Episódio# 7 - "África Insubmissa"

África Insubmissa- Cristianismo, poder e Estado na sociedade pós-colonial foi escrito pelo cientista político, filósofo e intelectual camaronês Achille Mbembe, Doutor em História pela Universidade de Sorbonne e diplomado em Ciência Política pelo Institut d’études Politiques.

O autor possui como principais tópicos de pesquisa a História africana, os estudos pós-coloniais e as políticas sociais conferindo o esteio de uma nova abordagem epistemológica sobre África.

 É este também o olhar do Presidente de Cabo-Verde, José Maria Neves,  que em declarações exclusivas para essa coluna, no quadro do podcast com o mesmo nome, participou de uma reflexão sobre o continente africano, nos nossos dias, muito marcados já por um olhar pós-pandemia e porque não também dos efeitos da guerra na Europa.

José Maria Neves não tem dúvidas: África tem de  se transformar num actor internacional relevante, mas mesmo que dependa de um árduo trabalho de casa a ser feito. Como quem diz, impõe-se melhorias ao nível da governação com a adopção de instituições e políticas económicas inclusivas.

A nossa conversa no podcast tem outros, neste caso particular, outras participações. Falo da jornalista Augusta Conchiglia e da socióloga Sheila Khan, qualquer uma delas com um olhar muito particular sobre as sociedades pós-coloniais, evitando um olhar manietado pelo dualismo do afropessimismo e do afro-optimismo. Sheila Khan traz-nos uma ferramenta muito útil para esse efeito: vigilância realista.

E a realidade do continente africano continua a ser marcado por substanciais desafios no plano social, político, económico e até cultural.

Claramente, há um factor de comum preocupação que tem a ver com a dimensão humana, mais do que o olhar do reservatório de recursos como tentam agora nos impor nestes tempos em que nos tornam como alternativa de recursos. Se a dimensão de recursos deve atender à necessidade de acrescentar valor, aumentar a produção e criar auto suficiência, a dimensão humana vive ainda embrenhada em enormes desafios. Desde  logo, uma nova esperança, não utópica mas fundada no real para evitar os fluxos de migração tão assustadores e perturbadores pelo vazio social e económico que geram no continente. É uma esperança para que os jovens possam participar de forma igualmente decisiva como aconteceu com os nossos pais no passado da Luta de Libertação Nacional.

É a nossa África Insubmissa na nova ordem mundial, mas igualmente atenta às sinergias e complementaridade tão necessárias entre os diferentes países. É a nossa África Insubmissa que deve saber  tirar o máximo proveito dos seus talentos. É a nossa África insubmissa que consiga realizar e fazer acontecer o que fica bonito em papéis como a Agenda África 2063.

Tendo a lanterna, precisamos de acender a luz e caminhar, saindo das trevas e do abismo.

Em conversa com os convidados;

Sheila Khan-Socióloga, docente e Investigadora Moçambicana

Augusta Conchiglia-Jornalista e Fotógrafa Italiana

José Maria Neves-Presidente de Cabo Verde

PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados