresentação do primeiro governador do Moxico-Leste, Crispiniano dos Santos.

 

O processo de institucionalização das novas províncias arrancou sexta-feira, na província de Icolo e Bengo, com a apresentação do governador local, Auzílio Jacob.

 

Após o Icolo e Bengo, foi a vez da institucionalização das províncias do Cubango e Cuando, sábado, resultante da divisão da província do Cuando Cubango.

 

Para a província do Cuando foi apresentado Lúcio Gonçalves do Amaral como governador, enquanto José Martins vai dirigir o Cubango. Os actos foram orientados, também, pelo ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca.

 

As novas províncias surgiram ao abrigo da nova Divisão Político-Administrativa (DPA) de Angola, aprovada a 14 de Agosto de 2024, pela Assembleia Nacional. Na nova configuração, o país passou a ter três novas províncias, perfazendo 21, 326 municípios e 378 comunas. As novas províncias resultaram da divisão do Moxico, Cuando Cubango e de Luanda.

 

–..–..–..–

O Presidente João Lourenço expressou os pêsames a Joe Biden, através de uma mensagem, na qual destaca que Jimmy Carter deixa aos Estados Unidos da América um “precioso” legado institucional que vai, “seguramente”, continuar a obra da sua vida, que foi a de defender e promover os princípios democráticos que sempre constituíram a bússola das suas acções, como cidadão e homem político.

 

A título ilustrativo, o Presidente da República referiu que o mundo se vai recordar, sem dúvidas, da influência e capacidade negocial de Jimmy Carter na resolução de conflitos no complexo contexto da Guerra Fria. 

 

“Nesta hora de luto para o povo norte-americano, escreve Joao Lourenço,  desejo saudar o percurso exemplar desta grande figura que percorreu todo um século, durante o qual pôde vivenciar, observar e desempenhar um papel actuante e activo nos acontecimentos que marcaram, indelevelmente, a História da Humanidade nos últimos cem anos, tendo alcançado, assim, uma dimensão política que transcendeu o seu mandato como 39º Presidente dos Estados Unidos da América”, lê-se na mensagem do estadista angolano.

 

João Lourenço concluiu a mensagem endereçando ao homólogo norte-americano, em nome do Executivo angolano e no seu, as mais sentidas condolências “pela perda de uma tão distinta personalidade”, solicitando a Joe Biden que as estenda à família enlutada e aos amigos.

 

“Queira aceitar, Excelência, os protestos da minha alta estima e consideração”, destaca-se, ainda, na mensagem.

 

Jimmy Carter, sucedido no cargo por Ronald Reagan (40º Presidente dos Estados Unidos), foi um político e filantropo norte-americano, que serviu como 39° Presidente dos Estados Unidos, isto é, de 1977 a 1981.

..–..–..–..

Muitos dirigentes europeus reagiram com homenagens sentidas à notícia do falecimento do antigo presidente dos Estados Unidos James Earl “Jimmy” Carter, aos 100 anos de idade, honrando a sua vida e feitos notáveis.

Carter, que foi o 39.º presidente dos Estados Unidos durante uma fase crítica da Guerra Fria, deixou um impacto duradouro nas relações transatlânticas, um tema sublinhado nas condolências partilhadas pelos líderes europeus.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, expressou os seus sentimentos nas redes sociais, elogiando a “liderança moral” de Carter e salientando que “serviu o seu país com honra – e humanidade, com compaixão”.

O seu trabalho contribuiu para a paz, a saúde e a democracia em todo o mundo”, realçou.

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, fez eco destes sentimentos, qualificando o legado de Carter como “uma inspiração” e elogiando a dedicação do falecido Presidente em colocar os direitos humanos, a dignidade e a paz no centro da sua vida política.

Data de Emissão: 31-12-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados