Hora Informativa, Edição de 18 de Agosto de 2022

Passe social para transportes públicos em Luanda entra em vigor já amanhã….Primeira loja será inaugurada no terminal do Porto de Luanda.

Candidato do MPLA ao ataque em Benguela. João Lourenço acusa oposição de receber dinheiro do exterior para defender agenda encomendada.

PRS diz que acções de campanha em Benguela foram hoje condicionadas devido a presença do candidato do MPLA

 

Comité para a Protecção dos Jornalistas exige segurança para profissionais angolanos durante o período eleitoral.

 

SADC prorroga missão militar em Cabo Delgado Moçambique

Erdogan propõe cessar-fogo e está disposto a mediar encontro Zelensky e Putin

Ponto-LAC Informação 2

Começa a subir a temperatura…com Luanda a registar nesta quinta-feira 25 de máxima e 20 de mínima. Marcamos o tempo na notícia

Edita o José Silva com montagem de Anacleto José e técnica final de Tomás Kamueje. Hora Informativa na LAC é com o António Videira.

….

Ponto-Forte

Boa noite,

….

O passe social subsidiado, que vai permitir dinamizar as políticas sociais no sector dos transportes, entra em vigor à partir de amanhã.

Segundo o executivo o passe vai permitir a facilidade e fluidez para o embarque de passageiros, bem como a existência de uma rede alargada de venda de bilhetes e tarifas eletrónicas, incluindo canais de venda online e centrais de atendimento ao cliente.

O sistema será gerido pela Empresa Nacional de Bilhética Integrada-ENBI.

….

RD-PPereira 1

….

Administrador da ENBI Pedro Pereira.

Na capital a primeira loja entra em funcionamento nesta sexta-feira, e está localizada no terminal de passageiros do Porto de Luanda

……

RD-PPereira 3

….

O passe será integrado e poderá ser utilizado em diferentes meios de transportes

….

RD-PPereira 2

E como se trata de um novo serviço é fundamental que a mensagem seja partilhada para que todos beneficiem.

…..

RD-PPereira 4

…..

Pedro Pereira Administrador da Empresa Nacional de Bilhética Integrada-ENBI.

Passes sociais para transportes públicos em Luanda entram em vigor já amanhã….Primeira loja será inaugurada no terminal do Porto de Luanda.

Um serviço que pretende dedicar atenção a determinados extratos da sociedade…onde estão incluídas as pessoas com deficiência ou necessidades especiais.

….

RD-ARamos 1

Adão Ramos activista de defesa dos direitos das pessoas com deficiência…..que lamenta ainda a existência de alguns constrangimentos, em termos de acessibilidades para os transportes públicos.

…..

RD-ARamos 2

…..

Adão Ramos activista de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e a utilidade do passe social para os transportes para este grupo da sociedade.

O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, (MASFAMU), procedeu nesta quinta-feira a entrega do Certificado de qualidade bem como o Cadastro da Tarefa de Desminagem da Área para a implantação da Plataforma Logística do Soyo, ao Ministério dos Transportes.

 

O acto foi orientado pelo Secretário de Estado da Acção Social, Lúcio Amaral, que na ocasião realçou que a verificação e desminagem do espaço, contou com a participação da Brigada das Forças Armadas Angolanas e da Brigada Mecanizada do Instituto Nacional de Desminagem e da Comissão Executiva de Desminagem.

 

Os trabalhos foram efctuados no período entre 12 de Abril a 26 de Junho do ano em curso, na área, localizada em Cavunge, no Município do Soyo, Província do Zaire.

…..

RD- LAmaral 1

….

Lúcio Amaral anunciou que está em curso o processo de celebração de um acordo de parceria, com a Agência Reguladora de Certificação de Carga de Angola (ARCCLA), para a limpeza de áreas nos Municípios da Caala (Huambo) Arimba (Malanje) Luvu e Luau (Moxico).

….

RD-LAmaral 2

….

O certificado de desminagem foi entregue ao Secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue que agradeceu o envolvimento dos técnicos no processo de Desminagem da área para a construção da Plataforma Logística do Soyo.

 

Para Jorge Bengue a estrutura pode ser considerada uma plataforma transfronteiriça dada as suas características comercial e geográfica, com ligações com Cabinda.

….

RD-JBengue

……

Secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue que recebeu o Certificado de qualidade bem como o Cadastro da Tarefa de Desminagem da Área para a implantação da Plataforma Logística do Soyo, Província do Zaire.

…..

Ponto-Os Factos

…..

Horas….

…..

Faltam seis dias para as eleições gerais de 2022..

Na próxima quarta-feira 24 de agosto, o povo vai às urnas para decidir o futuro do país.

…..

Ponto-CNE-Como Votar

…..

LAC Eleições em Notícia, com a actualidade da Festa do Voto

O presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom José Manuel Imbamba, ressaltou esta quinta-feira o ambiente de paz, tolerância e de estabilidade durante a campanha eleitoral em curso no país, com vista as eleições gerais de 24 deste mês.

Em declarações à imprensa, a propósito das eleições, o prelado católico sublinhou que “os angolanos estão a demonstrar nesta campanha maturidade política e democrática, preservando a paz e a unidade, apesar das diferenças ideológicas”.

Dom Imbamba apelou aos líderes dos partidos políticos no sentido de moderarem os seus discursos, sobretudo nestes últimos dias da campanha, evitando ataques pessoais e a promoção da intolerância.

…..

O Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), com sede em Nova Iorque, lançou hoje um apelo às autoridades angolanas para garantirem que os profissionais que estão a cobrir o processo eleitoral o possam fazer em liberdade e sem risco de serem detidos.

Este apelo do CPJ, uma organização fundada em 1981 e uma das mais destacadas organizações de defesa da liberdade de imprensa em todo o mundo, surge depois de um jornalista da Voz da América ter sido detido durante cerca de três horas quando cobria uma manifestação de protesto contra a forma como está organizado o processo eleitoral em Angola.

Coque Makuta, o repórter da Voz da América, segundo o CPJ, estava a fazer o seu trabalho devidamente identificado e sem fazer nada para justificar a atitude dos agentes da polícia que o detiveram temporariamente.

O Comité para a Protecção dos Jornalistas-CPJ recorda que este período eleitoral em Angola exige das autoridades uma resposta rápida e eficaz para garantir que os jornalistas “têm as condições de trabalho livre e em segurança garantidas” de forma a que não sofram quaisquer limitações, incluindo as que resultem do “excesso de zelo” dos agentes da polícia.

…….

Seguimos com a campanha em movimento quando faltam quatro dias para terminar a caça ao Voto…..

….

O Líder e candidato do MPLA, João Lourenço, acusou hoje em Benguela, o seu adversário político, sem referir o seu nome, de estar a ser financiado a partir do exterior para defender uma agenda que alheia aos interesses dos angolanos sendo “uma boca de aluguer” de “interesses inconfessos”.

….

RD-Jlourenço 4

….

João Lourenço questionou ao candidato da UNITA, as razões da sua participação nas eleições uma vez que vem dizendo que a instituição que está a realizar o pleito, não é credível.

RD-Jlourenço 1

O político reiterou que já se tem maturidade suficiente para não continuar apelar aos cidadãos ao civismo em época eleitoral, mas infelizmente há um candidato que tem incitado a desobediência as autoridades.

RD-Jlourenço 2

O candidato do MPLA diz ser necessário condenar as tentativas de se usar a população para alcançar os seus objectivos.

RD-JLourenço 3

A sociedade civil que contesta o seu partido não foi poupada por João Lourenço, que acusou de falsa sociedade civil.

RD-Jlourenço 5

Depois dos ataques ao principal adversário politico, João Lourenço fez o balanço da governação dos últimos 5 anos e fez promessas, em caso da sua reeleição.

No acto de massas que presidiu nas imediações do Estádio da Ombaka em Benguela, o cabeça de lista do MPLA, anunciou que estão disponíveis mais de quatrocentos e setenta milhões de euros para a construção de infra- estruturas integradas nos municípios do Lobito, Catumbela, Baía Farta e Benguela

RD-JLourenço 2-Tarde

João Lourenço falou também do reforço da linha de distribuição de energia entre o Huambo e Benguela à partir da Barragem de Lomaúm.

RD-JLourenço 1-Tarde

João Lourenço o cabeça de lista do MPLA durante um acto de massas em Benguela.

E quem também esteve hoje em Benguela, é a caravana do partido de renovação Social, depois de ter deixado a província do kwanza Sul onde foram apresentar o seu líder.

De acordo com o Benedito Daniel, os federalistas não conseguiram realizar as suas actividades com normalidade, por que foram impedidos pelas forças de segurança do candidato do MPLA e presidente da república.

RD-BDaniel 1

Benedito Daniel revelou que até mesmo uma tentativa de marcha do seu partido, também tentaram impedir.

RD-BDaniel 2

O candidato do PRS considerou tais acções das forças de segurança do presidente da república, como um acto de intolerância política.

RD-BDaniel

Líder e candidato do PRS a presidência da república, Benedito Daniel.

O politico que a sua caravana de campanha foi hoje impedida de realizar a sua jornada política com normalidade, devido a uma barreira imposta pelas forças de segurança da presidência da república.

LAC eleições em notícias…..Agora para a província da Huíla, a segunda maior praça eleitoral do país. A repórter Neusa Capelão traz a actualidade eleitoral naquela região.

….

RD-NCapelão

Da Huíla para o Huambo onde o correspondente LAC, tem as últimas da festa do voto.

….

RD-JLeandro

Justino Leandro e a actualidade eleitoral na província do Huambo…..

Voltamos daqui a pouco, com outras que marcam a Festa do Voto na Antena da LAC.

….

Ponto-CNE-Como Votar

….

Publicidade

….

A decisão da justiça espanhola em entregar o corpo do antigo presidente da República, José Eduardo dos Santos à Ana Paula dos Santos não põe fim ao processo, até porque Tchizé dos Santos já interpôs um recurso.

O repórter LAC, Fortunato Cabina conversou com o jurista Catumbela de Sá sobre esta recente decisão judicial e sobre os possíveis desenvolvimentos deste processo.

RD-FCabina

Repórter LAC, Fortunato Cabina.

….

Decisão da justiça espanhola em entregar o corpo do antigo presidente da República, José Eduardo dos Santos à Ana Paula dos Santos não põe fim ao processo, até porque Tchizé dos Santos já interpôs um recurso.

….

Ponto-A Notícia e a Verdade

….

 

O Programa de Fortalecimento da resiliência da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN/Camões) está a desenvolver com a Universidade do Porto uma tabela de composição de alimentos da região sul do país, visando uma maior compreensão do seu valor nutricional e das receitas locais.

Equipas conjuntas realizaram uma missão técnica de Março a Junho deste ano, às províncias as províncias da Huíla, Namibe e Cunene, para a elaboração da tabela e também para a criação de recursos educativos adaptados ao contexto local e formação de agentes da sociedade civil para a promoção da segurança alimentar e nutricional.

Na perspectiva de reforço dos hábitos alimentares nas áreas em que se regista a seca os técnicos estão a trabalhar com cinco famílias de municípios da Huíla, faz-se de igual forma o reforço dos cuidados primários de saúde e estudos sobre os frutos silvestres da região.

….

Ponto-LAC Informação 2

…..

Horas…

Voltamos a falar sobre eleições, porque elas fazem as notícias do dia.

…..

Ponto-CNE-Eleições

…..

O presidente do parlamento do Zimbabwé e chefe da Missão de Observação das Eleições em Angola, pela SADC, Jocob Mudenda, augurou, esta quinta-feira, em Luanda, que o clima de paz, que se verifica na campanha, prevaleça até ao fim de todo o processo eleitoral.

Jacob Mudenda, que falava à imprensa no final de um encontro com o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, desejou o melhor aos eleitores angolanos.

Apelou aos meios de comunicação social para a transparência e justeza na cobertura eleitoral, por considerar que a “imprensa é um elemento importante em todo esse processo, e esperamos que faça uma cobertura independente e imparcial”.

….

E retomamos a notícia que da conta que o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), com sede em Nova Iorque, lançou hoje um apelo às autoridades angolanas para garantirem que os profissionais que estão a cobrir o processo eleitoral o possam fazer em liberdade e sem risco de serem detidos.

Este apelo do CPJ, surge depois de um jornalista da Voz da América ter sido detido durante cerca de três horas quando cobria uma manifestação de protesto contra a forma como está organizado o processo eleitoral em Angola.

Coque Makuta, o repórter da Voz da América, segundo o CPJ, estava a fazer o seu trabalho devidamente identificado e sem fazer nada para justificar a atitude dos agentes da polícia que o detiveram temporariamente.

A propósito deste incidente e da posição do Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), ouvimos o secretário-geral dos jornalistas angolanos.

Teixeira Cândido diz não entender as razões da detenção de Coque Mukuta, uma vez que estava no exercício da sua profissão e devidamente identificado.

RD-TCândido 1

De acordo com o sindicalista, esta detenção principalmente em época eleitoral, só vai servir para inibir a classe a desempenhar bem o seu trabalho e manchar o nome de Angola na arena internacional, no que diz respeito a liberdade de imprensa.

RD- TCândido 2

Secretário-geral do sindicato dos jornalistas angolanos, Teixeira Cândido, e a sua reacção em volta da detenção do jornalista da Voz da América, Coque Mukuta.

O profissional foi detido quando cobria a tentativa de uma marcha contra alegadas irregularidades no processo eleitoral nesta quarta-feira em Luanda

E o plantão LAC deu hoje realce aos apelos feitos por algumas forças políticas e organizações da sociedade civil aos eleitores para que permaneçam nas proximidades das assembleias de voto, após o cumprimento do seu dever cívico.

RD-Plantão LAC

Plantão LAC persente na antena, com mais um resumo do debate eleitoral do dia.

Siga na LAC as incidências da Festa do Voto

….

Ponto-CNE-Eleições

….

Vamos agora saber como está o mundo nesta quinta-feira

Reunidos esta quarta-feira, os países da SADC aprovaram a prorrogação do mandato da missão militar da organização em Moçambique, sem detalhar o prazo da missão. Angola vai assumir próxima presidência da organização.

 

Os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) aprovaram, esta quarta-feira, a prorrogação do mandato da missão militar da organização em Cabo Delgado, norte de Moçambique.

Segundo o comunicado final da 42.ª cimeira ordinária de chefes de Estado e de Governo da SADC, que decorreu na capital da República Democrática do Congo, foi analisado o “relatório sobre a situação de segurança na província de Cabo Delgado”.

O Tribunal de Relação comunicou hoje ao Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) a interdição do seu 10.º congresso, que deveria começar esta sexta-feira, enquanto decorre um processo movido por um militante.

No despacho, a que a Lusa teve acesso, o juiz Aimadu Sauané informa o PAIGC que o recurso apresentado pelo militante Bolom Conte naquela instância tem efeito suspensivo, pelo que “fica impedida, desde logo, a realização do X congresso” daquele partido.

Bolom Conte, que o PAIGC diz ter perdido, entretanto, a condição de militância, recorreu à justiça, em março passado, para impedir que o 10.º congresso ordinário tenha lugar, alegando ter sido injustamente impedido de entrar nas listas de delegados.

…..

O Presidente da Turquia poderá propor hoje, nas conversações de Lviv, um cessar-fogo na Ucrânia e a sua mediação para um encontro entre os líderes ucraniano e russo, noticiou a agência russa TASS, citando uma televisão turca.

Recep Tayyip Erdogan chegou hoje a Lviv, uma cidade na zona ocidental da Ucrânia, onde se reúne  com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e com o secretário-geral da ONU, António Guterres.

….

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, excluiu hoje qualquer negociação de paz com Moscovo sem a retirada prévia das tropas russas do território da Ucrânia.

“Pessoas que matam, violam, atacam as nossas cidades civis com mísseis de cruzeiro todos os dias não podem querer a paz. Deveriam primeiro abandonar o nosso território, e então veremos”, declarou Zelensky numa conferência de imprensa em Lviv, sublinhando “não confiar na Rússia”.

…..

 

 

Data de Emissão: 18-08-2022 às 19:00
PUB RADIO PLAY

Relacionados