Jornal das 12h, edição de 08 de Julho de 2025
Está detido mais um funcionário da AGT supostamente envolvido no caso do desvio dos 7 mil milhoes de kuanzas.
De 49 anos de idade, o técnico da Admnistração Geral Tributária é acusado de peculato, branqueamento de capitais, associação criminosa e acesso ilegítimo ao sistema de informação.
Foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal ontem, no Aeroporto 4 de Fevereiro.
O director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC, disse que o cidadão detido está envolvido no esquema fraudulento de pagamentos por compensação relativamente ao reembolso do Imposto do Valor Acrescentado (IVA).
Manuel Halaiwa referiu que a detenção foi realizada pela Direcção Nacional de Combate aos Crimes Informáticos e o SIC Aeroporto, no âmbito da força tarefa coordenada pelo Gabinete de Cibercrime da Procuradoria Geral da República,acção resulta do cumprimento de um mandado de detenção, emitido pelo Ministério Público, na sequência investigativa do mediático processo da AGT.
“A detenção deste funcionário decorre de uma aturada investigação em curso, que detectou a existência de múltiplos impostos indevidamente processados, com recurso a um acesso fraudulento no sistema informático, cujo esquema o cidadão ora detido tem participação directa”, explicou.
Disse que cumpridas todas as formalidades, o cidadão será presente ao Ministério Público para os trâmites legais, enquanto outras Investigações prosseguem em torno do processo.
..–..–..–..
Esta igualmente detido um oficial da PN que terá disparado mortalmente contra um adolescente de 13 anos de idade no municipio da Maianga.
O trágico incidente, ocorreu enquanto o pequeno jogava bola com amigos em frente a casa do suposto agente, que aparentemente embriagado e sem motivos, disparou pelas costas contra o adolescente.
RD-AMIGO DO ADLESCENTE
A mãe do pequeno revelou que o acusado ja tem um historico de comportamento violento, incluindo agressoes à esposa evizinhos.
RD-MAE DO ADOLESCENTE
Por sua vez, o porta-voz da policia em Luanda Nestor Goubel, confirma a detencao do cidadao em causa.
RD-NESTOR GOUBEL 1
Ja a contas com a justica o suposto agente da poliacia nacional que disparou mortalmente contra um menor de 13 anos de idade no municipio da Maianga.
JINGLE |
Continuam as reclamaçoes em relaçao ao aumento do preço da corrida do táxi e dos transportes publicos.
A medida começou a vigorar ontm, apanhando muitos cidadãos de surpresa. A realidade é que muitos estao sem margem de manobra, já que o salário actual nao serve para cobrir os gastos com os transportes para o trabalho e para o cumprimento de outras tarefas diárias.
O repórter Joao Kakulo está nas ruas de Luanda, a conversar com citadinos e contamos tê-lo neste jornal.
Sobre a subida de preços, a Rádio Nova ouviu também o economista Luís Feijó. A jornalista Celeste Silva resume a conversa no espaço Na Ponta do Lápis.
RD CELESTE SILVA PEÇA 12H00
..–..–..–..
Entretanto, o INACOM esclarece que “não foi autorizado qualquer aumento do preço dos serviços das comunicações electrónicas”, no presente ano, em Angola, sendo falsas as informações que circulam nas redes sociais e em alguns sites de notícia.
Em nota, enviada esta terça-feira à imprensa, o Instituto Angolano das Comunicaçõesenquanto órgão regulador das comunicações electrónicas em Angola, considera falsas e descontextualizadas as informações postas a circular sobre a “provável subida do preço dos serviços de comunicações no país”.
“As informações postas a circular nas plataformas digitais, segunda-feira (7), sobre a subida dos serviços das comunicações electrónicas não correspondem à verdade, pois os conteúdos partilhados fazem uso indevido de recortes de jornal publicados no ano de 2024”, clarifica o documento.
A nota acrescenta que essas informações têm como objectivo induzir em erro a opinião pública, fazendo crer que houve um novo ajuste de preços em 2025.
A par disso, as informações falsas também têm o propósito de desinformar, manipular a população e criar instabilidade na percepção pública sobre a gestão do sector das Comunicações.
Perante esse quadro, o INACOM tranquiliza a população e reafirma que “não autorizou qualquer aumento de preços dos serviços de comunicações no corrente ano”.
Reforça que a instituição continuará a acompanhar, de forma rigorosa, a evolução do mercado e a defesa dos interesses dos consumidores, em estrita observância do interesse público, da transparência e da legalidade.
Por isso, o INACOM apela aos cidadãos para que consultem apenas fontes oficiais e evitem partilhar informações não verificadas que possam comprometer a confiança do público nos serviços de comunicações.
Segunda-feira, algumas plataformas digitais divulgaram informações sobre alegada subida do preço dos serviços de comunicações na ordem dos 25% do valor actual.
Criado há 26 anos, o Instituto Angolano das Comunicações, tutelado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, é o órgão do Estado angolano que tem a missão de regular, monitorar e fiscalizar os serviços das comunicações electrónicas e os serviços postais no país.
“Um assalto” aos bolsos foi como em Luanda se recebeu a notícia de nova subida dos preços do combustível, medida “súbita” que deverá encarecer ainda mais o custo de vida das famílias, segundo consumidores ouvidas pela Lusa.
Surpresos pelo aumento do preço do litro do gasóleo, que desde as primeiras horas de hoje passou a custar 400 kwanzas (0,37 euros), contra os anteriores 300 kwanzas (cerca de 0,28euros), os habitantes de Luanda anteveem dias piores com os principais produtos e serviços a ficar mais caros.
..–..–..–..
Texto anexo – Adalberto Costa Júnior
..–..–..–..
Táxi em Luanda custa agora 300 kwanzas e o Serviço de Autocarros públicos Urbanos subiu para 200 KZ.
A medida surge na sequência do aumeno do preço do gasóleo e tem como objectivo garantir o equilibrio fananceiro das operadoras de trasnposrte.
A Associação Nacional dos Taxistas Angolanos diz não ter culpa no cartório sobre o reajuste do preço dos transportes públicos e privados já em vigor.
RD: FRANCIESCO PACIENTE 19H
Palavras do presidente da Associação Nacional dos Taxistas Angolanos, Francisco Paciente.
PONTO CORRIDO |
Os principais constragimentos da segurança maritima naçional, começaram a ser discutidos esta segunda-feira aqui em Luanfda.
O evento que termina hoje, enquardra-se no processo de auditoria obrigatoria, de acordo com a presidente da agencia marítima nacional, Ana Costa.
RD ANA COSTA 1
A respoinsavel, falou ainda sobre os ganhos da competitividade maritima angolana, com a organizacçao desta auditoria obrigatoria que é imposta pela organizaçao maritima internacional.
RD ANA COSTA 2
Ouviamos a presidente da agencia marítima nacional, Ana Costa, sobre os beneficios para angola da realizacao obrigatoria da auditoria maritima que está em curso.
PONTO
Mais de 100 crianças em situação de vulnerabilidade e carência têm se beneficiado do Programa Pré-Escolar PEP, uma iniciativa de missionários ingleses abraçado pela assembleia de Deus pentecostal.
O programa tem beneficiado várias crianças nos primeiros anos do ensino primário.
O coordenador do PEP no ministério Sossego em Cristo Kilamba, fala sobre o programa e como têm actuado.
R:D-António Chibinda-1
António Chibinda, afirmou que o programa esta dividido em diferentes congregações em várias zonas de Luanda.
R:D- António Chibinda-2
Crianças beneficiadas mostram satisfação e falam o que aprenderam.
R:D- VOX POP CRIANÇAS
O pastor presidente do ministério sossego em Cristo Marçal, Reverendo Domingos Zeca, fala do papel da igreja no meio social.
R:D- Domingos Zeca-1
Reverendo Zeca, explica a importancia do programa PEP.
R:D– Domingos Zeca-2
Palavras do pastor presidente do ministério sossego em Cristo Marçal, Reverendo Domingos Zeca.
Mais de 100 crianças em situação de vulnerabilidade e carência têm se beneficiado do Programa Pré-Escolar PEP, uma iniciativa de missionários ingleses abraçado pela assembleia de Deus pentecostal em Angola.
INTERNACIONAL |
Presidente dos Estados Unidos declarou, que taxa extra será cobrada de nações que se alinharem às “políticas antiamericanas” do bloco
Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar no domingo (6) que os países que se alinhassem às “políticas antiamericanas” do Brics pagariam uma tarifa adicional de 10%, nações do bloco reagiram nesta segunda-feira (7) à fala do líder americano.
Na noite de ontem, Trump foi à rede Truth Social e escreveu: “Qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do Brics pagará uma tarifa ADICIONAL de 10%. Não haverá exceções a esta política. Obrigado pela atenção!“
O Brics original reuniu os líderes de Brasil, Rússia, Índia e China em sua primeira cúpula em 2009. Posteriormente, o bloco acrescentou a África do Sul e, no ano passado, incluiu Egito, Etiópia, Indonésia, Irã e Emirados Árabes Unidos como membros.
Rússia
O Kremlin declarou que o grupo do Brics nunca esteve trabalhando para prejudicar outros países.
Questionado sobre as falas de Trump, o porta-voz Dmitry Peskov disse que o Kremlin havia tomado nota delas.
“De fato, vimos essas declarações do presidente Trump, mas é muito importante observar aqui que a singularidade de um grupo como o Brics é que ele é um grupo de países que compartilham abordagens comuns e uma visão de mundo comum sobre como cooperar com base em seus próprios interesses”, afirmou Peskov.
“E essa cooperação dentro do Brics nunca foi e nunca será direcionada contra terceiros países”, completou.
China
A China se opõe ao uso de tarifas como uma ferramenta de coerção, disse o Ministério das Relações Exteriores.
O uso de tarifas não serve a ninguém, ressaltou à imprensa Mao Ning, porta-voz do ministério.