Hora Informativa, Edição de 29 de Agosto de 2022

Comissão Nacional Eleitoral confirma vitória eleitoral do MPLA com 51,17. UNITA é segunda com 43,95 por cento dos votos.

Presidente do MPLA diz que o seu partido mereceu a confiança do povo e diz ser a vitória da humildade, estabilidade e estabilidade  

João Lourenço reeleito Presidente da República, garante que vai governar para todos os angolanos e melhorar as condições sociais dos cidadãos.

PRS contesta resultados….Benedito Daniel diz que vai impugnar junto do Tribunal Constitucional

Lula da Silva, acusado de corrupção durante o primeiro debate das presidenciais no Brasil

Mais de 22 mil candidatos começam a concorrer para uma das 4 mil vagas na universidade Agostinho Neto

Mais de 25.000 crianças estão desaparecidas em África devido a conflitos

Ponto-LAC Informação 2

Luanda a registar nas últimas horas 25 graus de máxima e 20 de mínima. Marcamos o tempo na notícia.

Edita o José Silva com montagem de Anacleto José e técnica final de Alexandre Campos. Hora Informativa na LAC é com o Pedro Fernandes.

Ponto-Forte

Está confirmada a vitória do MPLA nas eleições gerais de 2022.

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) anunciou na tarde de hoje os resultados definitivos das eleições gerais de 2022, realizadas na passada quarta-feira, dia 24 de agosto.

Os dados confirmam a vitória do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) com 51,17 por cento dos votos, num total de 3 milhões, 209 mil e 429 votos.

Com estes números o presidente e candidato do partido, João Lourenço, é reeleito a Presidente da República, e, o MPLA estará agora representado no parlamento com 124 deputados.

A UNITA, União Nacional para a Independência Total de Angola, maior partido na oposição obteve 43, 95 por cento dos votos, num total 2 milhões, 756 mil e 786 votos, e terá agora 90 deputados no parlamento.

Os números das escolhas dos angolanos foram confirmados pelo Presidente da CNE, Manuel Pereira da Silva.

…..

RD-MPSilva 1

….

João Lourenço será Presidente da República por mais cinco anos..Agora com uma Vice-Presidente, Esperança da Costa.

….

RD-MPSilva 2

….

O Presidente da CNE confirmou em conferência de imprensa que foram reclamados 11.153 votos, que ficaram distribuídos da seguinte forma.

…..

RD-MPSilva 4

…..

O escrutínio registou uma taxa de abstenção de 55 por cento, dos mais de 14 milhões de eleitores registados, 6 milhões, 454 mil e 109 foram às urnas.

….

RD-MPSilva 3

…….

Presidente da Comissão Nacional Eleitoral-CNE, Manuel Pereira, e os números da votação da última quarta-feira….

Dados que dão vitória ao MPLA, com 51,17 por cento dos votos…O partido no poder que nas quintas eleições da história do país, volta a merecer a confiança dos angolanos.

 

E o MPLA já se pronunciou sobre os resultados eleitorais definitivos, divulgados hoje tarde pela CNE.

A Festa é vivida em Luanda e noutras partes do país em tons de vermelho, preto e amarelo….

Na sede do partido na capital, o presidente João Lourenço, foi recebido em ovação pelos seus camaradas da direcção e outros militantes.

No discurso de vitória o presidente do MPLA diz que o seu partido mereceu a confiança do povo e considera ser uma conquista da humildade, estabilidade e estabilidade.

….

RD-JLO-Discurso

…..

Depois do discurso o líder do MPLA, respondeu algumas questões dos jornalistas, onde mostrou a sua satisfação pelos resultados

RD-JLO 1

Questionado a cerca da derrota na maior praça eleitoral do país, Luanda, João Lourenço, argumentou que as eleições não eram provinciais, pois o que estava em jogo era a escolha o Presidente da República e dos representantes do povo na Assembleia Nacional.

RD-JLO 2

Quanto as reclamações da oposição, o presidente do MPLA, reiterou, que têm legitimidade para fazer e devem ser dirigidas as instituições de direito.

RD-JLO 3

O MPLA descarta qualquer hipótese de um acordo para governar com a oposição, tal como disse o seu líder.

RD-JLO 4

O presidente do MPLA, não considera negativo ou pior resultado de sempre do seu partido, os 51,7 por cento de votos, uma vez que foi conquistada a quinta vitória nas urnas.

RD-JLO 5

João Lourenço, Presidente do MPLA, partido que faz a festa, após a conquista eleitoral no dia 24 de Agosto…..

É a Festa da vitória…no culminar da Festa Maior, a Festa da Democracia, onde o povo foi à rua de forma cívica e fez a sua escolha………

Quem venceu não venceu tudo….Quem perdeu vai continuar a lutar pelo país….assim dizem as regras da democracia e do jogo politico.

Agora segue o país, porque depois do dia 24 a vida continuou e continua……

No jogo politico quem vence faz a festa e quem perde aceita ou pode reclamar……

O presidente do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, diz não aceitar os resultados definitivos apresentados esta tarde pela CNE.

Os dados finais das eleições gerais indicam que o PRS obteve 71 mil e 351 votos, 1,14 por cento, alcançando dois assentos parlamentares.

Benedito Daniel considera que não previa grandes alterações, após a apresentação dos resultados provisórios.

…..

RD-BDaniel 1

….

O líder do PRS lamenta que o seu partido volta a ser prejudicado, tal como já ocorreu em 2017.

….

RD-BDaniel 2

…..

O Partido de Renovação Social vai recorrer ao Tribunal Constitucional, nos termos da lei.

…..

RD-BDaniel 3

….

Presidente do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, que diz não aceitar os resultados eleitorais definitivos apresentados esta tarde pela CNE.

Daqui a pouco as leituras e comentários em torno dos resultados das eleições gerais de 24 de agosto.

Ponto-Os Factos

Eleições em notícias, porque já se conhecem os resultados definitos das eleições gerais da última quarta-feira

Os dados divulgados esta tarde pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE) confirmam a vitória do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) com 51,17 por cento dos votos, num total de 3 milhões, 209 mil e 429 votos.

Com estes números o presidente e candidato do partido, João Lourenço, é reeleito a Presidente da República, e, o MPLA estará agora representado no parlamento com 124 deputados.

A UNITA, União Nacional para a Independência Total de Angola, maior partido na oposição obteve 43, 95 por cento dos votos, num total 2 milhões, 756 mil e 786 votos, e terá agora 90 deputados no parlamento.

…..

Vamos aos comentários e leituras…Temos em directo ao telefone Margareth Nanga, analista e especialista em direitos humanos.

Boa noite

….

Sérgio Calundungo, analista para questões politicas e sociais diz que já esperava não haver grandes alterações em relação aos resultados provisórios.

….

RD-SCalundungo 1

Para o analista o MPLA terá grandes desafios para os próximos cinco anos e sublinha a presença de uma mulher como Vice-Presidente da República.

….

RD-SCalundungo 2

Sérgio Calundungo, analista para questões políticas e sociais e os resultados definitivos das eleições…

Vamos agora em directo para a conversa do Diavita Alexandre, politólogo e também integrante do painel de analistas LAC eleições.

Boa noite, é uma vitória que deixa o MPLA mais forte ou obrigam para uma maior reflexão do partido em termos de governação?

Resumo dos Resultados.

Fechar Eleições

Ponto-Forte

A presidente da Associação Angolana dos Direitos e Inclusão das Mulheres com Deficiência denunciou nesta segunda-feira em exclusivo a LAC, as constantes violações dos direitos desta franja da sociedade.

Entre as reclamações estão a não promoção da acessibilidade assim como as precárias condições sociais em que as mesmas vivem.

O jornalista, Manuel Augusto, traz outros detalhes

….

RD-MAugusto

….

Jornalista Manuel Augusto e as inquietações da Associação Angolana dos Direitos e Inclusão das Mulheres com Deficiência.

A instituição está preocupada com a não promoção da acessibilidade assim como as precárias condições sociais em que as mesmas vivem.

….

Os exames de acesso à Universidade Agostinho Neto (UAN), em Luanda, começaram hoje e vão até a próxima quarta-feira dia 31 de Agosto.

De acordo com o coordenador de comunicação dos exames de acesso à Universidade António Agostinho Neto, Lopes Baptista, durante o dia de hoje foram faseadamente avaliados oito mil candidatos das áreas de ciências sociais e humanas.

O responsável referiu-se ainda aos horários para os exames de acesso e avançou que amanhã o dia estará reservado as Ciências Exactas e quarta-feira, para as Ciências da Saúde e Biológicas.

RD-LBaptista 2

O coordenador de comunicação dos exames de acesso à Universidade António Agostinho Neto, avançou que à partir da primeira semana de Setembro deverão ser conhecidos os resultados da avaliação.

RD-LBaptista 3

Lopes Baptista coordenador de comunicação dos exames de acesso à Universidade Agostinho Neto.

Vinte e dois mil candidatos disputam as quatro mil, trezentas e oitenta vagas disponíveis para o ano académico 2022/2023.

….

O governador do Banco Nacional de Angola, José Lima Massano, pode estar a considerar baixar a taxa de juro de referência, num contexto de abrandamento da inflação depois da valorização do kwanza, noticia a Bloomberg.

Em declarações à agência de informação financeira Bloomberg, José de Lima Massano disse antever que “as taxas de juro sigam a mesma tendência” de abrandamento da inflação, que tem vindo a registar sucessivas descidas, ainda que mantendo uma taxa elevada, à volta de 20 porcento.

Para o consultor económico e financeiro, Augusto Fernandes, os indicadores da economia no primeiro semestre do ano dão sinais de existirem condições para a redução da taxa de juro básica, mas é preciso aumentar a ofertas de produção e serviços nacionais.

RD-AFernandes 2

Augusto Fernandes entende também que o BNA foi tomando medidas que contribuem para a afectivação da taxa de juro.

RD-AFernandes 1

Consultor económico e financeiro, Augusto Fernandes. BNA prepara-se para redução da taxa de juro básica, avança a agência Bloomberg.

….

Ponto-Vector

….

Horas….

Os restos mortais do ex-Presidente da República José Eduardo dos Santos, já repousam no jazigo construído na Praça da República.

O funeral de Estado aconteceu ontem e contou com vários momentos, diferentes chefes de estados e governos, governantes, sociedade civil e anónimos.

O repórter José Silva esteve na Praça da República.

RD-JSilva

Repórter José Silva e o funeral de Estado do ex-Presidente da República José Eduardo dos Santos ocorrido ontem.

 

 

 

Data de Emissão: 29-08-2022 às 19:00
PUB RADIO PLAY

Relacionados