Hora Informativa, Edição de 16 de Agosto de 2022

Refinaria de Luanda mostra resultados do aumento da produção, um mês depois da inauguração do novo complexo de produção de gasolina

Duas agentes eleitorais morrem em acidente de viação no município do Cunhinga, província do Bié

Pessoas com deficiência vão votar com acompanhante no dia 24 de agosto

UNITA mostra-se segura e diz que terá vitória inapelável e pede que os resultados sejam aceites pelo MPLA

Protestos marcam algumas cidades quenianas, após anúncio dos resultados das eleições presidenciais

Chuvas torrenciais no Níger causam pelo menos 32 mortos e 44 feridos

Autoridades ucranianas convidam Papa a visitar Bucha…Cidade marcada com alegados crimes de guerra

Ponto-LAC Informação 2

24 de máxima e 18 de mínima foi a temperatura registada em Luanda nas últimas horas. Marcamos o tempo na notícia.

Edita o José Silva com montagem de Alexandre Campos e técnica final de Anacleto José. Hora Informativa na LAC é com o António Videira.

Ponto-Forte

Boa noite,

….

A produção de combustíveis na refinaria de Luanda passou dos 350 mil litros para 1,580 milhões de litros de gasolina por dia, o equivalente a  65 mil barris de petróleo/dia.

Os números refletem a entrada em funcionamento do novo complexo de produção de gasolina, inaugurado no passado mês de julho pelo Presidente da República, João Lourenço.

Nesta terça-feira um grupo de jornalistas foi convidado pela Sonangol à visitar a refinaria e constatar os progressos da produção….

Entre os profissionais da comunicação esteve o repórter LAC Fortunato Cabina.

RD-FCabina

Repórter Fortunato Cabina, no novo complexo de produção de gasolina na refinaria de Luanda, que passou a refinar 65 mil barris de petróleo/dia.

….

Angola superou a Nigéria na produção de petróleo pelo terceiro mês consecutivo.

De acordo com o relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), o nosso País produziu em Julho 1,180 milhões de barris diários, contra 1,084 da maior economia da África subsaariana.

O documento da OPEP, avança que Angola tem vindo a aumentar ligeiramente a produção desde o princípio do ano, subindo de 1,123 milhões de barris diários, no último trimestre de 2021, para 1,161 milhões no primeiro trimestre deste ano e 1,173 no segundo trimestre de 2022.

Em Maio e Junho, Angola produziu 1,162 milhões e 1,175 milhões de barris por dia, o que compara com 1,024 milhões e 1,158 milhões de barris produzidos pela Nigéria.

A taxa de desemprego registou, no segundo trimestre do ano, uma ligeira descida em termos homólogos, para 30,2 por cento, diminuição que foi também observada na população entre os 15 e 24 anos.

Segundo o inquérito ao emprego do Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego na população com 15 ou mais anos foi estimada em 30,2 porcento entre Abril e Junho de 2022, menos 1,5 pontos percentuais do que no período homólogo de 2021, correspondente a menos 46.682 desempregados.

Em termos trimestrais, observou-se uma diminuição de 0,6 pontos percentuais face ao trimestre anterior.

Na faixa etária entre os 15 e 24 anos, a taxa de desemprego passou para 56,7, que compara com 57,7 no período homólogo e 57,2 porcento em termos trimestrais.

A população jovem desempregada aumentou neste período em mais 89.278 pessoas, reflectindo também o aumento da população economicamente activa que aumentou 4,8 por cento face ao segundo trimestre de 2021.

Para o secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores Angolanos – Confederação Sindical (UNTA-CS), José Laurindo, a ligeira descida da taxa de desemprego na população entre os 15 e 24 anos, para 30,2 por cento é satisfatória.

RD-JLaurindo 1

No entanto, José Laurindo, manifestou preocupação com o desemprego que ainda está acima de 50 por cento.

RD-JLaurindo 2

O secretário-geral da UNTA entende que o combate ao desemprego passa pela criação de oportunidades no sector privado da economia.

RD-JLaurindo 3

Secretário-geral da UNTA Confederação Sindical, José Laurindo, e o desemprego no País, que no segundo trimestre teve uma redução de 1,5 porcento, para 30,2 porcento, na população entre os 15 aos 24 anos.

Ponto-Vector

Horas….

Faltam oito dias para as eleições gerais em Angola…….

Estamos em contagem decrescente para a ida às urnas.

…..

Ponto-CNE-Eleições

Duas agentes eleitorais morreram hoje em consequência do capotamento de uma viatura que prestava serviço à Comissão Municipal Eleitoral do Cunhinga, província do Bié.

 

O sinistro, que causou também dois feridos, ocorreu no troço entre a sede municipal e a comuna do Belo Horizonte. As causas do acidente ainda estão por determinar.

A presidente da Comissão Municipal Eleitoral do Cunhinga, Mariana António, traz o relato da ocorrência.

……

RD-MAntónio

…..

No carro seguiam seis pessoas, tendo o motorista e um agente da polícia Nacional saído ilesos.

Dois feridos encontram-se a receber cuidados médicos no Hospital Dr. Walter Strangway, na cidade do Cuito.

O médico Fernando Santos diz que o estado dos pacientes é estável.

…..

RD-FSantos

….

Fernando Santos médico do hospital Walter Strangway, na cidade do Cuito, Bié, onde recebem assistência, duas vítimas do acidente que envolveu uma viatura ao serviço das eleições.

O sinistro causou a morte de duas agentes eleitorais no município do Cunhinga.

…..

Este é o segundo acidente que envolve equipas que estão a distribuir material eleitoral pelo país.

 

No domingo despenhou-se um helicóptero que distribuía material para a comuna do Lovua, município do Alto Zambeze, província do Moxico, sem causar vítimas mortais, entre os 15 ocupantes do aparelho.

 

O helicóptero transportava material eleitoral como mesas, cadeiras, tendas, destruído, por completo.

O porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral-CNE, Lucas Quilundo garante não haver constrangimentos para a reposição do material.

….

RD-LQuilundo 1

….

Quilundo aproveita para esclarecer como vão votar as pessoas com deficiência ou necessidades especiais, com realce para os cegos.

….

RD-LQuilundo 2

….

Porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral-CNE, Lucas Quilundo.

Pessoas com deficiência vão votar com acompanhante no dia 24 de agosto.

E seguimos com a campanha eleitoral que movimenta os partidos que andam pelo país na caça ao voto…..

 

A UNITA, disse hoje que está “segura na sua vitória inapelável” nas eleições, pedindo ao candidato do MPLA que “aceite os resultados eleitorais” e recusando qualquer possibilidade do regresso à guerra no país.

Segundo o diretor-geral da campanha eleitoral do maior partido na oposição, Lukamba Paulo “Gato”, “mais ninguém tem dúvidas que a vitória eleitoral, este ano não poderá escapar a Adalberto Costa Júnior e à UNITA”.

“Neste contexto, uma força eleitoral, como a nossa, que está segura da sua vitória inapelável, não está interessada na criação de um ambiente de desestabilização do país”, frisou.

Lukamba Paulo falava durante uma conferência de imprensa realizada hoje em Luanda pela UNITA….

E em Ndalatando, Cuanza Norte, esteve na caça ao voto o líder e candidato da UNITA

Adalberto Costa Júnior, apresentou hoje o seu manifesto eleitoral aos cidadãos daquela província.

Durante o comício o político disse que a esta altura o balanço estratégico das conquistas dos 20 anos de paz, hoje é a pobreza.

RD-ACJúnior 1

A questão da saúde, também foi um assunto abordado por Costa Júnior, que não entende as razões de não se ter erradicado até agora o paludismo em Angola.


RD-ACJúnior 2

A UNITA acusou ainda o partido que governa, de excluir do processo, cidadãos que residem tanto no exterior, como no interior do país.

O candidato voltou a mencionar aquelas que considera irregularidades no processo eleitoral e pede uma justificação.

RD-ACJúnior 4

Adalberto criticou ainda o discurso que relembra a guerra, numa altura em que se apela a reconciliação nacional.

RD-ACJúnior 6

As movimentações e críticas do candidato da UNITA, em N’Dalatando, Cuanza Norte.

…..

Em campo também estão os vários cabos eleitorais do MPLA pelo país……

O primeiro secretário do MPLA na província do Bié, Pereira Alfredo, apresentou hoje a agenda de governo dos camaradas para os próximos cincos  anos, aos cidadãos no município do Andulo.

Pereira Alfredo se dirigiu aos habitantes do Andulo na língua local, e apelou ao voto no seu partido.

RD-Palfredo 1

Já a secretária comunal do MPLA em Kalussinga, Elisa da Graça, garantiu ao secretário provincial, Pereia Alfredo, que o voto ao candidato dos camaradas naquela região, está garantido.

RD-EdaGraça

Secretária comunal do MPLA em Kalussinga, município do Andulo, província do Bié, Elisa da Graça.

Na Lunda Norte, o primeiro secretário provincial do MPLA, Ernesto Muangala, esteve hoje na rua a mobilizar os eleitores da região do Lucapa.

A Ideia é assegurar o maior número de votos é vencer por cinco a zero os adversários, disse o número um do MPLA naquela província.

RD-EMuangala

O estado-maior da campanha do Partido de Renovação Social-PRS, esteve hoje em Cabinda, onde o seu presidente apresentou o seu manifesto eleitoral aos cidadãos daquela região.

Em entrevista a LAC, Benedito Daniel, fez um balanço positivo da campanha eleitoral até ao momento.

RD-BBaniel 1

O cabeça de lista do partido de renovação social alertou aos concorrentes de que este é o momento de apresentarem propostas de governação aos eleitores e não de dar relevância às críticas.

RD-BDaniel 2

Líder e candidato a presidência da república pelo PRS, Benedito Daniel, e o seu apelo aos concorrentes, numa altura em que faltam 8 dias para o dia 24.

Daqui a pouco voltamos com outras que marcam a actualidade eleitoral…aqui na antena LAC, onde fazemos a festa do voto.

….

Ponto-CNE

Publicidade

…..

Em contagem decrescente para o fim da campanha eleitoral, as províncias continuam a ser a aposta dos partidos concorrentes às eleições de 24 de Agosto.

No Huambo, a busca pelo voto é intensa como nos conta o repórter Justino Leandro.

RD-JLenadro

Repórter Justino Leandro no Huambo…

Do Huambo para Benguela, onde o repórter José Lopes que  traz outras histórias sobre as eleições.

….

RD-JLopes

….

Correspondente LAC José Lopes com eleições em notícias a partir de Benguela.

…..

A seguir o plantão LAC trás o resume do debate de hoje sobre as principais incidências da campanha eleitoral.

RD-Plantão

Plantão LAC que acompanha a campanha eleitoral que culminará com a votação no dia 24 de Agosto.

…..

Ponto-Como Votar

Horas

Vamos agora saber como está o mundo nesta terça-feira

…..

O candidato derrotado nas eleições presidenciais do Quénia, Raila Odinga, prometeu esta terça-feira) recorrer a “todas as opções legais” possíveis para contestar os resultados do escrutínio na semana passada.

 

“Faremos isso tendo em vista as muitas falhas nas eleições”, disse Odinga no seu primeiro discurso após o anúncio dos resultados, na segunda-feira. Para o ex-primeiro-ministro e figura histórica da oposição, os números anunciados pela comissão eleitoral “devem ser anulados pela Justiça” por serem “uma farsa e um flagrante desrespeito pela Constituição”.

 

Entretanto, protestos, por vezes violentos, eclodiram em alguns pontos no Quénia, após o anúncio da vitória nas eleições presidenciais de 09 de agosto do vice-Presidente cessante, Ruto. Líderes africanos já o felicitaram.

 

William Samoei Ruto foi ontem  declarado vencedor das presidenciais de terça-feira, dia 9 de agosto, passada no Quénia, tornando-se no 5.º chefe de Estado do país e sucedendo a Uhuru Kenyatta que, após cumprir dois mandatos, estava impedido de se recandidatar.

….

Pelo menos 32 pessoas morreram e 44 ficaram feridas pelas fortes chuvas que caem no Níger desde junho, que já afetaram mais de 66.000 pessoas, anunciaram as autoridades do país, de clima habitualmente seco.

 

Até 14 de agosto, um total de 32 pessoas morreram, 17 das quais devido ao desabamento das suas casas e as outras 15 por afogamento, segundo os dados dos serviços de Proteção Civil, citados pela agência France-Presse.

A Proteção Civil registou ainda 66.781 pessoas afetadas pelas chuvas e pelo menos 44 feridos.

….

Um estudo publicado pela Organização Mundial de Saúde, aponta para uma esperança de vida “saudável” no continente africano aumentou nove anos entre 2000 e 2019, passando de 47 para 56 anos – em comparação com a média global de 64 anos.

Entretanto, o progresso está longe de ser uniforme, como é o caso da Guiné-Bissau, onde a esperança média de vida é de 58 anos.

“O continente africano fez o maior progresso no mundo nos últimos vinte anos quanto” à esperança de vida “saudável”, indica um estudo da OMS. A explicação para os avanços alcançados tem que ver com um maior acesso aos serviços básicos de saúde. Um aumentou de 24% em 2000 para 46% em 2019, aponta o “Monitoramento da cobertura universal de saúde na região africana” da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O representante da Ucrânia no Vaticano, Andrii Yurash, disse hoje que a Ucrânia convidará o Papa para visitar Bucha, cidade perto de Keiv, para que veja as evidências dos alegados crimes de guerra da Rússia na Ucrânia.

Yurash declarou, numa entrevista à agência de notícias ANSA, que uma visita papal ainda está a ser negociada.

O Governo ucraniano espera que o Papa Francisco viaje até “onde estão as vítimas inocentes, massacradas pelo Exército russo em Bucha, a apenas 15 quilómetros de Kiev, capital da Ucrânia, onde cerca de 1.400 vítimas foram encontradas” mortas, afirmou Andrii Yurash

…..

Ponto

Data de Emissão: 19-08-2022 às 19:00

Relacionados