Edição de 31 de Março de 2022
Executivo anuncia financiamento para habitação. Imobiliários entendem que não vai beneficiar quem precisa.
Enchentes, correrias, marcam o último dia de actualização do registo eleitoral.
Estados Unidos admitem libertar 180 milhões de barris de petróleo da reserva estratégica. Brent cai 4 porcento, para 109 dólares
Irão critica sanções norte-americanas contra o seu programa de mísseis.
…
Quinta-feira 31, último dia do mês de Março. O Faustino Diogo edita as notícias, com técnica de Galassio Santana e Emanuel Catilina. Apresenta a Cristina Miranda.
…
Boa tarde,
Voltamos a falar do registo eleitoral,
Filas, correrias e reclamações marcam o último dia do processo de actualização do registo leitoral iniciado no ano passado.
Nos vários Buaps onde esteve a nossa reportagem a situação é semelhante e difere pouco, apesar dos postos que estão na zanas mais periféricas da Capital, as enchentes serem maiores.
…
Cidadãos que aguardaram o último dia para actualizar os seus dados leitorais.
Apesar das reclamações, que responsáveis dos Buaps onde a LAC esteve, rangel e Sambizanga, garantem que o processo está a decorrer com normalidade.
…
Responsáveis de Buaps e o último dia do processo de actualização do registo eleitoral.
…
O governo vai disponibilizar 858 mil milhões de kwanzas para crédito à habitação. A verba, a ser cedida no âmbito de um fundo direccionado ao crédito à habitação, tem o propósito de incentivar à aquisição de casa própria recorrendo ao crédito bancário.
Segundo o governador do BNA, José de Lima Massano, que falava ontem no final da reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros, os bancos comerciais podem atribuir até 100 milhões de kwanzas.
…
José Massano explicou também que os promotores imobiliários também podem concorrer ao crédito para a construção de habitações. Embora aqui a taxa de juros é mais alta.
…
Governador do BNA, José de Lima Massano e a disponibilização de 858 mil milhões de kwanzas para concessão de crédito habitacional.
Uma boa iniciativa, segundo Cleber Corrêa, da Associação dos Profissionais Imobiliários de Angola, mas que apenas beneficiar uma pequena franja da sociedade devido as condições do crédito.
…
Cleber Corrêa, da Associação dos Profissionais Imobiliários de Angola e a disponibilização de 858 mil milhões de Kwanza para financiar o crédito habitação.
…
A nível da produção também foi anunciado mais crédito para dinamizar a produção nacional.
De acordo com o ministro da economia e planeamento, Mário Caetano João, o Projecto de Apoio ao Crédito (PAC), foi restruturado e vai receber mais 41 mil milhões de Kwanzas.
…
Ministro da economia e planeamento, Mário Caetano João e o reforço do PAC em 41 mil milhões de kwanzas.
No entanto, o presidente da Associação Industrial de Angola (AIA), José Severino, defende que a questão está em saber se a banca vai ter comportamento diferente ao que está a ter desde a altura da criação do PAC.
…
José Severino disse ainda que o financiamento deve também priorizar a produção de matéria-prima nacional.
Presidente da AIA, José Severino.
…
Os preços do petróleo estão sob pressão significativa esta quinta-feira. A matéria-prima reage em forte baixa à notícia de que os Estados Unidos estarão a ponderar a libertação de até 180 milhões de barris da sua reserva estratégica, numa tentativa de forçar a descida dos preços do ouro negro e, consequentemente, dos combustíveis.
A confirmar-se, seria a maior libertação de reservas de petróleo de sempre do país e surgiria numa altura em que a cotação do crude se tem mantido acima dos 110 dólares o barril. Esta quinta-feira de manhã, o barril chegou a desvalorizar mais de 5% nos mercados internacionais.
Além disso, também a expectativa em torno da reunião da OPEP e aliados está no centro das atenções esta quinta-feira.
Jornalista Pedro Fernandes
…
A ministra da saúde defende que a longo prazo, Angola tenha um sistema mais acessível, com maior qualidade e capaz de responder a principais doenças que assolam o país.
Sílvia Lutucuta, falava esta manhã durante a abertura da Semana Nacional da Humanização em Saúde, onde disse que a expansão dos serviços a áreas de difícil acesso e aos grupos vulneráveis é fundamental.
…
A responsável, reiterou que os serviços estão a ser modernizados para melhor responder a demanda dos cidadãos, e tornar o sistema de saúde mais coeso.
…
O País conta há quatro anos com um gabinete especializado em ética e humanização em saúde, diante do facto de que um levantamento efectuado as unidades sanitárias de todo o país, apontou carências nestes domínios.
…
Ministra da Saude, Silvia Lutucuta, esta manhã durante a abertura da Semana Nacional da Humanização em Saúde.
…
E o Governo anunciou que vai suspender os salários dos médicos grevistas, porque “cumpriu com os pontos do caderno reivindicativo” e não vai cruzar os braços porque “meia dúzia de médicos” entendeu paralisar há quase duas semanas.
“Não vai se processar os salários das pessoas que estiverem em greve, porque já houve bastante tolerância do Governo, vamos preparar outras forças (recursos humanos) e aí onde estiver em falta vamos encaixar, porque é a vida do cidadão que está a ser posta em causa”, afirmou a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social angolana, Teresa Dias.
…
Fora de portas,
O governo do Irão criticou hoje as novas sanções norte-americanas contra o seu programa de mísseis balísticos e afirmou que estas mostram o “mal” dos Estados Unidos em relação ao povo iraniano.
“Este movimento é outro sinal da maldade do governo dos Estados Unidos contra o povo iraniano”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irão, em comunicado.
O diplomata acrescentou que é a “continuação da política fracassada de pressão máxima” contra o seu país e uma violação do acordo nuclear de 2015.
…
Separatistas pró-russos da região ucraniana de Donbass disseram hoje que controlam quase todo o território da autoproclamada república de Lugansk e mais de metade do de Donetsk, uma das prioridades militares das forças que invadiram a Ucrânia.
“A 31 de Março de 2022 de manhã, mais de 90 porcento do território da República Popular de Lugansk foi libertado”, disseram hoje representantes do território cuja “independência” foi reconhecida pela Rússia dias antes da invasão militar.
…
Pelo menos oito pessoas morreram afogadas num rio na zona ocidental da Nigéria na quarta-feira, enquanto tentavam fugir dos ataques armados, disse hoje uma fonte governamental envolvida nas operações de salvamento.
Os ataques ocorreram nas cidades de Guni e Kurgaku, ambas localizadas no estado ocidental do Níger, disse a porta-voz do governador local, May Noel-Berje.
“Ambos os ataques, que parecem ter acontecido ao mesmo tempo, forçaram as pessoas a fugir para um barco sobrelotado que se virou e todos os passageiros a bordo morreram porque ninguém foi resgatado vivo”, disse Noel-Berje, sem confirmar o número de mortos.