Hora Informativa, edição de 02 de Agosto de 2022

Líder da UNITA, responde ao secretário do MPLA para os Assuntos Políticos e Eleitorais e confirma temas abordados durante o encontro no mês de Maio.

Adalberto Costa Júnior faz campanha no Bié e vai discursar amanhã no Kuito

Na região leste faz campanha o candidato do MPLA, João Lourenço, orienta amanhã acto de massas na Lunda Norte

Petrolífera Azule Energy quer liderar mercado angolano com uma produção diária de 250 mil barris de petróleo

 

Observadores internacionais às eleições legislativas de 31 de Julho no Senegal dizem que não há indicação de “confisco de votos”, como acusa a oposição.

A visita acontece. Líder do Congresso norte-americano, Nancy Pelosi já está em Taiwan.

China considera atitude “extremamente perigosa e anuncia exercícios navais militares a partir de quinta-feira.

….

Ponto-LAC Informação 2

23 de mínima e 19 de máxima foi a temperatura registada nas últimas horas em Luanda. Marcamos o tempo na notícia.

A edição é de José Silva com montagem de Alexandre Campos e técnica final de Anacleto José. Hora Informativa na LAC é com o António Videira.

…….

Ponto-Forte

…..

Boa noite….Cidadão Contribuinte, Cidadão Eleitor que vai às urnas no dia 24 de agosto. Faltam 22 dias para a Festa do Voto.

…..

Ponto-CNE-Eleições

…..

O Presidente da UNITA e candidato à Presidente da República nas eleições de 24 de agosto, reiterou hoje ter mantido encontro com dirigentes do MPLA para abordar uma eventual transição pós-eleitoral e criticou os adversários por defender ilegalidades e ameaçar com instabilidade para se manter no poder.

Adalberto Costa Júnior, respondeu ao secretário do Bureau Político do MPLA para os Assuntos Políticos e Eleitorais, João de Almeida Martins-Jú Martins, que nesta segunda-feira em conferência de imprensa, acusou o líder da oposição de ser irresponsável.

Costa Júnior escolheu a sua página oficial no Facebook para o efeito, onde acusa o MPLA de “ameaçar com a instabilidade se perder as eleições!”.

“Angola é uma democracia. Pertence aos angolanos. Mas eles não pensam assim! Eu continuarei a dialogar com qualquer pessoa, dirigente ou partido que queira o bem para este país”, escreveu o líder da UNITA.

Adalberto Costa Júnior, esclareceu que o tema da transição que diz ter abordado com o MPLA foi divulgado junto da população, numa acção de campanha em Luanda, porque considera importante que as pessoas estejam a par das iniciativas do seu partido para estabelecer pontes para a transição do poder em Angola.

Ao considerar que “quantos mais encontros, quanto mais diálogos houver, melhor para o país”, o líder da UNITA ainda questionou “então falamos de quê durante três horas e meia?”.

….

E sobre este assunto, secretário-geral da UNITA, Álvaro Chicuamanga, contraria as informações do alto dirigente do MPLA e afirma que o referido encontro resultou de um convite do secretário do Bureau Político do MPLA para os Assuntos Políticos e Eleitorais e não do seu partido.

…….

RD-AChicuamanga,

….

Secretário-geral da UNITA, Álvaro Chicuamanga Daniel.

…..

Recordamos que em conferência de imprensa realizada nesta segunda-feira, o Secretário para os assuntos políticos e eleitorais do MPLA, João de Almeida Martins-Jú Martins desmentiu as afirmações do Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, sobre uma alegada negociação para a transição do poder em 2022, que considera irresponsáveis.

…..

RD-JMartins 1

O alto dirigente do MPLA aponta as principais questões abordadas no encontro informal com o líder da UNITA.

……

RD-JMartins 2

…..

João Almeida Martins Secretário para os assuntos políticos e eleitorais do MPLA.

Dirigente desmente afirmações de Adalberto Costa Júnior, líder da UNITA, sobre alegada negociação para a transição do poder em 2022.

……

E o militante do MPLA e membro do Bureau político do MPLA, Manuel Nunes Júnior, disse que a conferência de imprensa promovida ontem, visou apenas para fazer algum esclarecimento.

Manuel Nunes Júnior, fez este pronunciamento, quando falava hoje num encontro com jornalistas para a apresentação do programa de governação do seu partido para os próximos cinco anos.

RD-MNJúnior 1

De acordo com o membro do Bureau político do MPLA, o seu partido quer eleições pacíficas, tranquilas e sem arruaças.

RD-MNJúnior 2

Manuel Nunes Júnior, membro do bureau político do MPLA, reagindo a conferência de imprensa promovida ontem pelo seu partido, para fazer alguns esclarecimentos a volta do processo eleitoral.

E quem entra neste momento de crispação e acusações entre a UNITA e o MPLA, é CASA-CE.

A coligação apelou hoje as partes envolvidas a resolver este contenda, pois as eleições precisam decorrer num ambiente saudável.

Este desejo casa foi tornado público pelo porta-voz da coligação em Luanda, Hermenegildo Humberto.

E quem também se mostra preocupado com este momento é o Partido de Renovação Social, PRS.

De acordo com o seu porta-voz, Manuel Ribaia, para além de apelar ao voto para o seu candidato, o PRS tem alertado os cidadãos para a necessidade de se pautar pelo civismo neste momento delicado.

RD-MRibaia 1

Manuel Ribai abordou ainda a questão do credenciamento dos delegados de lista, e fez saber que dá parte do PRS, tudo foi feito e que agora é a vez da CNE fazer a sua parte.

RD-MRibaia 2

Porta-voz do Partido de Renovação Social-PRS, Manuel Ribaia.

….

E na campanha, O PRS, depois de dois dias de trabalho no Moxico, onde abriu oficialmente, sábado, a sua campanha, o partido está agora na caça ao voto na província Lunda Sul, com o líder Benedito Manuel, a frente das acções de campanha, com realce para passeatas, mobilização porta-a-porta e um acto de massas.

….

Na região leste e na província da Lunda Norte, chegou hoje o líder e candidato do MPLA, a presidência da República.

 João Lourenço, chegou, esta tarde  à cidade do Dundo, onde vai orientar quarta-feira, um acto político de massas, no quadro da campanha eleitoral.

No Dundo, o politco vai apresentar aos militantes, amigos e simpatizantes do partido as principais realizações dos últimos cinco anos e o Programa de Governação para o período 2022-2027.

E Determinada em percorrer as 18 províncias do país, Florbela Malaquias, centralizou a agenda do Partido Humanista de Angola, esta terça-feira, para o Huambo, onde vai circular por algumas artérias e depois falar para militantes, simpatizantes e indecisos.

Ao cabo de oito dias de campanha, a única mulher candidata a Presidente da República já trabalhou no Cuando Cubango, Bié, Cunene, Cuanza Sul, Huíla, Namibe e Luanda.

….

Os partidos políticos concorrentes às eleições gerais podem até as 23horas e cinquenta e nove minutos de hoje, entregar às comissões municipais, o dispositivo electrónico que contem a inscrição dos delegados de lista.

A prorrogação do prazo de inscrição por três dias, foi deliberada pela CNE em plenário, em resposta à um pedido do Partido Humanista de Angola, conforme revelou à imprensa o porta- voz da Comissão Nacional Eleitoral, Lucas Quilundo.

RD-LQuilundo1

De acordo com a porta-voz da CNE, comissário Lucas Quilundo os participantes na sessão plenária realizada ontem em Luanda rejeitaram um recurso apresentado pela UNITA.

RD-LQuilundo2

Porta- voz da CNE, Lucas Quilundo, em declarações à imprensa sobre as deliberações resultantes da sessão plenária daquele órgão, realizada ontem na capital do país.

Eleições ao rubro, o Huambo o cenário não é diferente, como nos conta a nossa correspondente na província.

RD-Plantão.

Carla Castelo Branco, correspondente LAC na província do Huambo, uma das maiores praças eleitorais do país.

Somos LAC a seguir a dinâmica da campanha, com promessas e acusações….Assim é a Festa do Voto

Ponto

Setenta e duas pessoas morreram, na sequência dos duzentos e noventa acidentes de viação registados nos últimos sete dias no país.

Os dados foram revelados a LAC pelo, Inspector-chefe e especialista da Direcção de Comunicação Institucional Imprensa da Polícia Nacional de Angola, Venâncio Vicente.

RD-VVicente-1

Inspector-chefe avançou também que mais de três mil cidadãos foram detidos por contrabando de combustível, e mais de mil estrangeiros estão à contas com a justiça, por tentativa de entrada e saída clandestina do país.

RD- VVicente-2

Inspector-chefe e especialista da Direcção de Comunicação Institucional Imprensa da Polícia Nacional de Angola, Venâncio Vicente

Ponto-LAC Informação 1

A Azule Energy vai atingir, nos próximos cinco anos, uma produção de 250 mil barris de petróleo/dia, superando os actuais níveis de exploração, que se situam em 200 mil barris/dia, anunciou, esta em Luanda, o director-geral da companhia.

Adriano Mongini discursava nesta segunda-feira, na cerimónia de lançamento oficial da Azule Energy, que surgiu da junção entre a BP e ENI a 11 de Março deste ano, através da assinatura de um acordo de constituição de uma nova empresa de exploração e produção de petróleo em Angola.

Na ocasião, referiu que a combinação dos níveis de produção a serem alcançados, nos próximos cincos anos, vão tornar a nova petrolífera num dos maiores protagonistas-chaves para o sector do gás natural no país.

De acordo com Adriano Mongini, a Azule Energy vai assumir-se também como a operadora do Novo Consórcio de Gás e accionista do Angola LNG, bem como a empresa responsável pela quota da ENI na Solenova, uma companhia de energias renováveis, em parceria com a Sonangol.

E novo secretário-geral da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Haitham Al Ghais, anunciou que dentro de dois ou três meses, pretende efectuar uma visita a Luanda para agradecer ao Governo e ao Presidente João Lourenço pelo apoio à sua eleição, e da importância do país nas decisões da organização, noticiou jornal de Angola.

No primeiro dia do início de funções em Viena, na Áustria, Haitham Al-Ghais disse que Angola e África, no seu todo, são parceiros importantes e que a OPEP vai continuar a privilegiar as decisões em grupo para melhor conduzir o mercado.

Quanto aos desafios concretos para Angola, promete abordá-los com mais precisão na visita a Luanda, que aguarda apenas por formalização junto do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.

Ponto-Vector

Horas…..

Daqui a pouco

..

A visita de Nancy Pelosi à Taiwan e a resposta da China, que avisou aos Estados Unidos que não era uma atitude sensata

….

Para seguir a notícia no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais.

….

Ponto-LAC Internet

Publicidade

….

A não implementação de compromissos Nacionais, que visam o empoderamento Económico da Jovem Mulher, assim como o combate a todas as formas de Violência no género, preocupam a presidente da Associação de Jovens Mulheres Empoderadas.

A organização manteve nesta segunda-feira um encontro de trabalho com a Secretaria de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania.

Outros dados com o jornalista, Manuel Augusto.

….

RD-M Augusto

….

Jornalista LAC, Manuel Augusto.

Associação de Jovens Mulheres Empoderadas de Angola mostra-se preocupada com a não implementação de compromissos Nacionais, que visam o empoderamento Económico da Jovem Mulher e o combate a todas as formas de Violência no género.

No quadro do projecto de apoio às pessoas com doenças crônicas, o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, concedeu nesta terça-feira a entrega de apoio social à Leprosaria da Funda.

Numa parceria com o Ministério da Saúde, o apoio visou contribuir para a melhoria do bem estar das famílias e permanência nos serviços de saúde das pessoas com doenças crónicas.

RD-FCabral

….

Directora Nacional da Acção Social, Fátima Cabral.

O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, concedeu nesta terça-feira a entrega de apoio social à Leprosaria da Funda.

A referida parceria consiste em conceder apoio regular trimestralmente com bens alimentares e meios de locomoção, aos Centros de acolhimento de pessoas com doenças crónicas.

Lembrar que na leprosaria da funda vivem actualmente 33 pessoas com lepra, que são beneficiárias das políticas do Sector.

…..

Ponto-A Notícia e a Verdade

Data de Emissão: 02-08-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados