Jornal das 12H, edição de 13 de Julho de 2022

»»»»»»»»»»Eleições gerais 2022: Hoje é conhecido posicionamento das candidaturas dos partidos políticos no boletim de voto

 

»»»»»»»»»»Jurista Vicente Pongolola explica o que Estado deve fazer em relação ao funeral do antigo presidente José Eduardo dos Santos

 

»»»»»»»»»»Incêndio nas proximidades do Parque Nacional da Kissama testa prontidão do Corpo Nacional de Bombeiros e Proteção Civil    

 

»»»»»»»»»» Sobe para 16 o número de mortos no ataque a taberna na África do Sul

……………………….

Jornal às 12H00, na “Rádio Notícia” uma técnica de Domingos Ambrósio, Manuel Luamba na edição e apresentação

…………………..

JINGLE NOTÍCIAS

 

 

 

O Governo angolano contratou um escritório de advogados para apoiar o processo judicial da viúva de José Eduardo dos Santos no pedido em tribunal da guarda do corpo do ex-Presidente de Angola, que morreu na sexta-feira em Barcelona.

O escritório de advogados irá defender os interesses de Ana Paula dos Santos, dos seus filhos e representar o Governo angolano nas questões que envolvem a proteção diplomática e institucional de José Eduardo dos Santos, que não tinha nacionalidade espanhola nem era residente em Espanha, disse à Lusa uma fonte próxima do processo.

Este é o mais recente episódio do litígio que envolve o Governo angolano e alguns dos filhos de José Eduardo dos Santos, relativamente à entrega e trasladação dos restos mortais do antigo Presidente para Luanda, à qual se opõe parte da família.

Para o jurista Vicente Pongolola, apesar da necessidade que o Estado tem de realizar o funeral de Estado para o antigo presidente da República, é importante que as conversações com a família continuem.

RD… VICENTE PONGOLOLA – 12H00 – 12.07.2022 – 1

Vicente Pongolola explica também o que devia fazer o Estado enquanto duram as negociações com a família.

RD… VICENTE PONGOLOLA – 12H00 – 12.07.2022 – 1

O jurista Vicente Pongolola.

Segundo disse à Lusa uma fonte próxima do processo, está afastada a hipótese de um novo encontro entre as delegações angolanas e a família, já que os filhos teriam 48 horas para responder às propostas do executivo.

Cabe agora aos tribunais a decisão quanto à entrega e eventual trasladação do corpo de José Eduardo dos Santos, que tem oito filhos, de cinco mulheres, e que está a ser disputada no seio familiar.

Eduardo dos Santos morreu em 8 de julho, aos 79 anos, numa clínica em Barcelona, Espanha, após semanas de internamento e o Governo angolano decretou sete dias de luto nacional.

…………….

JINGLE Eleições

…………….

O sorteio para o posicionamento das candidaturas dos partidos políticos e coligação no Boletim de Voto, das eleições gerais de 24 de Agosto, acontece na quarta-feira, nas instalações da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), em Luanda.

O facto foi tornado público, nesta terça-feira, pelo porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, no final da 11ª reunião extraordinária do seu Plenário.

Lucas Quilundo deu a conhecer que durante a reunião, os comissários tomaram contacto com a matéria relacionada com a entrega, por parte do Tribunal Constitucional, das listas definitivas das candidaturas concorrentes às eleições gerais.

RD…LUCAS QUILUNDO – 1

Lucas Quilundo esclarece que o sorteio vai igualmente contar com os mandatários dos partidos políticos aprovados pelo Tribunal Constitucional.

RD…LUCAS QUILUNDO – 2   

Declarações do porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Lucas Quilundo e a sorteio para o posicionamento das candidaturas dos partidos políticos e coligação no Boletim de Voto, das eleições gerais de 24 de Agosto.

…………………

JINGLE

…………………

Ainda não são conhecidas as causas que estiveram na base do incêndio que deflagrou, esta terça-feira, no chamado bairro do “Sobe e Desce”, comuna do Cabo Ledo, município da Kissama, em Luanda.

Os danos também são desconhecidos.

A informação foi avançada pelo Faustino Minguês, porta-voz do Comando Provincial de Luanda de Proteção Civil e Bombeiros.

O incêndio que se registou nas proximidades do Parque Nacional da Kissama levou seis horas para ser extinto, explica Minguês e contou com a colaboração de alguns efetivos da polícia nacional.

RD…FAUSTINO MINGUÊS – 12H00 – 12.07.2022 – 1

Faustina Minguês explica também que os efectivos de Proteção Civil e Bombeiros enfrentaram muitas dificuldades para se extinguir o fogo.

 RD…FAUSTINO MINGUÊS – 12H00 – 12.07.2022 – 2

Faustino Minguês, porta-voz do Comando Provincial de Luanda de Proteção Civil e Bombeiros.

E seis milhões de Kwanzas e nove mil dólares foram roubados num armazém do Kalemba 2, em Luanda.

As circunstâncias do crime foram avançadas pelo porta-voz do Comando provincial de Luanda da Polícia Nacional, Nestor Goubel.

Segundo Nestor Goubel, os valores pertenciam a um cidadão Eritreu de 27 anos que se encontra em Angola onde exerce a atividade comercial.

RD…NESTOR GOUBEL – 12H00 – 13.07.2022

Declarações de Nestor Goubel, porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional e o roubo de seis milhões de kwanzas a um cidadão de nacionalidade Eritreu.

………………..

JINGLE

………………..

Continua a decorrer o processo de formalização da economia informal no mercado da centralidade do Sequele, município de Cacuaco.

No referido centro comercial, mais de cem pessoas já foram atendidas e submetidas a uma formação sobre empreendedorismo.

Joaquim Mussungo com os detalhes.

RD…JOAQUIM MUSSUNGO (peça).

……………..

PONTO

……………..

Os novos meios entregues pelo Estado à TCUL – Transporte Colectivo Urbano de Luanda – alavancou a empresa e aumento o volume de negócios.

Quem o diz é o Presidente do Conselho de Administração Catarino Cesár no âmbito das comemorações dos 34 anos de existência da transportadora.

Segundo o responsável, a sua instituição tem gozado estabilidade financeira nos últimos tempos.

RD…CATARINO CESAR – 12H00 – 23.07.2022 – 2

Os constrangimentos que a instituição enfrentava, na altura, segundo o PCA da TCUL está relacionada, por exemplo, com as dívidas.

RD…CATARINO CESAR – 12H00 – 23.07.2022 – 1

Ouvíamos Catarino Cesar, presidente do Conselho de Administração da TCUL que ontem celebrou os seus 34 anos de existência.

…………………

PONTO

…………………

O Administrador Municipal de Belas, Miguel Silva de Almeida, disse que o seu município aproveitou bem os projetos enquadrados no PIIM – Programa Integrado de Intervenção dos Municípios –executados na sua jurisdição.

Miguel de Almeida falava, na última segunda-feira, a Rádio Nova à propósito dos 11 anos de existência da cidade do Kilamba, assinalados esta semana.

O administrador afirmou que a sua administração já pensa na execução dos próximos projectos do mesmo programa.

RD…MIGUEL DE CARVALHO – 12H00 – 13.07.2022 – 1

Embora reconheça a existência de um desenvolvimento local, Miguel de Almeida admite que muito ainda deve ser feito para se satisfazer as necessidades da comunidade de Belas.

RD…MIGUEL DE CARVALHO – 12H00 – 13.07.2022 – 2

Declarações de Miguel de Almeida, administrador municipal de Belas e os projectos do PIIM executados na sua jurisdição.

INTERNACIONAL

 

As autoridades sul-africanas elevaram na terça-feira para 16 o número de mortos no ataque armado a uma taberna no Soweto, nos arredores de Joanesburgo, ocorrido no domingo.

A investigação prossegue “para estabelecer o motivo e prender os agressores envolvidos no tiroteio”, acrescentou.

No último fim-de-semana, tiroteios em tabernas fizeram 16 mortos no Soweto o maior município de Joanesburgo, dois mortos em Katlehong, no município de Ekurhuleni, sudeste de Joanesburgo, e quatro em Pietermaritzburg capital da província do KwaZulu-Natal (KZN), sudeste do país.

As autoridades sul-africanas detiveram duas pessoas por alegado envolvimento num dos ataques armados em tabernas no país que provocaram pelo menos 22 mortos no fim-de-semana, segundo um comunicado da polícia.

……………….

O Sri Lanka declarou hoje o estado de urgência após o presidente ter fugido do país, que vive uma crise económica devastadora, e com manifestantes ainda reunidos junto ao gabinete do primeiro-ministro.

“O presidente saiu do país, o estado de urgência foi declarado para fazer frente à situação vivida no país”, afirmou à agência de notícias France-Presse o porta-voz do primeiro-ministro, Dinouk Colombage.

Nos últimos dias, os manifestantes ocuparam vários edifícios governamentais, exigindo a demissão dos principais líderes políticos. O presidente, Gotabaya Rajapaksa – que tinha concordado em abandonar o cargo -, a mulher e dois guarda-costas deixaram o Sri Lanka a bordo de um avião da Força Aérea com destino à capital das Maldivas.

…………………

O francês Salah Abdeslam, já condenado em França, foi transferido hoje de uma prisão, em Paris, para a Bélgica, onde será julgado a partir de outubro pelos atentados em Bruxelas em março de 2016, disseram fontes à agência de notícias AFP.

O único membro vivo do grupo terrorista que matou 130 pessoas em Paris e Saint-Denis, em 13 de novembro de 2015, foi condenado em 29 de junho – após quase 10 meses de julgamento – a prisão perpétua pelo Tribunal Especial de Paris.

Salah Abdeslam, de 32 anos, não recorreu dessa decisão, tornando a sua condenação definitiva. O ‘jihadista’ tornou-se o quinto homem em França a ser condenado à prisão perpétua, a pena mais grave do código penal francês.

Data de Emissão: 13-07-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados