Edição de 5 de Abril de 2022
 

MPLA lança pré-campanha com vista as eleições de Agosto. Presidente do partido reconhece dificuldade de governação.

Apenas dois dos oito blocos petrolíferos das bacias marítimas do Congo e Baixo Kwanza receberam propostas para operação.

Benfica-Liverpool e Manchester City-Atlético de Madrid, jogam hoje para os quartos-de-final da Liga dos campeões.

África Ocidental enfrenta catástrofe alimentar com 38 milhões com fome.

Terça-feira 05 de Abril. O Faustino Diogo edita as notícias, com técnica de Miguel Correia e Emanuel Catilina. Apresenta o Sílvio de Abreu.

Boa tarde,

O líder do partido no poder em Angola, João Lourenço admitiu hoje em Ongiva que o seu mandato como presidente da República não foi fácil, devido as contingências da Covid 19, mas realçou que mesmo assim, em cerca de dois anos, foi possível realizar projectos que correspondem às necessidades do povo e do país.

João Lourenço discursava em Ongiva, durante o acto de massas que marcou a abertura da pré-campanha eleitoral do MPLA.

Reiterou na altura que o combate a corrupção vai continuar, e disse mesmo que durante a sua governação foram dados passsos significativos neste domínio, mas que são necessários resultados ainda melhores.

Disse que o ambiente de negócios melhorou, que é necessária a criação de empregos, e ainda ressaltou que organismos internacionais reconhecem melhorias na nossa economia.

O líder do partido maioritário em Angola, mostrou-se convicto da vitória nas eleições gerais agendadas para Agosto próximo.

Presidente do MPLA, João Lourenço hoje de manha em Ongiva, Cunene, durante o comício que marcou a abertura da pré campanha do seu partido.

Apenas três propostas foram feitas para os oito blocos petrolíferos disponíveis para licitação nas bacias marítimas do Congo e Baixo Kwanza.

As empresas ENI e Equinor, apresentaram propostas para juntas operarem o bloco 31/21 e a Total Energies para o Bloco 16/21.

De acordo com o director de negociações da Agencia Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, apesar do baixo interesse, o processo garante a presença destas empresas no mercado angolano por mais quarenta anos.

Hermenegildo Buila, adianta que os seis blocos que não receberam qualquer proposta, continuarão disponíveis a eventuais interessados, mas em formato diferente.

O também presidente da mesa de júri, do processo de alienações, assegura que os blocos em questão têm potencial de produção comprovado.

Director de negociações da Agencia Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Hermenegildo Buila.

Só dois dos oito blocos petrolíferos das bacias marítimas do Congo e Baixo Kwanza receberam propostas para operação.

Total, Eni e Equinor foram as multinacionais que participaram da licitação.

O julgamento do enteado acusado de matar o padrasto para se apropriar de 500 mil dólares prossegue em Luanda.

Hoje é dia de audição de testemunhas.

Repórter Fortunato Cabina.

Repórter Fortunado Cabina.

Julgamento do enteado acusado de matar o padrasto para se apropriar de 500 mil dólares prossegue em Luanda.

Francisco Deolindo Da Rosa, “Comandante Facho”, nacionalista e combatente do Cuito Cuanavale, foi o convidado de José Rodrigues, hoje no Café da Manhã.

Entre os vários assuntos abordados ao longo do programa, o “Comandante” falou da estrutura de comando no Cuito.

O Comandante disse também que apesar de ficar vários anos no Cuito, não testemunhou a batalha de 23 de Março de 1988.

Francisco Deolindo Da Rosa, “Comandante Facho”, que hoje esteve a tomar o Café da Manhã com José Rodrigues.

Dados da Comissão Executiva de Desminagem avançam que de Dezembro de 2005 à Fevereiro de 2022, às acções de verificação e desminagem permitiram a detecção, remoção e destruição de 454.180 minas anti-pessoal, 26.935 minas Anti-tanque, 6.114.843 engenhos explosivos não detonados, 59.853 munições de diversos calibres, recolhidos 15.819.807 metais diversos.

No entanto, o Director-geral adjunto do Instituto Nacional de Desminagem, Loneque Diu, disse que apesar dos esforços o instituto Nacional de desminagem registou no ano passado 41 acidentes com 97 vítimas, 68 ficaram feridas e 26 perderam a vida.

Loneque Diu disse também que o processo de desminagem tem contado com o apoio de algumas instituições.

Director-geral adjunto do Instituto Nacional de Desminagem, Loneque Diu.

Do desporto

O Benfica recebe esta noite o Liverpool para a primeira mão dos quartos-de-final da liga dos campeões europeus.

A equipa de Lisboa, que está a terceira posição do Liga portuguesa, recebe o segundo classificado no campeonato inglês a partir das 22, no estádio da luz.

Para o comentador José Cunha, a equipa inglesa é favorita no jogo desta noite.

Comentador José Cunha e o jogo de hoje entre o Benfica-Liverpool para a primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões Europeus, a partir das 20 horas.

A mesma hora, na Inglaterra, o líder do campeonato inglês, Manchester City, recebe o Atlético de Madrid, que no entender de José Cunha está em desvantagem face aos ingleses.

Comentador José Cunha e os jogos de hoje da primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões Europeus, entre o Benfica-Liverpool e Manchester City – Altético de Madrid

Na política internacional,

Onze Organizações Não-Governamentais (ONG) alertaram hoje para a catástrofe alimentar que se avizinha na África Ocidental, com 27 milhões de pessoas a passar fome, a que se poderão juntar mais 11 milhões nos próximos três meses.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, pediu ao homólogo chinês, Wang Yi, que Pequim continue a desempenhar um papel importante na obtenção de um cessar-fogo com a Rússia, noticiou hoje a imprensa estatal chinesa.

Bruxelas pediu a Pequim que abandonasse a sua “equidistância” perante a guerra na Ucrânia e que usasse a sua influência sobre a Rússia para impedir a agressão.

O antigo líder de uma milícia envolvida no conflito no Darfur, há quase 20 anos, declarou-se hoje inocente de crimes de guerra e de crimes contra a humanidade na abertura do seu julgamento no Tribunal Penal Internacional.

Também conhecido pelo seu nome de guerra Ali Kosheib, o arguido é acusado de 31 crimes de guerra e contra a humanidade, cometidos em 2003 e 2004 no Darfur.

 

 

Data de Emissão: 05-04-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados