Jornal das 12h, edição de 29 de Setembro de 2024

J12H29.09.2024/JB
DOMINGO

MANCHETES
IGREJA DE LUTO FALECEU DOM ALEXANDRE CARDEAL DO NASCIMENTO;
Som cardeal
ARCEBISPO DE LUANDA DIZ QUE IGREJA ANGOLANA VIVE MOMENTOS DE DOR COM A PARTIDA DE DOM ALEXANDRE CARDEAL DO NASCIMENTO; MENSAGEM DE PESAR CONTINUAM A SER ENDEREÇADAS À IGREJA E À FAMÍLIA;
SINDICATO DE JORNALISTAS ANGOLANOS SUSPENDE FILIAÇÃO JUNTO DA CGSILA;
GOVERNO ADIANTA QUE NÃO HAVERÁ PRORROGAÇÃO DO CENSO GERAL DA POPULAÇÃO E HABITAÇÃO
ISRAEL ANUNCIA MORTE DO POSSÍVEL SUBSTITUTO DO LÍDER DO HEZBOLLAH ABATIDO NO SÁBADO;
DESTAQUE
Jornal da Tarde da Rádio Ecclesia, edição de Domingo, 29 de Setembro de 2024; as notícias com Jo~so Beiji e José de Belém. –
SPOT ENTREGO MINHA VIDA
A conferência episcopal de Angola e São Tome reage com fé e sentimento de gratidão a morte de Dom Alexandre Cardeal do Nascimento que aconteceu ontem aos 99 anos de idade, numa das unidades hospitalares de Luanda.
Dom José Manuel Imbamba, presidente da CEAST descreve o legado deixado pelo primeiro cardeal angolano numa altura em que a conferência episcopal de Angola e São Tome projectava a celebração do centenário do nascimento do cardeal.
DOM IMBAMBA CARDEAL LEGADO
Dom José Manuel Imbamba revela que a igreja angolana vai preservar os ensinamentos de Dom Alexandre Cardeal do Nascimento.
DOM IMBAMBA CARDEAL PRESERVAÇÃO
Dom José Manuel Imbamba, presidente da conferência episcopal de Angola e São tome.
………………
E durante a missa dos 60 anos de existência da Paróquia Sagrada Família, o arcebispo de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, sublinhou que a igreja está vive momentos de dor e de luto pela morte do primeiro Cardeal angolano, sublinhando porém que o jubileu vai continuar a ser vivido com fé, na esperança da ressurreição. –
DOM FILOMENO CARDEAL
Arcebispo de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, durante a missa dos 60 anos de existência da Paróquia Sagrada família.
…………………..
Na Arquidiocese de Malanje, terra natal do Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, os sacerdotes reagiram pela morte do Cardeal mais velho do mundo, consideram que a notícia chegou de surpresa numa altura em que se preparavam para comemorar o centenário da sua eminência no próximo ano.
Outros dados com o António Clemente.
AC.MORTE CARDEAL RECAÇÃO DOS SACERDOTES
Em Malanje, terra natal de Dom Alexandre cardeal do Nascimento, comunidade local reage com Fé e senstimento de gratidão a morte do primeiro cardeal angolano.
…………………
Outra reacção vem da promaica, promoção da mulher na igreja catolica. O teor do comunicado para acompanhar a seguir na voz padre martinho kavaya director nacional da PROMAICA.
PROMAICA MORTE CARDEAL
…………………
O programa oficial das exéquias de acordo com o cónego Apolónio Graciano será comunicado oportunamente.
CÓNEGO APOLÓNIO 7 HORAS
Cónego Apolónio Graciano.
……………….
O Presidente da República, João Lourenço, lamentou, este sábado, com “profunda consternação” o falecimento do Cardeal Dom Alexandre do Nascimento.
Numa mensagem de condolências, o Chefe de Estado escreveu que Angola, a Pátria, perde assim um dos seus filhos mais insignes, um homem bom que consagrou grande parte da sua vida a transmitir aos seus, valores e princípios para uma vida em dignidade, de perdão e de respeito ao próximo.
“Comungo da certeza de que os feitos do servo da Igreja e da Nação que hoje nos deixa serão perpetuados ao longo de gerações, como confirmação da grandeza do seu percurso e da nobreza da causa geral que defendeu ao longo da vida, a de disseminar o Bem”, lê-se na mensagem.
………………..
Reacções também na Lunda Sul, onde o governador provincial Daniel Neto, descreve o Cardeal, “como uma biblioteca, parte da história de Angola, de África e do mundo”. Almeida Sonhi

A. SONHI – REAÇÃO GOVERNADOR MORTE CARDEAL
PONTO
O Sindicato de Jornalistas Angolanos decidiu suspender a sua filiação junto da Central Geral de Sindicatos Independentes e Livres de Angola “CGSILA”, até a normalização dos seus órgãos. A decisão consta das deliberações do 7º Congresso ordinário da classe, que teve lugar ontem Sábado, no Auditório do Instituto de Segurança Social aqui em Luanda. Vamos acompanhar extractos do documento lido por Teotónio Sapalo. –
TEOTÓNIO SAPALO
Jornalista Teotónio Sapalo, delegado ao 7º Congresso ordinário do Sindicato de Jornalistas Angolanos que teve lugar ontem Sábado, aqui em Luanda, lendo as deliberações do conclave, que decidiu suspender a filiação do SJA junto da CGSILA.
Recordamos que o evento elegeu um novo secretário-geral. Trata-se do jornalista Pedro Miguel, do Grupo Rádio Nacional de Angola, que superou na concorrência Matias Utchika, das Edições Novembro. O jurista António Ventura, Presidente da Comissão eleitoral, procedeu a leitura da acta de apuramento dos resultados.
ANTÓNIO VENTURA
Luísa Rogério, Presidente da Comissão da Carteira e Ética diz que as parcerias entre o SJA e instituição que dirige vão continuar, e anuncia que nos próximos tempos poderá ser assinado um protocolo de partilha de tarefas, como a fiscalização dos actos dos profissionais. –
LUÍSA ROGÉRIO
Já Teixeira Cândido, até então secretário-geral do sindicato, diz pretende escrever, e se possível regressar ao exercício pleno da profissão, porém, manifesta disponibilidade em colaborar com a nova direcção no que for necessário.
TEIXEIRA CÂNDIDO
E em directo para este jornal está Pedro Miguel, novo secretário-geral do Sindicato de Jornalistas Angolanos. BOA TARDE
ENTREVISTA EM DIRECTO PEDRO MIGUEL

SUSPENSÃO DA FILIAÇÃO JUNTO DA CGSILA
PONTO
O Coordenador da comissão multissectorial para o Censo 2024 garante o exercício censitário não será prorrogado.
Francisco Pereira Furtado que falava em visita de trabalho no Moxico referiu já estão solucionadas todas as questões de ordem logística verificadas na fase inicial, e garante que a avaliação é positiva.
FRANCISCO FURTADO CENSO BOM
Coordenador da comissão multissectorial para o Censo 2024 garante o exercício censitário não será prorrogado. Francisco Pereira Furtado falava em visita de trabalho a provincia do Moxico.
E tudo acontece numa altura em que os analistas defendem a resolução de constrangimentos logísticos para o êxito do processo censitário no país.
Falando durante a resenha mensal, o analista Bartolomeu Milton defende igualmente mais informação sobre a gestão da contagem geral da população e habitação.
BARTOLOMEU MILTON CENSO
Analista Bartolomeu Milton, e por sua vez o analista Machado Irmão considera que alguns constrangimentos do processo teriam sido acautelados antes mesmo do inicio da contagem geral da população e habitação.
MACHADO IRMÃO CENSO
Analista Ecclesia, Machado irmão durante a resenha mensal que teve lugar hoje aqui na Ecclesia.
INTERNACIONAL
O exército israelita afirmou, este domingo, que matou Nabil Kaouk, mais uma figura importante do grupo xiita Hezbollah, avança a agência Reuters. A morte do chefe-adjunto do Conselho Central do Hezbollah, que era apontado como possível sucessor de Hassan Nasrallah, terá acontecido num ataque aéreo no sábado à noite.

O Hezbollah ainda não confirmou a morte de Kaouk, mas os seus apoiantes têm publicado mensagens de luto desde sábado.
Segundo os militares israelitas, citados pelo jornal The Times of Israel, Kaouk era o comandante da “unidade de segurança preventiva” do Hezbollah e um membro sénior do conselho central do grupo. Era também considerado próximo da liderança do grupo “e estava diretamente envolvido no avanço de ataques terroristas contra o Estado de Israel e os seus cidadãos, incluindo nos últimos dias”, disse o exército.
Foi apontado como um possível sucessor de Nasrallah pelo jornalista e escritor libanês Maher Abi Nader em declarações à AP, juntamente com Hashem Safieddine, que supervisiona os assuntos políticos do grupo. E era um membro veterano do Hezbollah que remontava à década de 1980, tendo sido anteriormente comandante militar do grupo no sul do Líbano.
Os Estados Unidos, que consideram o Hezbollah como uma organização terrorista, decretaram sanções contra Kaouk em 2020.
Nas últimas horas, os aviões israelitas “atacaram dezenas de alvos terroristas no território libanês”, visando locais de lançamento de foguetes contra Israel, edifícios militares e depósitos de armas, declarou um porta-voz do exército na plataforma de mensagens Telegram.
O Hezbollah confirmou no sábado a morte do líder do movimento xiita libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, horas depois de o exército israelita ter anunciado que o líder xiita pró-iraniano tinha morrido no bombardeamento da sede da organização na sexta-feira, nos subúrbios do sul de Beirute.
Israel já tinha matado este mês o chefe das operações militares e das forças de elite, Ibrahim Aqil, num outro ataque em Beirute.
RESUMO \ RESUMO

 

Data de Emissão: 29-09-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados