Episódio #14 em conversa com Sociólogo Paulo de Carvalho
A edição n.14 das Impressões Digitais traz uma conversa com Paulo de Carvalho
Nascido em Luanda, em 1960, é um jornalista, escritor e sociólogo angolano, e agora deputado a Assembleia Nacional pela bancada do MPLA.
É autor de oito livros e de mais de cinquenta obras acadêmicas, em sua maioria voltadas para a sociologia e comunicação social.
Biografia
Nascido em Luanda, em 1960, começou a trabalhar na Secretaria de Estado da Cultura em 1979, tendo chefiado o Departamento de Casas de Cultura e o Departamento de Espectáculos até 1990.
Rumou para a República Popular da Polónia na década de 1980, onde havia ganhado uma oportunidade para estudar sociologia na Universidade de Varsóvia. Conclui a graduação e o mestrado na mesma instituição, de onde recebe os últimos créditos em 1990.
Ao retornar da Polônia, foi trabalhar no Ministério da Informação, entre 1990 e 1991, e; tornou-se director do Centro de Imprensa “Aníbal de Melo”, entre 1991 e 1992.
Tornou-se administrador da representação da Oxford Committee for Famine Relief da Grã-Bretanha, em Luanda, no ano de 1992, onde permaneceu até 1993.
Neste mesmo ano (1993) torna-se consultor e jornalista em veículos privados, nomeadamente Jornal de Angola (1997-2007), Semanário Angolense, Angolense, Agora, Correio da Semana e InformÁfrica Confidencial.
Em 1996 torna-se docente da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, onde actualmente está na categoria de professor associado, e no Instituto Superior de Ciências de Educação de Luanda.
Pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, em 2004, doutora-se em sociologia, defendendo a tese intitulada “Exclusão Social em Angola. O caso dos deficientes físicos de Luanda”, sob orientação do professor Fernando Luís Machado.
Tópicos(s): Assembleia Nacional, Ministério da Educação, MPLA, UNITA, Universidade Agostinho Neto