Jornal das 12h, edição de 29 de Abril de 2025

 

 

 

 

JORNAL 12H

 

28 de Abril de 2025

Técnica: Mário Valente

Edição e Voz:

 

NOTÍCIAS

A queda nos preços do petróleo bruto aumentou a probabilidade de Angola precisar de um empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI), informou a ministra das Finanças.

Vera Daves disse que o Executivo está a fazer testes de “stress” para avaliar o impacto nas finanças do país.

 

O segundo maior exportador de petróleo bruto da África Subsaariana baseou o orçamento para 2025 no preço do petróleo de 70 dólares por barril, mas os contratos futuros do petróleo Brent foram negociados abaixo de 60 dólares.

Estes aspectos estiveram  por cima da mesa nas reuniões de primavera, com o FMI e o Banco Mundial.

Para o economista Job de Sousa, esses encontros são sempre importantes, mas nas actuais circunstâncias, o governo deveria começar já a pensar na revisão do Orçamento Geral de Estado, OGE.

JOB DE SOUSA OGE

Na actual conjuntura internacional, +e na opinião do economista p+reciso ser acertivo e trabalhar na base de aspectos para reverter o quadro, por conta dos numeros apresentados pelo Fundo Monetário Internacional

JOB DE SOUSA 1

Neste momento, o presidente João Lourenço, efectua uma visita ao Egípto. Job de Sousa elenca a potencialidade daquele país Islamico, sendo a segunda maior economia de África.

Agricultura, Petróleo e Gás, Turismo e industria fazem da terra dos faraós, um país pujante,

JOB DE SOUSA EGIPTO

 

Economista Job de Sousa, na edição desta terça feira no espaço “Na Ponta do Lápis”

JINGLE

 

O Presidente João Lourenço e o homólogo do Egipto, Abdel Fatah Al-Sisi, estiveram reunidos esta manhá no Cairo.

O encontro que teve lugar, no Palácio Presidencial de Heliópolis, serviu para abordar o reforço das relações bilaterais.

O Chefe de Estado angolano que se faz acompanhar na capital egípcia da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, testemunha hoje, a assinatura do Acordo de Cooperação no domínio das Obras Públicas.

 

A visita ao Egipto, à convite do Presidente egípcio, é resultado da expressão histórica entre os dois países e tem sido manifestada de várias formas na relação contínua entre as partes.

 

PONTO

 

O serviço de protecção Civil e Bombeiros continua a fazer busca para localizar e resgatar os corpos de dois cidadãos vítima de afogamento nos municípios de Belas e Cacuaco.

De acordo com o Porta voz da cooperação em Luanda intendente Daniel Correia,  os incidentes foram registados nas últimas 24 horas nos referidos municípios.

RD DANIEL CORREIA

-.-

 

6 casos de violencia contra crianca foram registados pela DIIP na ultima semana, o destaque recai para um  suposto patsor,  que abusava sexualmente a propria filha de 15 anos de idade, acto que ja vem a ocorrer  desde 2022, segundo conta o porta-voz da corporacão, intendente Quintino Ferreira.

RD-QUINTINO FERREIRA 1

De acordo com o oficial da PN, numa outra operacão a DIIP desmantelou no Kilamba, um quintal onde eram desmontadas varias viaturas roubadas.

RD-QUINTINO FERREIRA 2

Ouviamos o porta-voz da DIIP intendente…..

 

PONTO

 

No dia Mundial da Dança, profissionais continuam a lamentar a existência de alguns obstáculos, apesar de reconhecerem alguma evolução.

Angola é um país rico em termos de Dança, da urbana a tradicional. Os rítmos como o Semba a Kizoma e o Kuduro, têm hoje uma grande visibilidade em vários países do mundo.

Manuel Vieira Dias,  um dos maiores entusiástas e percursor da dança, diz, em entrevista a Rádio NOVA, ser importante reflectir sobre o tema, por Angola ser detentora de um grande acervo.

 

MANUEL VIEIRA DIAS (MANICO) 1

Para Manuel Viera Manico, mesmo com algumas limitações é possivel, neste momento, viver da dança.

 

MANUEL VIEIRA MANICO 2

 

Entretanto,  outros profissionais da dança destacaram neste dia, algumas das grandes dificuldades que enfrentam e apontaram projectos que impulsionaram o surgimento de vários bailarinos, muitos deles descontinuados.

Na habitual mensagem dirigida à imprensa, a coreógrafa, bailarina e professora Ana Clara Guerra Marques acentuou que o futuro da dança no país depende de uma mudança profunda de mentalidade e da intervenção de especialistas com autoridade profissional, sendo urgente sistematizar, formar, investir e valorizar as artes como direito fundamental e motor de transformação.

 

Para o bailarino e coreógrafo Manuel Kanza, uma das figuras importantes na expansão da dança kuduro pelo mundo, os profissionais de dança já beneficiaram de plataformas que incentivaram muitos artistas, como o Bounce e outros projectos que foram descontinuados. Citado pelo Jornal de Angola, Manuel Kanza recorda que esses programas fizeram despontar e dar a entender como a dança está no sangue dos angolanos.

A dança é uma forma de expressão antiga, tão antiga quanto a própria humanidade. Está presente em rituais, celebrações e entretenimento. Ela não só reflete a cultura de um povo, como também comunica emoções e histórias.

 

 

PONTO

 

A actriz angolana Shopia Buco apresentou o seu descontentamento diante da actuação da administração municipal da Ingombota que tentou impedir a apresentação da peça “Hotel Komarca- Ala Feminina” horas antes do seu inicio.

Apesar da demora da administração no processo de solicitação para realização do evento, a BucosProduçoes foi surpreendida, horas antes do evento, por agentes da administração ameaçando de encerrar o espaço, caso a realizaçao não pagasse o valor de quatrocentos mil kwanzas, como afirma a actriz Sofia Buco.

RD- SOFIA BUCO-1

Sofia Buco afirma que a classe passa por várias dificuldades para a realização dos seus eventos.

RD- SOFIA BUCO-2

Declarações da actriz Sofia Buco face ao descontentamento na actuação da administração da Ingombota.

 

..–..–..–..–..

 

Trabalhadores de algumas instituicoes publicas e privadas queixam-se de violacão aos seus direitos.

Ouvidos pela Rádio Nova, em alusão ao dia mundial da seguranca e saúde no trabalho, que hoje se assinala, falam de excesso de horas de trabalho entre outras irregularidades,   pelo que defendem a criacão  de condicões que protejam os trabalhadores de acidentes e doencas profissionais.

 

RD-VOX POP TRABALHADORES

E o presidente da confederacão da CGCILA, Francisco Gaspar, confirma as constantes violacoes aos direitos dos trabalhadores, quando se trata de seguranca e saúde.

 

RD-FRANCISCO GASPAR 1

E o jurista Alberto Quexinaxo que fez o enquadramento juridico da questão, defende maior  fiscalização por parte das instituições competentes  de modo a se garantir que as leis, sejam cumpridas e que os trabalhadores tenham um ambiente seguro e digno.

 

RD-ALBERTO QUEXINAXO 1

Trabalhadores de instituicoes publicas e privadas falam  de violacão aos seus direitos, nos seus locais de trabalho.

 

JINGLE

 

O serviço de Bombeiros continua com as buscas para localizar e resgatar os corpos de dois cidadãos vítimas de afogamento em Luanda.

Segundo o porta voz da corporação em Luanda, Daniel Correia, od invifrmyrd foram registados nos municípios de Belas e Cacuaco.

RD: DANIEL CORREIA 1

Declarações do porta voz do serviço de proteção civil e bombeiros, Daniel Correia.

 

..–..–..–..

E mais de 70 acidentes foram registados nas estradas do pais no ultimo fim de semana. Aqui em Luanda, de acordo com especialista em seguranca rodoviária, super-entendente João de Souza, o destaque vai para 11 acidentes, 4 mortos e 7 feridos.

RD-JOÃO DE SOUZA 1

Aqui as palavras do especialista em seguranca rodoviária, super-entendente João de Souza.

PONTO

 

O Presidente João Lourenço e o homólogo do Egipto, Abdel Fatah Al-Sisi, encontram-se reunidos neste momento à porta-fechada, no Palácio Presidencial de Heliópolis, para abordar o reforço das relações bilaterais.

O Chefe de Estado testemunha hoje no Cairo, a assinatura do Acordo de Cooperação no domínio das Obras Públicas.

 

..–..–..–..

 

O Tribunal Supremo começa a responder, hoje, às questões prévias apresentadas pela defesa dos arguidos no julgamento do Processo  em que são réus Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa”, Leopoldino do Nascimento “Dino”, Fernando Gomes dos Santos, Yiu Haiming e as empresas China International Found (CIF), Plansmart International Limited e Utter Right International Limited.

Os arguidos são acusados pelo Ministério Público de prática dos crimes de peculato, burla por defraudação, falsificação de documentos, associação criminosa, abuso de poder, branqueamento de capitais e tráfico de influências.

 

Na última sessão de julgamento, os advogados defenderam a absolvição dos réus, tendo sido alegado que os supostos crimes imputados pelo Ministério Público estão amnistiados por força da aplicação da Lei nº 11/16, de 12 de Agosto, Lei da Amnistia.

 

Em declarações ao tribunal, o advogado Amaral Gourgel, em defesa do arguido Manuel Hélder Vieira Dias “Kopelipa”, referiu que o relatório produzido pela Direcção Nacional de Investigação e Acção Penal do Ministério Público (DNIAP), em sede da instrução preparatória, concluiu que com excepção dos crimes de peculato e branqueamento de capitais, todos os demais crimes estão amnistiados, por força da aplicação da Lei nº 11/16, de 12 de Agosto, Lei da Amnistia.

 

Para o mandatário do general Leopoldino do Nascimento “Dino”, Bengula Quemba, o Ministério Público está a admitir, na acusação, que a lei pode ser aplicada de forma retroactiva, sempre que beneficiar o arguido, destacando que o Código Penal de 2020 estabeleceu prazo de prescrição mais curta, que já não é de 15 anos

Ao intervir na sessão, em defesa das empresas Plansmart International Limited e Utter Right International Limited, também arroladas ao processo, o advogado Benja Satula referiu que, tendo em conta que as arguidas no processo não foram pronunciadas pelos crimes de “burla por defraudação, associação criminosa e falsificação de documentos”, torna inexistente o ilícito subjacente, gerador de proventos, que justifiquem o branqueamento de capitais.

 

A defesa do arguido Fernando Gomes dos Santos, representado pelo advogado Amaral Gourgel, justifica a absolvição do procedimento criminal intentado contra o também advogado, porquanto a sua intervenção no processo está circunscrita à prática do exercício da profissão.

 

O processo conta com 38 declarantes e tem como relatora a juíza conselheira Anabela Valente, coadjuvada pelos juízes conselheiros Raúl Rodrigues e Inácio Paixão.

 

O Ministério Público é representado pelo juiz Lucas Ramos, ao passo que a defesa é composta pelos advogados Bangula Quemba, Benja Satula, Amaral Gourgel e Adriano Suculete.

 

 

INTERNACIONAL

 

 O cardeal italiano Angelo Becciu, condenado por fraude financeira no Vaticano, comunicou hoje que não vai participar no conclave para “obedecer à vontade do Papa Francisco”.

Becciu tem estado a participar nas Congregações Gerais, reuniões de cardeais que são feitas quase diariamente num período de Sede Vacante para fazer a gestão quotidiana do Vaticano, mas, segundo duas fontes contactadas pela Lusa, ter-lhe-ão sido mostradas cartas assinadas por Francisco a indicar que não o queria no Conclave.

endo em mente o bem da Igreja, que servi e continuarei a servir com fidelidade e amor, bem como contribuir para a comunhão e a serenidade do conclave, decidi obedecer, como sempre fiz, à vontade do Papa Francisco de não entrar no conclave, mantendo-me convencido da minha inocência”, referiu, em comunicado, o cardeal, de 76 anos.

  Continuar a ler

Becciu, nascido na Sardenha, era muito próximo do Papa e foi nomeado cardeal por Francisco, tendo assumido responsabilidades elevadas na Cúria romana, particularmente na Congregação para a Causa dos Santos e na Secretaria de Estado.

Por desvios financeiros, entre as quais a aquisição de um imóvel de luxo em Londres com dinheiro de uma coleta anual para obras de caridade, o antigo conselheiro de Francisco foi condenado no final de 2023, em primeira instância, a cinco anos e meio de prisão, pela justiça da Santa Sé.

..–..–..–..

O Presidente norte-americano, Donald Trump, cumpre hoje 100 dias no cargo, um marco assinalado tradicionalmente em Washington e que mede os progressos do inquilino da Casa Branca em relação às promessas de campanha.

 


qui está uma seleção de frases de Trump que marcaram os 100 dias de mandato:

“A era dourada da América começa agora. A partir deste dia, o nosso país florescerá e será respeitado em todo o mundo mais uma vez. Seremos de novo uma nação rica e respeitada.”

Donald Trump, no discurso de posse como 47.ºPresidente norte-americano

20-01-2025

“Todas as entradas ilegais serão imediatamente bloqueadas e iniciaremos o processo de devolução de milhões e milhões de estrangeiros criminosos para onde vieram.”

Idem, ibidem

“A partir de hoje, será a política oficial do Governo dos Estados Unidos que existam apenas dois géneros: masculino e feminino.”

Idem, ibidem

“E o mais importante, a China opera o Canal do Panamá, e nós não o demos à China, demos ao Panamá. E vamos tomá-lo de volta.”

Idem, ibidem

“A União Europeia é muito má para nós. Tratam-nos muito mal. Não aceitam os nossos automóveis nem os nossos produtos agrícolas. De facto, não aceitam muita coisa.”

22-01-2025

“A minha mensagem para todas as empresas do mundo é simples: venham fabricar os vossos produtos na América e beneficiarão de alguns dos impostos mais baixos do mundo. Mas se não os fabricarem nos Estados Unidos, (…) então, muito simplesmente, terão de pagar direitos aduaneiros.”

Em videoconferência no Fórum Económico Mundial em Davos

23-01-2025

“Para garantir que temos a força de combate mais letal do mundo, vamos livrar as nossas forças armadas da ideologia transgénero.”

Após um encontro com legisladores republicanos, reunidos na Florida

 

..–..–..–..

O Partido Liberal, do primeiro-ministro Mark Carney, venceu as eleições legislativas do Canadá, avançando para o quarto mandato. O chefe de Governo não esqueceu o presidente dos Estados Unidos, durante o discurso de vitória.

«A nossa antiga relação com os Estados Unidos acabou», porque Donald Trump «está a tentar destruir-nos para que a América nos possa controlar». «Isso nunca, nunca vai acontecer», frisou Mark Carney.

«Os Estados Unidos querem a nossa terra, os nossos recursos, a nossa água, o nosso país, e estas não são ameaças vãs. Estamos perante uma nova realidade; superámos o choque da traição norte-americana. Mas nunca devemos esquecer lições: precisamos de cuidar de nós e, acima de tudo, de cuidar uns dos outros», sublinhou.

Embora admitindo que se sentará com Trump para negociar, como fazem «duas nações soberanas», lembrou que o país «tem muitas, muitas outras opções para além dos EUA para alcançar a prosperidade».

Segundo as projeções, o Partido Liberal conseguirá o maior número de deputados no parlamento, 165, número inferior aos 172 necessários para uma maioria.

Pierre Poilievre, líder dos Conservadores, reconheceu a vitória de Carney.

 

 

Data de Emissão: 29-04-2025 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados