Jornal 12H, edição 26 de Fevereiro de 2024

Tópicos:

A chuva que cai pelo país continua a criar problemas aos populares.

No Lobito, provincia de Benguela, seis pessoas perderam a vida. O cenário apresenta ainda casas inundadas, ruas alagas e valas cheias de água.

O porta voz do serviço de protecção civil e bombeiros, Jorge David Falou A Rádio Nova sobre as consequências

RD JORGE DAVID 1

Os problemas também são comuns nas escolas locais. Mesmo com as alternativas, a saga continua.

Os alunos continuam impedidos de assistir as aulas devido a inundações.

No bairro do Liro, as fortes chuvas continuam a afectar o aprendizado.

De acordo com diretor da instituição, Marcelino Gonçalves, são os professores e trabalhadores administrativos que estão a retirar as águas das salas de aulas.

RD MARCELINO GONÇALVES 1

Marcelino Gonsalves, disse ainda que são várias a dificuldades por que passam.

RD MARCELINO GONSALVES 2

A Rádio Nova sabe que o governador provinvial, Luís Nunes está a caminho do Lobito para ver de perto, o que fazer para resolver o problema.

Vamos ter agora com o nosso correspondente no Lobito, Avelino Abel, que foi ao bairro Elavoco, onde 16 casas foram afectadas pela água da chuva.

RD: AVELINO ABEL LOBITO

-.-.-

Ordenamento do comércio na capital do país.

O governo da provincia de Luanda, iniciou no sábado um processo de retirada de vendedores da Rotunda do Camama.

Hoje o cenário é diferente, nota-se um lugar mais calmo, limpo e com melhor circulação rodoviário.

Domingos Manuel Kassumba, é fiscal da aministração do Distrito urbabo do Nova Vida,  fala desta nova era.

DOMINGOS MANUEL FISCA.

Os vendedores, continuam a tentar proceder a venda produtos no local.

Teresa Matias, uma das vendedoras, diz que neste momento não estão a vender e não sabem para onde vão.

TERESA MATIAS

Outra vendedora Francisca António, mostra-se insatisfeita pela maneira, da actuação dos fiscais.

FRANCISCA ANTÕNIO

Para resumir a manhã desta segunda feira, temos o João Caculo, que retrata a movimentação na rotunda da Camama

CACULO CAMAMA

Alcresia Cavala, porta voz do programa de reordenamento do comércio, em dclarações a Rádio Nova, diz que o processo é irreversível, e na Luther Rescova, o trabalho vai continuar.

ALCRESIA CAVALA

Relativamente ao não cumprimento das vendedoras, a responsável, sublinha que a sensibilização vai continuar e que nem cuprir, pode ira julgamento sumário.

ALCRESIA CAVALA 2

 

 

 

 

PONTO

 

Continua no ar o espectro de greve Nacional no país.

A Força Sindical, UNTA e CG SILA, mantêm o mês de março, como dead line, para os funcionários paralisarem as actividades.

Falando no programa de Debates da Rádio Nova, “O PACTO DA NAÇÃO”, o médico Adriano Manuel, diz que apesar de haver uma forte probalidade de greve, esperam que o governo possa dar um sinal de negociações.

RD ADRIANO MANUEL

Nesse sentido, o especialista em governação local, Fernando Kituxi,  espera que haja entendimento, mas sublina que, caso assim não aconteça, a greve geral pode ser a solução

RD FERNANDO KITUXI

A greve geral na função pública é uma decisão da CGSILA, da União Nacional dos Trabalhadores de Angola — Confederação Sindical (UNTA-CS) e da Força Sindical.

 

Recententmente, Francisco Jacinto, secretário geral da CG SILA,  lamentou a posição do executivo angolano que terá “ignorado”,  as suas reivindicações, apresentadas em setembro, antes mesmo da aprovação do Orçamento Geral do Estado (OGE) 2024, em dezembro.

O analista Caxala Neto, espera que essa posição venha a ser invertida.

CAXALA NETO

 

JINGLE

 

Nove cidadãos com idades compreendidas entre 17 e 19 anos,implicados nos crimes de associação criminosa, foram detidos pelo serviço de proteção civil.

Os dados são avançados pelo porta voz do SIC luanda fernando de carvalho.

RD FERNANDO DE CARVALHO

Porta voz do SIC luanda fernando de carvalho.

400 denúncias de violencia contra criança foram registados pelo Instituto nacional da Criança, o destques vão para as provincias Bengo, Benguela,Luanda, para citar alguns.

Porta-voz do INAC Rosalina Domingos, abuso sexual lidera alista dos casos recepcionados

RD: ROSALINA DOMINGOS 2

Ouvíamos a porta-voz do INAC Rosalina Domingos.

PONTO

 

 

“Kilamba Go 23/33”, é o novo plano estratégico para a centralidade. Este é um assunto já abordado pelo Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.

 

O Governante, escreve em nota que o objectivo é de contribuir para a divulgação do plano estratégico que a administração distrital pretende implementar em dez anos (2023 /2033).

Segundo Mário de Oliveira, “As autoridades do distrito urbano do Kilamba, em Luanda, trabalham para posicionar, num período de dez anos, a centralidade no segundo maior centro administrativo, empresarial e Habitacional de Luanda”

 

De salientar, o “Kilamba Go 23/33” prevê a implementação de 40 projectos estruturantes, de impacto socioeconómicos, de iniciativa Central e Local, dos quais, constam:

 

Em vista a edificação de três hospitais de nível nacional, Construção de duas Universidades; Construção do Centro Administrativo e Empresarial do Kilamba; Criação da Unidade Técnica de Gestão e Saneamento do Kilamba;

Praça das Nações (equipamento social que pretende inserir o Kilamba na rota do turismo mundial, através da exposição das 195 bandeiras dos países que compõem os 6 continentes, África, Ásia, América, Antárctida, Europa e Oceânia); A Construção de 5800 novas habitações, entre outros.

 

-.-.-.-.-.-.-

INTERNACIONAL

 

Dezenas de pessoas morreram num “grande ataque” a uma mesquita em Natiaboani, no Burkina Faso, no domingo, no mesmo dia em que ocorreu outro ataque mortal numa igreja católica, segundo fontes de segurança e locais.

“Indivíduos armados atacaram uma mesquita em Natiaboani no domingo por volta das 05h00, causando várias dezenas de mortos”, disse uma fonte de segurança à agência de notícias France-Presse (AFP). “As vítimas são todas muçulmanas, a maioria homens que se reuniam na mesquita” para rezar, avançou um residente local entrevistado por telefone.

 

Outra fonte local explicou que “os terroristas entraram na cidade de madrugada, cercaram a mesquita e dispararam contra os fiéis que ali estavam para a primeira oração do dia, vários deles foram mortos a tiro, incluindo um importante líder religioso”.

-.-.

A Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) declarou hoje o levantamento de sanções financeiras contra a Guiné-Conacri e de restrições ao Mali, após ter anunciado, no sábado, o levantamento de grande parte das sanções ao Níger

 

De acordo com um comunicado publicado hoje, e citado pela AFP, a CEDEAO declara “levantar as sanções financeiras e económicas direcionadas à República da Guiné” e “levantar as restrições ao recrutamento de cidadãos à República do Mali para postos no seio das instituições da CEDEAO”.

Pretende partilhar este texto? Utilize as ferramentas de partilha que encontra na página de artigo. Todos os conteúdos da VISÃO são protegidos por Direitos de Autor ao abrigo da legislação portuguesa. Apoie o jornalismo de qualidade, não partilhe violando Direitos de Autor.

 

O levantamento de sanções contra a Guiné-Conacri e o Mali não tinha sido precisado na alocução final do presidente da Comissão da CEDEAO, Omar Alieu Touray, no final de sábado.

 

Na Guiné-Conacri, o bloco de países da África Ocidental tinha interditado as transações financeiras com as suas instituições membras, um ano após a chegada ao poder do coronel Mamadi Doumbouya, que retirou da governação o Presidente Alpha Conde, em setembro de 2021.

 

Na segunda-feira, o chefe da junta militar anunciou por decreto a dissolução do Governo em funções desde julho de 2022.

-.-.

 

 

O Burkina Faso, que faz parte dos quatro Estados dirigidos por regimes militares desde 2020, também submetido a sanções da Comunidade, não é mencionado no comunicado final da organização regional.

 

A CEDEAO tinha convocado, no sábado, uma cimeira extraordinária para discutir “a política, a paz e a segurança na República do Níger”, bem como “os recentes desenvolvimentos na região”.

 

Antigo presidente do Brasil mediu a sua popularidade no fim de semana em São Paulo.

Jair Bolsonaro, disse que continua a ser perseguido por questões políticas e rejeitou a ideia que estaria por detrás de um golpe de estado.

BOLSONARO GOLPE

Bolsonaro que enfrenta várias acusaões, sendo a principal, a ocupação da sede dos três poderes em Brasilia.

Por conta dessa situação, vários colegas seus estão presos, ao que o ex presidente, afirma ser necessária uma amnistia.

BOLSONARO AMISTIA

-.-.

Donald Trump venceu as primárias republicanas do fim de semana, na Carolina do Sul.

O asprirante a Casa Branca pela segunda vez, superou a sua adversária Nick Haley, que entretanto não desistiu dam corrida.

Haley, recebeu mesmo um donativo de um milhão de dólares, para a proxima eleição, enauanto aguarda pela super terça feira.

Nas suas palavras, Donald Trump, considerou que em Novembro, Joe Biden vai ser despedido da Casa Branca.

 

DONALD TRUMP

-.-.

 

A 74ª edição do Festival de Berlim concedeu, neste sábado (24), o Urso de Ouro ao documentário “Dahomey”, da diretora franco-senegalesa Mati Diop, que narra a restituição ao Benin de 26 obras saqueadas pelas tropas coloniais francesas em 1892. A paulista Juliana Rojas venceu a mostra paralela Encounters, com o filme “Cidade; Campo”.

O júri, presidido pela atriz Lupita Nyongo’o, a primeira pessoa negra a ocupar o posto, manteve-se fiel à tradição política do festival.

 

Ao rfeceber o porémio, Mati Diop, esclareceu que é possivel esquecer o passado, um peso desagradável que  impede a evolução dos africanos.

“Dahomey” narra a restituição, em novembro de 2021, ao Benin, de 26 obras saqueadas pelas tropas coloniais francesas.

 

Diop já havia recebido o “Grand Prix” em Cannes em 2019 por seu filme “Atlantique”, que narra a história de um grupo de operários que sai para o mar em busca de uma vida melhor em outro país.

 

A realizadora gostaria que seu filme fosse “visto no máximo de países africanos” possíveis, assim como “nas escolas e nas universidades”, disse ela à AFP.

 

Trata-se do segundo filme africano a receber o Urso de Ouro, depois do sul-africano “Carmen na África”, de Mark Dornford-May, em 2005.

 

No ano passado, o cobiçado prêmio foi para o francês Nicolas Philibert por seu documentário “No Adamant”, sobre um centro psiquiátrico que funciona em um barco no rio Sena, em Paris.

 

O júri também reconheceu o romeno-americano Sebastian Stan por sua atuação em “A Different Man”, com o prêmio de melhor atuação principal.

 

O grande prêmio do júri foi para um habitué do festival, o diretor sul-coreano Hong Sang-soo, pelo filme “A Traveller’s Needs”, do qual a francesa Isabelle Huppert participa. O longa conta a história de Iris, uma mulher mais velha que faz um bico como professora de francês na Coreia do Sul e se torna alcóolatra.

Já o filme “L’Empire”, do francês Bruno Dummont, obteve o prêmio do júri.

 

 Jornal das 12 horas, edição de Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024.

 

Data de Emissão: 26-02-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados