Hora Informativa, Edição de 17 de Agosto de 2022

Corpo de José Eduardo dos Santos será entregue à Ana Paula dos Santos.

Juiz espanhol confirma que o ex-presidente da república morreu por causas naturais

Eleições de 24 de agosto entram no sprint final…faltam 7 dias.

Candidato do MPLA volta a entrar em campo e está em Benguela para a confirmação de mais votos

Candidato da UNITA regressa à Luanda para abordar eleições com algumas personalidades, depois de explicar no Cuanza Norte como vai pagar salário mensal de 150 mil kwanzas

Líderes do PHA, CASA-CE e P-Njango fazem campanha em Cabinda

Na disputa pelas presidenciais no Brasil Lula da Silva diz que Jair Bolsonaro ‘não gosta de democracia’

Ponto-LAC Informação 2

24 graus de máxima e 19 de mínima assim esteve a temperatura em Luanda nas últimas horas. Marcamos o tempo na notícia

Edita o José Silva com montagem de Mauro Costa e técnica final de Anacleto José. Hora Informativa na LAC é com o António Videira.

Ponto-Forte

Boa noite,

É a Ana Paula dos Santos a quem será entregue o corpo do ex-presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Assim decidiu o juiz espanhol, que argumentou que Ana Paula dos Santos, antiga Primeira-dama da República tem preferência sobre os filhos na disputa pelo cadáver e confirmou definitivamente morte por causas naturais, avança a agência de notícias Lusa.

“O relatório de 9 de julho de 2022 estabelece o tipo de morte natural, causa de morte insuficiência cardiorrespiratória crónica agravada por uma infeção respiratória, cardiopatia isquémica crónica e fibrose pulmonar”, lê-se na decisão do juiz, datada de terça-feira e enviada, hoje à Lusa.

Nessa decisão, o juiz Francisco Collado explica que só agora foi possível deliberar sobre a quem entregar os restos mortais do antigo Presidente angolano porque só agora ficou definitivamente provado que “o relatório confirma as conclusões preliminares do relatório de autópsia com data de 09 de julho, que assim passam a definitivas”.

Depois do esclarecimento sobre a demora de mais de um mês na decisão, o juiz explica porque deu razão à antiga mulher de José Eduardo dos Santos, que pretende fazer o funeral em Luanda, e não a Tchizé dos Santos, que escolheu Barcelona para enterrar os restos mortais do pai, argumentando com a sua vontade expressa em vida.

“Havendo uns filhos que querem a entrega dos restos à mãe e esposa não separada legalmente, e outros filhos que querem a entrega a uma filha do primeiro casamento, não pode ser o termo genérico da vontade do filho a prevalecer, já que os filhos estão divididos”, afirma Francisco Collado na deliberação.

Entretanto, Tchizé dos Santos, filha do antigo presidente da república, vai recorrer da decisão do tribunal espanhol que atribui a custódia do cadáver à Ana Paula dos Santos, disse esta manhã à Lusa a sua advogada.

“A decisão do juiz de instrução número 11 de Barcelona de entregar o corpo do antigo presidente angolano José Eduardo dos Santos à sua antiga mulher será sujeita a recurso por Tchizé dos Santos”, disse a advogada Carmen Varela, explicando que o argumento tem a ver com a competência do tribunal.

“Vamos interpor recurso por entendermos que a jurisdição penal não é competente para deliberar sobre este assunto, que deve ser a jurisdição civil a pronunciar-se sobre ele”, argumenta a jurista, lembrando que “atualmente existe um processo em curso no tribunal civil sobre esta questão”.

Recordamos que José Eduardo dos Santos, morreu, em 08 de julho, com 79 anos, em Barcelona, Espanha.

A Justiça espanhola decidiu entregar o corpo do antigo Presidente da República à Anana Paula dos Santos.

E por cá segue em julgamento o Caso Lussaty.

Sob a responsabilidade do tribunal da Comarca de Luanda, as sessões decorrem no Centro de Convenções de Talatona depois de ontem terem sido lidas as acusações que pesam sobre os arguidos, hoje foi dia de contestações da defesa.

No entanto, o recomeço deste julgamento ficou marcado pela troca de 23 advogados pelo foram substituídos por advogados oficiosos a pedido de juiz da causa, situação que gerou polémica e motivou a interrupção da sessão.

Mas prevaleceu a decisão e o julgamento segue com 23 novos defensores, uma mediada que segundo o jurista Catumbela de Sá é inconstitucional.

RD-CSá 1

O também advogado, disse ainda que os magistrados e juristas devem se comprometer com o sistema de justiça, o que está a acontecer.

RD- CSá 2

Jurista Catumbela de Sá e medida do juiz do denominado caso Lussaty, que suspendeu 23 advogados dos arguidos e trocou-os por advogados oficiosos.

….

Ponto-A Notícia e a Verdade

…..

Horas….

…..

Faltam sete dias para as eleições gerais de 2022..

Na próxima quarta-feira 24 de agosto, o povo vai às urnas para decidir o futuro do país.

…..

Ponto-CNE-Eleições

…..

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, hoje no seu gabinete, o antigo Chefe de Estado da Tanzânia, Jakaya Kikwete.

Jakaya Kikwete encontra-se em Angola na qualidade de observador convidado para as Eleições Gerais convocadas para o dia 24 de Agosto do corrente.

 

LAC Eleições em Notícia, agora com a velocidade da campanha eleitoral que entra nos últimos dias….

O cabeça de lista e candidato do MPLA a presidência da república, volta a entrar em campo para a mobilização e interação do eleitorado, João Lourenço, vai dirigir amanhã um comício na cidade de Benguela.

À sua chegada esta tarde no aeroporto da Catumbela, o candidato dos camaradas foi recebido em ovação pelos militantes, amigos e simpatizantes do seu partido.

A semelhança do que aconteceu nas outras regiões espera-se que João Lourenço apresente o balanço dos cinco anos de governação, o Manifesto Eleitoral, o Programa de Governo com as promessas para o período 2022-2027.

Em campo também estão os vários cabos eleitorais do MPLA pelo país….

Na capital, Bento Bento, primeiro secretário provincial de Luanda, manteve hoje um encontro com antigos combatentes e veteranos da pátria no município de Cacuaco.

Na com antigos homens da frente de combatente foram avançadas as prioridades do MPLA, para este grupo social.

….

RD-BBento

….

E presente esteve um homem da frente de combate…agora na batalha da caça ao voto, Higino Carneiro, General Reformado, explicou aos seus antigos companheiros de armas, que o MPLA sempre esteve atento aos antigos combatentes.

…..

RD-HCarneiro

…..  

E o representante da federação das associações de antigos combatentes sugere a criação de um fundo económico e social.

….

RD-Representante Antigos Combatentes

….

Cabos eleitorais do MPLA em Luanda, a principal praça eleitoral do país, onde se prevê uma disputa renhida pelo voto dos cidadãos.

…..

Concentrado na capital também esteve hoje o Partido de Renovação Social-PRS, que foi ao mercado do Asa Branca no Município do Cazenga, não propriamente para fazer compras…a ideia é convencer o eleitorado sobre as suas propostas de governação.

A caça ao voto foi liderada pelo secretário provincial do partido, Novais Somungola.

RD-NSamungola 1

O político adiantou ainda as dos federalistas para sector económico em caso de vitória eleitoral.

RD-NSamungola 2

O PRS diz estar disposto a aceitar os resultados eleitorais, desde que reflitam a realidade.

RD- NSamungola 3

Secretário provincial do PRS em Luanda, Novais Samungola…que liderou a mobilização feita hoje no mercado do Asa Branca, no município do Cazenga.

…..

De regresso à Luanda está o líder a candidato da UNITA, que tem na sua agenda encontros com algumas personalidades do corpo diplomático para abordar o processo eleitoral.

Adalberto Costa Júnior considera fundamental realizar eleições num clima de paz

…..

RD-ACJúnior 3

No seu discurso de campanha feito ontem em N’Dalatando, província do Cuanza Norte, o candidato da UNITA, explicou ao eleitorado como sustentar a sua proposta de 150 mil kwanzas para o salário mínimo da função pública.

RD-ACJúnior 1

Adalberto Costa Júnior líder e candidato a presidente da república pela UNITA

…..

A sul do país faz campanha, o candidato da FNLA, Nimi a Simbi, que hoje dirigiu um acto politico na cidade do Huambo……

Nimi a Simbi, levanta um novo assunto e mostra-se preocupado com a morosidade dos dinheiros para pagar os delegados de lista do seu partido.

De acordo com o político este é um assunto que pode resultar em conflito com os seus fiscais.

RD-NSimbi 1

Para Nimi A simbi, se os delegados não forem pagos, não terão como fiscalizar o processo, que no entender do líder da FNLA, tem sido sempre fraudulento.

RD-Nsimbi 2

Nimi a Simbi, presidente e candidato a presidência da república pela FNLA, que faz campanha na província do Huambo.

E é para o Huambo onde vamos estender o nosso sinal, com a repórter LAC eleições Carla Castelo Branco,

RD-CCBranco

Repórter LAC Carla Castelo Branco e campanha eleitoral na província do Huambo.

E o plantão LAC acompanha as incidências diárias deste processo eleitoral.

RD-Plantão

Equipa LAC que acompanha as incidências diárias deste processo eleitoral.

 

Eleições em contagem decrescente..Faltam sete dias para a Festa do Voto.

….

Ponto-CNE-Eleições

Daqui a pouco

Passe social para transporte público será lançado dentro de dois dias

Chefes de Estado e de Governo analisam segurança e integração da SADC em Kinshasa.

Especialista em saúde pública defende fim de teste pré embarque de Covid-19.

É para seguir a notícia no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais.

….

Ponto-LAC internet

Publicidade

….

Entra em funcionamento nesta sexta-feira o passe social subsidiário que vai permitir dinamizar as políticas sociais no sector dos transportes.

Segundo o executivo o passe vai permitir a facilidade e fluidez para o embarque de passageiros, bem como a existência de uma rede alargada de venda de bilhetes e tarifas eletrónicas, incluindo canais de venda online e centrais de atendimento ao cliente.

Quem está por dentro deste novo sistema é o jornalista LAC , Manuel Augusto.

….

RD-MAugusto

….

Jornalista Manuel Augusto.

Passe social para transporte público será lançado dentro de dois dias.

….

O especialista em saúde pública, Jeremias Agostinho, defendeu o fim da exigência de testes pré-embarque para quem pretende entrar no País.

Esta obrigação tem custado aos bolsos dos passageiros aproximadamente 70 dólares por pessoa, dependendo do país de partida.

O profissional de saúde reagia a um questionamento nosso devido a reclamações que cidadãos têm feito por causa destes testes, que estão a criar constrangimentos financeiros e não só a pessoas que foram de férias e por testarem positivo não conseguem regressar ao País, mesmo já não tendo qualquer recurso financeiro para permanecerem nos locais de férias.

Jeremias Agostinho entende que a situação da covid-19 no país está controlada por isso, não se justifica a exigência dos testes pré e pós embarque.

RD-JAgostinho 1

Para o especialista em saúde pública este é o momento certo para as autoridades suspenderem a exigência destes testes, a semelhança do que está a acontecer em outros país.

RD-AAgostinho 2

Jeremias Agostinho defendeu a contínua aplicação das medidas de prevenção, como vacinação, lavagem de mãos e uso de máscaras quando necessário.

Mas nesta altura do ano os riscos de transmissão da Covid-19 são poucos.

RD-JAgostinho 3

Especialista em saúde pública, Jeremias Agostinho, que defende o fim da exigência de testes pré e pós embarque para quem pretende entrar no país.

Ponto-LAC Informação 1

…..

Os Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), estão reunidos, em Kinshasa, República Democrática do Congo, na quadragésima segunda cimeira, dedicada a industrialização, paz e segurança na região.

O ministro das Relações Exteriores, Téte António representa o Presidente da República João Lourenço, nesta cimeira.

O chefe da diplomacia angolana destacou a importância da industrialização um dos temas do encontro.

RD-TAntónio 3

O chefe da diplomacia angolana ressalta ainda outros temas que marcam a cimeira de Kinshasa.

….

RD-TAntónio 2

…..

E sobre a situação de paz da RDC, Tete António, abordou esta semana o tema com o secretário de estado norte-americano, que elogiou o papel de Angola.

….

RD-TAntónio 1

…..

A homenagem ao Primeiro Presidente Angolano, António Agostinho Neto, será um dos pontos altos da cimeira

RD-TAntónio 4

Ministro das relações exteriores Téte António que representa o Presidente da República na cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

Evento decorre em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo-RDC

Na agenda da cimeira, está a passagem da presidência da SADC do chefe de Estado do Malawi, Lazarus Chakweran para o Presidente da RDC, Felix Tshisekedi.

 

E seguimos com outras que marcam a África e o Mundo….

 

novo Presidente do Quénia, William Ruto, disse esta quarta-feira (que vai envolver-se em qualquer processo judicial que questione a sua vitória.

 

“Se estes casos judiciais forem abertos, participaremos neles porque somos democratas, acreditamos no Estado de Direito”, disse Ruto durante uma conferência de imprensa em Nairobi, depois de o seu principal opositor ter dito que iria contestar judicialmente os resultados das eleições presidenciais de 09 de agosto.

 

Ruto falou aos jornalistas depois de uma reunião com os membros da sua coligação política Kenya Kwanza, que significa “Quénia Primeiro” em suaíli.

 

Na segunda-feira, o presidente da Comissão Eleitoral Independente do Quénia, proclamou os resultados que dão a vitória a Ruto, com 50,49% dos votos, ao passo que o antigo primeiro-ministro Raila Odinga teve 48,85% dos votos.

 

Raila Odinga prometeu contestar os resultados das eleições da semana passada

….

O ex-presidente brasileiro Lula da Silva atacou, esta quarta-feira, atual chefe de Estado, Jair Bolsonaro, acusando-o de “não gostar de democracia”, após os dois terem participado num ato oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Numa entrevista a uma rádio local, Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à presidência do Brasil nas eleições marcadas para outubro, afirmou que viu Bolsonaro muito desconfortável na terça-feira, durante a posse do novo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, que num discurso veemente defendeu o sistema de votação através de urnas eletrónicas, objeto de críticas recorrentes do atual governante.

“Bolsonaro ficou muito desconfortável porque ouviu tantas vezes a palavra democracia, tanta crítica ao autoritarismo, tanta crítica às ‘fake news’, que ficou muito desconfortável”, disse Lula da Silva, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT).

….

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, chegou hoje à cidade ucraniana de Lviv, onde se encontrará na quinta-feira com o Chefe de Estado do país, Volodymyr Zelensky, e com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

A informação foi partilhada pelo porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, na rede social Twitter, onde publicou uma fotografia do momento da chegada do secretário-geral à Ucrânia.

O encontro de Guterres com Zelensky e Erdogan acontecerá na próxima quinta-feira em Lviv, e no dia seguinte Guterres visitará Odessa, cujo porto está a ser utilizado para a exportação de cereais ucranianos através do acordo impulsionado pela própria ONU e pela Turquia.

Ponto/Recapitular/Fecho

 

Data de Emissão: 17-08-2022 às 19:00

Relacionados