Jornal das 12H, edição de 14 de Julho de 2022
JORNAL 12H00
14.07.2022
Edição: Ernesto Samaria
»»»» Observatório eleitoral diz que posicionamento no boletim de voto não dá vantagem a qualquer concorrente as eleições de 24 de agosto
»»»» Infecções por VIH/SIDA cresceram assustadoramente em todo o País, ANASO atira culpas a pandemia da covid 19
»»»» São tomé e Principe e Moçambique vivem a partir de hoje dias de luto nacional em memória de José Eduardo dos Santos
»»»» Presidente dos Estados Unidos admite acção militar se irão continuar a avançar para a produção de armas nucleares
………………………………………………………………….
Quinta-feira, 14 de Julho de 2022, Jornal às 12h00 na Rádio Nova com técnica de Domingos Ambrósio edita e apresenta o Ernesto Samaria.
JINGLE ELEIÇÕES |
Os Membros do Observatório Eleitoral e Política Social de Angola afirmam que as posições saídas do sorteio, não podem ser encaradas como vantagens ou desvantagem para os concorrentes às eleições
A afirmação é de Sergio Calundungo, coordenador do referido observatório.
RD… SERGIO CALUNDUNGO
A arrumação dos partidos políticos no boletim de voto para as eleições de 24 de Agosto ditou o primeiro lugar primeiro lugar, para o Partido Humanista Angolano, seguido do P-JANGO (Partido Nacionalista para Justiça em Angola), A UNITA é a número 3 no boletim de voto, em quarto a FNLA e em quinto, a CASA-CE, ao passo que A APN está em sexto lugar, o PRS é o número 7… Em oitavo e último lugar, está o MPLA.
PONTO
O Governo de São Tomé e Principe decretou para hoje um dia de luto nacional naquele País em memória de José Eduardo dos Santos, uma oportunidade que os Sãotomenses têm para refletirem sobre o apoio que o antigo presidente angolano deu àquele País.
Vando de Castro é o porta-voz do Conselho de Ministros de São Tome e Príncipe.
RD… WANDO CASTRO
E Moçambique observa hoje o primeiro de cinco dias de luto nacional pela morte de José Eduardo dos Santos.
A decisão foi anunciada no final de uma sessão extraordinária do conselho de Ministros daquele País, realizada nesta quarta-feira, conforme avança a sua porta-voz, Luduvina Bernardo.
RD… LUDUVINA BERNARDO
Por seu turno, o Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, apresentou formalmente a sua Mensagem de Condolências ao Líder do MPLA, João Lourenço, pelo desaparecimento físico de José Eduardo dos Santos.
A mensagem foi entregue esta Quarta-feira ao Embaixador da República de Angola na Guiné Bissau.
Na mensagem, Domingos Simões Pereira expressou o seu profundo pesar pelo falecimento de José Eduardo dos Santos tendo, ao mesmo tempo, encorajado o Presidente do MPLA a prosseguir as conquistas da Independência, proclamada por Agostinho Neto e consolidadas por José Eduardo dos Santos.
RD… DOMINGOS SIMÕES
PONTO
As infecções por VIH/Sida aumentaram signitivamente em todo o País nos últimos 12 meses, muito por conta da pouca atenção dada pelo governo por causa da pandemia da covid 19.
O alerta vem da Rede Angolana das Organizações de Serviços de SIDA aqui apresentada por António Coelho, o seu Presidente.
RD… ANTÓNIO COELHO
PONTO
O Centro de treinamento para as Missões, da Igreja Pentecostal Ministério Cristo Ganha o Mundo, realiza de sexta à domingo no Zango II em Viana, a primeira conferência internacional, com o tema ministros e as novas realidades da nova criatura em Cristo Jesus.
Mais dados com o repórter Edgar Manuel.
RD… EDGAR MANUEL
PONTO
Celebra-se hoje o dia da liberdade de pensamento, um direito consagrado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, adotada a 10 de dezembro de 1948.
Neste dia apela-se à reflexão sobre o significado de liberdade de pensamento e à extinção do fosso existente entre esta liberdade e a liberdade de expressão.
Entre os pensamentos interiores e as manifestações exteriores há no meio, muita coisa a ser salvaguardada, Santos Caetano.
RD… SANTOS CAETANO
Santos Caetano filosofo e professor universitário e a sua visão em torno da liberdade de pensamento.
Para o educador social Alberto Viagem, a liberdade de pensamento é o principal motor do desenvolvimento sócio-cultural de qualquer comunidade.
RD… ALBERTO VIAGEM
Educador social Alberto Viagem e os seus comentários em torno do dia da liberdade de pensamento.
INTERNACIONAL |
Presidente dos Estados Unidos referiu quarta-feira que continua comprometido com a reativação do acordo nuclear com o Irão e que não descarta uma ação militar como “último recurso”, caso continue a avançar para a arma nuclear.
O atual chefe de Estado norte-americano considerou esta decisão um “erro gigantesco”, apontando que o Irão acelerou o seu programa nuclear desde a retirada dos EUA do acordo.
Em declarações ainda na pista do aeroporto, Joe Biden manifestou o “compromisso inquebrantável” norte-americano com Israel, para “continuar a fazer avançar a integração de Israel na região”.
……………..
Um tribunal de Banjul condenou esta quarta-feira à morte cinco ex-funcionários dos serviços de inteligência da Gâmbia pelo homicídio, em 2016, de um oponente do regime liderado pelo ex-presidente Yahya Jammeh, que governou o país durante 22 anos.
Figura do Partido Democrático Unido (UDP), Ebrima Solo Sandeng, morreu sob custódia, dois dias depois de ter sido preso durante um protesto contra Jammeh, que governava a Gâmbia desde 1994.
A tortura e o assassinato deste ativista galvanizaram a oposição, até então fraca e dividida, e precipitaram a queda do antigo presidente gambiano
Entre os condenados está um ex-chefe da Agência Nacional de Inteligência (NIA), Yankuba Badjie, o ex-chefe de operações Sheikh Omar Jeng e três outros ex-funcionários deste serviço de inteligência, Babacarr Sallah, Lamin Darboe e Tamba Mansário.
Outros dois arguidos foram absolvidos, o ex-vice-diretor da NIA, Louie Richard Leese Gomez, também julgado e que já morreu, enquanto um nono réu, Yusupha Jammeh, já tinha sido absolvido.
……………
O ministro das Justiça polaco teceu hoje fortes críticas ao relatório anual de 2022 da Comissão Europeia sobre o Estado de direito nos 27 países da União Europeia, acusando Bruxelas de querer “derrubar” o regime em vigor na Polónia.
De acordo com o relatório da Comissão, a Polónia, tal como a Hungria, destaca-se por “problemas sistémicos” em matéria de Estado de direito, tendo os dois países recebido o maior número de recomendações para reforçar a independência da justiça, meios de comunicação e luta contra a corrupção.
Segundo o governante, citado pela AFP, neste relatório “não se trata da justiça, mas de derrubar o poder que tem um mandato democrático na Polónia” em benefício da oposição centrista.
O ministro, membro do partido nacionalista Polónia Solidária, aliado ao partido Lei e Justiça de Jaroslaw Kaczynski, aproveitou ainda para criticar o governo como um todo, acusando-o de ter dado ‘luz verde’ ao mecanismo que condiciona o acesso ao financiamento do orçamento da União ao respeito pelo Estado de direito.